Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16662
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Enjoei da pandemia”: uma análise do consumo de segunda mão durante o distanciamento social
Título(s) alternativo(s): “Enjoei of pandemic: an analysis of second-hand consumption during social distancing
Autor: Mello, Ana Clara Camardella 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Barros, Carla Fernanda Pereira
Segundo membro da banca: Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Resumo: O nosso trabalho tem como objetivo analisar os hábitos de consumo de segunda mão durante o período de distanciamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, a partir do estudo de caso da plataforma “Enjoei”. Sendo assim, realizamos uma observação assistemática do funcionamento do site e do comportamento dos usuários nesse ambiente durante os meses de maior adesão ao distanciamento social (março a junho de 2020). Vale destacar que, metodologicamente, consideramos a pesquisa de caráter qualitativo-exploratório, pois nos dedicamos a obter dados iniciais acerca das motivações dos consumidores ligadas ao fenômeno do consumo de segunda mão e de como esse modelo de consumo se remodelou a partir do contexto social vivido: a pandemia da Covid-19. Além da observação assistemática, realizamos análises dos discursos utilizados no site e entrevistas com usuários do “Enjoei”. Como contribuições da pesquisa, desenvolvemos um quadro ilustrativo das motivações ligadas ao consumo de segunda mão tanto no ambiente on-line como no ambiente físico. Por fim, gostaríamos de destacar que todo o desenvolvimento do trabalho foi amparado por referencial teórico ligado às temáticas de Consumo, Moda, Cultura Material e Mercado de Segunda Mão a partir de autores como McCracken, Douglas e Isherwood, Simmel, Freitas, Miller, Roux e Korchia entre outros.
Abstract: Our research aims to analyze second-hand consumption habits during the period of social distancing, caused by the Covid-19 pandemic, based on the case study of the “Enjoei” platform. Therefore, we carried out an unsystematic observation of the functioning of the website and the users behavior in this environment during the months of greatest adherence to social distancing (March to June 2020). It is worth noting that, methodologically, we consider the research to be qualitative-exploratory in nature, as we are dedicated to obtaining initial data on consumer motivations linked to the phenomenon of second-hand consumption and how this consumption model was remodeled based on the lived social context: the Covid-19 pandemic. In addition to the unsystematic observation, we carried out analyzes of the speeches used on the website and interviews with “Enjoei” users. As research contributions, we developed an illustrative picture of the motivations linked to second-hand consumption both online and in the physical environment. Finally, we would like to emphasize that the entire development of the work was supported by a theoretical framework linked to the themes of Consumption, Fashion, Material Culture and Second-hand Market from authors such as McCracken, Douglas and Isherwood, Simmel, Freitas, Miller, Roux and Korchia among others
Palavras-chave: Consumption
Fashion
Second-hand consumption
Covid-19 Pandemic
Consumo
Moda
Consumo de segunda mão
Pandemia Covid-19
Enjoei
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MELLO, Ana Clara Camardella. “Enjoei da pandemia”: uma análise do consumo de segunda mão durante o distanciamento social. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16662
Data de defesa: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Clara Camardella Mello - 2021 - Completa.pdf3,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons