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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16670
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Narrativas autobiográficas e representações da exclusão social brasileira: com a palavra, Sacolinha |
Título(s) alternativo(s): | Autobiographical writings and brazilian’s social exclusion representations: the Sacolinha’s standpoint |
Autor: | Siniscalchi Júnior, Márcio Rezende ![]() |
Primeiro orientador: | Viegas, Ana Claudia Coutinho |
Primeiro membro da banca: | Dealtry, Giovanna Ferreira |
Segundo membro da banca: | Pereira, Victor Hugo Adler |
Terceiro membro da banca: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Quarto membro da banca: | Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira |
Resumo: | O objetivo desta tese é pesquisar a relação entre literatura e território, com ênfase na articulação entre forma e conteúdo em textos ficcionais e autobiográficos do escritor Sacolinha, que pertence à primeira geração de autores do movimento marginal/periférico iniciado em São Paulo no final do século 20. Sacolinha diz ter começado a escrever depois da leitura de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, precursora da literatura periférica no Brasil. Questões de gênero, raça e orientação sexual fazem parte de seu universo literário e de seu ativismo social, o que requer uma investigação mais minuciosa tanto em sua produção ficcional quanto em entrevistas e em outras manifestações individuais, como blogs e redes sociais. Uma análise comparativa entre os textos autobiográficos de Sacolinha e os de Carolina Maria de Jesus permite entrever uma atualização sobre as representações da favela e de seus habitantes. Já as contribuições estéticas de João Antônio para o movimento marginal/periférico são perceptíveis em alguns textos de Sacolinha, que também trazem a linguagem “das ruas” e experimentações com o foco narrativo. Vale lembrar que a exclusão das classes populares não é algo que acontece unicamente na literatura; trata-se de um fenômeno comum a todos os espaços de produção de sentido na sociedade. Logo, é preciso discutir sobre a perda de diversidade provocada por essa tentativa de silenciamento, trazendo para o centro do debate a necessidade de reconhecimento social de um discurso literário com valores éticos. O fato de boa parte das publicações de Sacolinha ser divulgada de forma independente – usando os espaços públicos e novas tecnologias para romper as barreiras do mercado editorial – propicia ainda uma discussão sobre as estratégias de circulação da literatura periférica na contemporaneidade e sua inserção no campo literário |
Abstract: | The goal of this dissertation is to investigate the relation between literature and territory, with an emphasis on the articulation between form and content in the fictional and autobiographical writings of the author Sacolinha, who belongs to the first generation of the peripheral/marginal movement of late twentieth century in São Paulo. Sacolinha says his writing was prompted by the reading of Quarto de despejo: diário de uma favelada, written by peripheral literature pioneer Carolina Maria de Jesus. Questions of gender, race, and sexual orientation are part of his literary universe and his social activism, which prompts a closer investigation of not only his fictional production but also of his interviews and other personal expressions, such as blogs and social media. A comparative analysis of Sacolinha’s and Carolina Maria de Jesus’ autobiographical texts allows us to see a renewal in the representation of the favela and its inhabitants. The aesthetic contributions of João Antônio to the marginal/peripheral movement are perceptible in some of Sacolinha’s texts that use “street language” and experiment with narrative focus. It is worth noticing that the exclusion of the popular classes does not happen only in literature; it is a common phenomenon to all spaces of meaning production in society. It is, therefore, important to discuss the loss of diversity caused by such attempt at silencing, bringing to the center of the debate the need of social recognition of a literary discourse with ethical values. The fact that a great part of Sacolinha’s publications is circulated through independent means – using public spaces and new technologies to breach the barriers imposed by the publishing market – also prompts a debate on the strategies of circulation of peripheral literature in the contemporary era and its insertion in the literary field |
Palavras-chave: | Marginal literature Biographical criticism Social inequality Standpoint theory Literatura marginal Crítica biográfica Desigualdade social Lugar de fala Alves, Ademiro, 1983- – Crítica e interpretação Marginalizados na literatura Autobiografia na literatura Exclusão social Marginalidade social na literatura |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SINISCALCHI JUNIOR, Márcio Rezende. Narrativas autobiográficas e representações da exclusão social brasileira: com a palavra, Sacolinha. 2020. 230 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16670 |
Data de defesa: | 14-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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