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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16671
Tipo do documento: Tese
Título: Vínculos afetivos no consumo radiofônico: identidade, território e escuta diaspórica
Título(s) alternativo(s): Affective bonds in radio consumption: identity, territory and diasporic listening
Autor: Cerqueira, Bárbara Maia 
Primeiro orientador: Kischinhevsky, Marcelo
Primeiro membro da banca: Blanco, Belén Monclús
Segundo membro da banca: Freitas, Ricardo Ferreira
Terceiro membro da banca: Lopez, Debora Cristina
Quarto membro da banca: Malerba, João Paulo Carrera
Quinto membro da banca: Menezes, José Eugenio de Oliveira
Resumo: A presente tese tem por objetivo central avaliar como o rádio expandido auxilia na ressignificação identitária de brasileiros que vivem em Barcelona e quais são os fatores que impulsionam esse consumo. Para tanto, busca-se embasamento teórico que permita abordagem ampla da realidade do migrante e que influencia a forma como se dá seu consumo midiático e simbólico. Por isso, separam-se dois grupos teóricos distintos, mas complementares entre si: o rádio e a diáspora. No primeiro grupo, o do rádio, aborda-se a condição do rádio expandido, a memória, o afeto e a música como formas de vinculação identitária. No segundo grupo, o da diáspora, são tensionadas as questões de migração, identidade e brasilidade. Ao final, todos esses conceitos são tensionados a fim de compreender como se dá o quadro analisado. A etapa empírica foi realizada no período de ocorrência do doutorado sanduíche da pesquisadora, na cidade de Barcelona, Espanha. Foram realizadas duas etapas de aproximação com o campo. A primeira com a inserção da autora em grupos de WhatsApp e Facebook de brasileiros que vivem em Barcelona. A segunda com o envio de questionário nesses mesmos grupos, com o objetivo de mapear os possíveis perfis de brasileiros migrantes. Com o resultado dos questionários, iniciou-se a realização das entrevistas semiestruturadas, que foi o método empírico utilizado. Foram entrevistadas 20 pessoas de diferentes perfis quanto à idade, regiões de origem e tempo em que vivem em Barcelona. Ao todo, compilou-se 290 páginas de transcrição, com mais de 16 horas de áudio. Como principais resultados alcançados tem-se o fortalecimento da brasilidade como perspectiva identitária no consumo sonoro e a música como importante fonte de reativação mnemônica e vinculação afetiva. O rádio, apesar de ser um importante veículo de ressignificação identitária, demonstrou ser central como produção sonora, ao lado da música. Por fim, compreende-se que a brasilidade fortalecida pelos entrevistados difere da manifesta pelos brasileiros que ainda vivem no Brasil.
Abstract: The main objective of this thesis is to evaluate how the expanded radio helps to re-signify the identity of Brazilians living in Barcelona and what are the factors that drive this consumption. For this purpose, a theoretical basis that allows a broad approach to the reality of the migrant and which influences the way in which their media and symbolic consumption occurs was analyzed. Therefore, two distinct theoretical groups are separated, but complementary to each other: the radio and the diaspora. In the first group, regarding radio, the condition of expanded radio, memory, affection and music are addressed as forms of identity bonding. The second group, concerning diaspora, questions of migration, identity and Brazilianness are stressed. In the end, all of these concepts are tensioned in order to understand how the analyzed situation occurs. The empirical stage was carried out during the period of occurrence of the researcher's sandwich doctorate, in the city of Barcelona, Spain. Two steps were taken to approach the field. The first was the inclusion of the author in WhatsApp and Facebook groups of Brazilians living in Barcelona. The second was the sending of a questionnaire in these same groups, in order to map the possible profiles of Brazilian migrants. With the result of the questionnaires, semi-structured interviews were in order, which was the empirical method used. Twenty people of different profiles were interviewed regarding their age, regions of origin and time spent in Barcelona. Altogether 290 pages of transcription were compiled, with over 16 hours of audio. The main results achieved are the strengthening of Brazilianness as an identity perspective in sound consumption and music as an important source of mnemonic reactivation and affective bonding. The radio, despite being an important vehicle for identity re-signification, proved to be central as a sound production, alongside music. Finally, it is understood that the Brazilianness strengthened by the interviewees differs from that manifested by the Brazilians who still live in Brazil.
Palavras-chave: Radio
Identity
Consumption
Affection
Expanded radio
Diaspora
Rádio
Identidade
Consumo
Afeto
Rádio expandido
Diáspora
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CERQUEIRA, Bárbara Maia. Vínculos afetivos no consumo radiofônico: identidade, território e escuta diaspórica. 2021. 183 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16671
Data de defesa: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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