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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Quem manda na escola pública?” Os projetos educacionais em disputa no município de Nova Iguaçu - RJ entre 1964 e 1988
Título(s) alternativo(s): “ Who rules the public school ?” The educational projects in dispute in the municipality of Nova Iguaçu - RJ between 1964 and 1988
Autor: Lobo, Lidiane Barros 
Primeiro orientador: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Primeiro membro da banca: Alves, José Cláudio Souza
Segundo membro da banca: Leonardi, Paula
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar as políticas públicas no campo da educação brasileira e seus impactos no cenário educacional no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, a partir de dois marcos da história política recente do país: a instauração da ditadura civil-militar, com o golpe de 1964, até o ano de 1988, quando um novo ordenamento jurídico – a Constituição Federal de 1988 - é instituído no Brasil. Desta forma, utilizando a perspectiva materialista histórico-dialética, investigaremos a materialidade das ações implementadas, a partir dos programas educacionais, legislações e concepções pedagógicas que se estabeleceram no município a partir de então. Para alcançar a proposta de trabalho no primeiro capítulo abordaremos o cenário político e educacional da ditadura civil-militar e a ideologia desse regime. O capítulo dois tem por objetivo apresentar o impacto das ações em nível federal no campo da educação municipal, identificando como as movimentações e as reconfigurações políticas utilizaram a educação como espaço estratégico para consolidação de uma ideologia. O terceiro e último capítulo aborda os últimos anos do regime e o processo de abertura política, sinalizando modificações na conjuntura com o aparecimento dos movimentos populares como forças sociais de oposição.
Abstract: This research intends to analyze public policies in the field of Brazilian education and their impacts on the educational scenario in the municipality of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, based on two milestones of the country's recent political history: the establishment of the civil-military dictatorship, with the coup from 1964, until 1988, when a new legal order -the 1988 Federal Constitution -was instituted in Brazil. In this way, using the historical-dialectical materialist perspective, we will investigate the materiality of the implemented actions, based on the educational programs, legislation and pedagogical concepts that have been established in the municipality since then. To achieve the work proposal in the first chapter, we will approach the political and educational scenario of the civil-military dictatorship and the ideology of this regime. Chapter two aims to present the impact of actions at the federal level in the field of municipal education, identifying how political movements and reconfigurations used education as a strategic space for consolidating an ideology. The third and last chapter deals with the last years of the regime and the process of political opening, signaling changes in the conjuncture with the appearance of popular movements as opposing social forces.
Palavras-chave: Education
Educational policies
Nova Iguaçu
Educação
Políticas educacionais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LOBO, Lidiane Barros. “Quem manda na escola pública?” Os projetos educacionais em disputa no município de Nova Iguaçu - RJ entre 1964 e 1988. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16665
Data de defesa: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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