Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16661
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diante da câmera: as performances do manifestante brasileiro a partir do documentário “O Muro”
Título(s) alternativo(s): In front of the camera: the performances of the Brazilian protester as from the documentary “O Muro”
Autor: Viegas, Juliana Chaves 
Primeiro orientador: Matheus, Letícia Cantarela
Primeiro membro da banca: Silva, Patricia Rebello da
Segundo membro da banca: Araujo, Juliana Gagliardi de
Resumo: A partir de 2015, a forma como o brasileiro passou a comparecer às ruas para manifestações políticas mudou. No período, houve a ascensão de um novo protagonismo performático, que resgatava e ressignificava símbolos nacionais, sendo realizado principalmente pela nova direita do país. Nesta pesquisa utilizamos o documentário O Muro (2017), de Lula Buarque de Hollanda, como ocasião privilegiada para análise da construção performática do manifestante brasileiro, em especial dos que foram às ruas em 2016 contra e a favor do golpe. Partindo da hipótese que o manifestante performa e utiliza como recurso os símbolos que leva consigo, obtendo seu repertório oriundo de manifestações passadas registradas e divulgadas nos meios de comunicação, fazemos a seguinte pergunta: a partir de qual repertório performático político esta nova cena de protestos no Brasil foi formada? Com essas observações reunidas, este trabalho apresenta como ocorreu essa construção de repertório do manifestante brasileiro, utilizando como fonte material o audiovisual. Para tanto, empregou-se como metodologia a semantização progressiva de Bernardet (2003) e os verbetes do Dicionário de Símbolos (2019) de Chevalier e Gheerbrant, bem como textos de autores clássicos da performance e antropologia, com o corpus composto por imagens selecionadas do documentário. Dentro dessa perspectiva da simbólica do protesto e dos objetos e adereços que os manifestantes portam para performar, com símbolos como bandeiras, camisetas e suas cores, destacamos os discursos presentes no filme, a videoperformance proposta pelo roteiro e a simbologia nas imagens dos manifestantes, levando em consideração o contexto político e a época que a produção cinematográfica foi realizada. A construção visual dos manifestantes e as narrativas criadas a partir dela foram privilegiadas, levando em consideração a manifestação como campo para a criação de rituais, a contribuição midiática para a produção de imaginários e o etnocinema documental político colocado em contraponto.
Abstract: Since 2015, the way in which Brazilians began to attend the streets for political demonstrations changed. During this period, a new performative protagonism arised, which rescued and gave new meaning to national symbols, being carried out mainly by the country's new right. In this research, we have used the documentary O Muro (2017), directed by Lula Buarque de Hollanda, as a privileged occasion to analyze the performative construction of the Brazilian demonstrator, especially those who took the streets in 2016 against and in favor of the coup. Based on the hypothesis that the protester performs and uses as a resource the symbols it carries along with, obtaining a repertoire from past manifestations recorded and disseminated in the mass media, we ask the following question: from which political performative repertoire this new scene of protests in Brazil was composed? With these observations having made, this study presents how this construction of the Brazilian demonstrator's repertoire occurred, using the audiovisual as a material source. For this purpose, the progressive semanticization of Bernardet (2003) and the entries in the Dictionary of Symbols (2019) by Chevalier and Gheerbrant were used as a methodology, as well as texts by classical authors of performance and anthropology, with the corpus composed of selected images from the documentary.Within this perspective of the protest's symbolic and the objects and adornment that protesters carry to perform, with symbols such as flags, t-shirts and their colors, we highlight the speeches present in the film, a video performance proposed by the screenplay and the symbology in the protesters' images, taking into account the political context and the time that the cinematographic production was carried out. The visual construction of the demonstrators and the narratives created from it were privileged, understanding the demonstration as a field for the creation of rituals, the media contribution to the production of imaginaries and the political documentary ethnocinema placed in counterpoint.
Palavras-chave: Performance
Protester
Symbol repertoire
Political documentary
Performance
Manifestante
Repertório simbólico
Documentário político
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: VIEGAS, Juliana Chaves. Diante da câmera: as performances do manifestante brasileiro a partir do documentário “O Muro”. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16661
Data de defesa: 10-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Chaves Viegas - 2021 - Completa.pdf7,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons