Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16667
Tipo do documento: Tese
Título: Usos de vocativos em relações interpessoais: contribuições para o ensino de Português do Brasil Língua Não Materna
Título(s) alternativo(s): Usos de los vocativos en las relaciones interpersonales: contribuciones a la enseñanza del portugués brasileño idioma no nativo
Uses of the vocative case in interpersonal relationships: contributions to the teaching of Portuguese as a second language
Autor: Santos, Lays Fernandes dos 
Primeiro orientador: Ribeiro, Alexandre do Amaral
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Meyer, Rosa Marina de Brito
Quarto membro da banca: Rebello, Adriana Leite do Prado
Resumo: A presente pesquisa dedica-se ao estudo de vocativo, elemento linguístico de grande relevância em interações dialógicas cotidianas do brasileiro, estando presente em distintos níveis de formalidade. Um aprendiz estrangeiro pode encontrar dificuldades de recepção e de produção de usos de vocativos em português do Brasil, visto que pode, equivocadamente, basear-se em sua cultura de origem e no léxico de sua língua materna para escolhê-lo e, assim, estar sujeito a cometer enganos que podem prejudicar sua comunicação. Este trabalho possui como principal objetivo descrever usos de vocativos na fala informal cotidiana representativa do português brasileiro, mais especificamente do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de colaborar com descrições que atendam às necessidades peculiares do ensino de Português Língua Não Materna (PLNM). Tem-se como objetivos específicos desta pesquisa: 1- Investigar critérios culturais que influenciam nas escolhas de vocativos; 2- Categorizar vocativos orais informais a partir de diferentes contextos situacionais; 3- Sugerir estratégias pedagógicas aplicáveis ao ensino de PLNM que busquem desenvolver a competência comunicativa e intercultural do aluno. A fim de levantar e discutir a atual conjuntura das contribuições teóricas a respeito do vocativo, buscou-se, inicialmente, elaborar um panorama das distintas abordagens acerca da descrição do vocativo em gramáticas de PLM e PLNM ao longo do tempo, assim como em recentes pesquisas acadêmicas brasileiras que se dedicaram a seu estudo. Em seguida, entendendo que a comunicação intercultural é influenciada por diferenças culturais, já que cada falante tende a perceber o mundo a partir de sua própria cultura, e partindo da premissa de que os usos de vocativos são realizados por influências dos contextos situacionais e culturais, foram abordados alguns conceitos antropológicos a respeito de Cultura e de Interculturalismo (ALMEIDA, 2015; BENNETT, 1998, 2011; DAMATTA, 1986, 1991, 1993; LEWIS, 2003; MEYER, 2016; PETERSON, 2004), da abordagem funcionalista da linguagem (NEVES, 1994, 2001, 2011), da Teoria dos Atos de Fala (AUSTIN, 1962; SEARLE 2002) e do Ensino de Português Língua Não Materna (ALMEIDA FILHO, 2012; ALMEIDA FILHO; LOMBELLO, 1997; MEYER, 1998, 2003; PERINI, 1997). Foi adotada uma concepção qualitativa de pesquisa com abordagem descritiva dos vocativos levantados em oito vídeos do canal “Porta dos Fundos” à luz do arcabouço teórico acima citado. Os resultados desta pesquisa apontam para o uso de vocativos como elementos linguísticos multifuncionais colaboradores dos atos de fala nos quais estão inseridos; para a possibilidade de o enunciador indicar ao enunciatário o espaço simbólico no qual intenciona estabelecer a interação comunicativa por meio de suas escolhas de vocativos; para maior incidência de vocativos em posição final do ato de fala e para o uso de interjeição como um elemento que também se presta a exercer tal função
Abstract: This research aims the study of the vocative case that is a linguistic element of great relevance in daily dialogic interactions among Brazilians, being used at different levels of formality. A foreign learner may face some difficulties in understanding or producing the vocative case in Brazilian Portuguese, since it can be mistakenly based on his or her culture of origin, as well as the lexicon of his or her own mother tongue, and thus to be susceptible to mistakes that can affect his or her communication. The main objective of this research is to investigate the Brazilians representative uses of the vocatives in their informal daily speech, more specifically the variant spoken in the state of Rio de Janeiro, in order to collaborate with the descriptions that meet the peculiar needs of teaching Portuguese as second language (PSL). The specific objectives of this research are: 1- To investigate the cultural criteria influencing the vocatives choices; 2- To categorize informal oral words from different situational contexts; 3- To suggest pedagogical strategies applicable to the teaching of PSL that seeks the development of the communicative and intercultural competence of the student. In order to raise and discuss the current conjuncture of theoretical contributions regarding the vocative case, we initially sought to elaborate an overview of the different approaches about the description of the vocative case in PNL and PSL grammars over time, as well as in recent Brazilian academic researches that have been dedicated to their study. Then, understanding that intercultural communication is influenced by cultural differences, since each speaker tends to perceive the world from his own, and assuming that the uses of vocatives are performed by cultural contexts and situational influences, some anthropological concepts regarding Culture and Interculturalism were addressed (ALMEIDA, 2015; BENNETT, 1998, 2011; DAMATTA, 1986, 1991, 1993; LEWIS, 2003; MEYER, 2016; PETERSON, 2004), the functionalist approach to language (NEVES, 1994, 2001, 2011), the Theory of Speech Acts (AUSTIN, 1962; SEARLE 2002) and the Teaching of Portuguese as a Second Language (ALMEIDA FILHO, 2012; ALMEIDA FILHO; LOMBELLO, 1997; MEYER, 1998, 2003; PERINI, 1997). In the light of the theoretical framework mentioned above, a qualitative conception of research with a descriptive approach of the vocatives raised through eight videos of the YouTube channel "Porta dos Fundos" was adopted. The results of this research point to the use of vocatives as multifunctional linguistic elements that collaborate to the speech in which they are inserted; to the possibility of the announcer to indicate to the interlocutor the symbolic space in which he or she intends to establish communicative interaction through his or choices of words; to a higher incidence of vocatives in the final position, and for the use of the interjection as a element that also lends itself to performing such function
Esta investigación está dedicada al estudio del vocativo, un elemento lingüístico de gran relevancia en las interacciones dialógicas diarias en Brasil, presente en diferentes niveles de formalidad. Un estudiante extranjero puede encontrar dificultades para recibir y producir usos vocacionales en portugués brasileño, ya que puede confiar erróneamente en su cultura nativa y en el léxico de su lengua materna para elegirlo y así ser sujeto a cometer errores que puedan dificultar su comunicación. El objetivo principal de esto trabajo es investigar los usos informales de los vocativos en el discurso informal diario representativo del brasileño, específicamente en el estado de Río de Janeiro, para colaborar con descripciones que satisfagan las necesidades particulares de la enseñanza del portugués como lengua no nativa (PLNM). Los objetivos específicos de esta investigación son: 1- Investigar criterios culturales que influyen en las elecciones de los vocativos; 2- Categorizar los vocativos orales informales de diferentes contextos situacionales; 3- Presentar propuesta pedagógica con aplicabilidad en la enseñanza de PLNM que intente desarrollar la competencia comunicativa e intercultural del alumno. Con el fin de plantear y discutir la coyuntura actual de las contribuciones teóricas con respecto al vocativo, inicialmente se buscó elaborar una visión general de los diferentes enfoques de la descripción del vocativo en las gramáticas PLM y PLNM a lo largo del tiempo, así como en recientes investigaciones académicas brasileñas que se dedicaron a sus estudios. En seguida, con la comprensión de que la comunicación intercultural está influenciada por las diferencias culturales, ya que cada hablante tiende a percibir el mundo desde su propia cultura, y desde la premisa de que los usos vocativos se realizan a partir de las influencias de los contextos situacionales y culturales, se abordaron algunos conceptos antropológicos sobre cultura e interculturalidad MEYER, 2016; PETERSON, 2004), el enfoque funcionalista de la lengua (NEVES, 1994, 2001, 2011), de la Ley del Acto del Habla (AUSTIN, 1962; SEARLE 2002) y la enseñanza de la lengua portuguesa no materna (ALMEIDA FILHO, 2012; ALMEIDA FILHO; LOMBELLO, 1997; MEYER, 1998, 2003; PERINI, 1997). Se adoptó un concepto de investigación cualitativa con un enfoque descriptivo de los vocativos planteados en ocho videos del canal "Porta dos Fundos", a la luz del marco teórico mencionado anteriormente. Los resultados de esta investigación apuntan al uso de los vocativos como elementos lingüísticos multifuncionales que colaboran con los actos de habla en los que se insertan; para la posibilidad de que el hablante le indique al interlocutor el espacio simbólico en el que intenta establecer una interacción comunicativa a través de sus elecciones de vocativos; para una mayor incidencia de vocativos en la posición final del acto de habla y para el uso de la interjección como un elemento que también se presta para ejercer esta función
Palavras-chave: Actos de habla
Enseñanza
Vocative case
Functionalism
Acts of speech
Teaching
PSL
Vocativo
Funcionalismo
Atos de fala
Ensino
PLNM
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Funcionalismo (Linguística)
Comunicação oral
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Lays Fernandes dos. Usos de vocativos em relações interpessoais: contribuições para o ensino de Português do Brasil Língua Não Materna. 2020. 193 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16667
Data de defesa: 7-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Lays Fernandes dos Santos - 2020 - Completa.pdf1,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.