Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16685
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jovens, ídolos e mídia no universo do futebol: um estudo sobre construção de identidades e comportamentos de consumo em uma escola da Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): Youth, idols and media in the soccer universe: a study about construction of identities and consumer behaviors in a school of Baixada Fluminense
Autor: Fontenelle, Carolina Alves
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro coorientador: Costa , Leda Maria da
Primeiro membro da banca: Saldanha, Patrícia Gonçalves
Resumo: A presente dissertação objetiva compreender como os jovens, aficionados por futebol, constroem suas identidades a partir de um processo de identificação com o ídolo e com a comunidade escolar, em uma escola da Baixada Fluminense. Este trabalho investigou também como são estabelecidas as relações de consumo de futebol, não somente no tocante às compras de materiais esportivos, ingressos e produtos licenciados, mas ampliando para o comportamento de consumo de mídia. A iniciativa deveu-se ao fato da autora deste trabalho ser professora da unidade escolar e ter percebido, durante sua prática docente, o quanto o futebol faz parte da vida dos alunos. Para isso, por meio da metodologia de pesquisa-ação, foram realizadas entrevistas quantitativas e qualitativas, concentrando-se em estudos referentes às subjetividades, sociabilidades, consumo, espelhamento em ídolos e relações com a família e a mídia. Ainda utilizando como base a metodologia de pesquisa-ação, foi possível desenvolver atividades multidisciplinares, de conscientização da importância do consumo responsável, na qual a pesquisadora foi uma das agentes.
Abstract: This dissertation intent to understand how young people, involved about soccer, build their identities from a process of identification with the idol and the school community, in Baixada Fluminense´s school. This work also investigated how the relations of consumption of soccer are established, not only with regard to the purchase of sport goods, tickets and licensed products, but expanding to the behavior of media consumption. The iniciative happened due to the author of this work be a teacher at this school and she identified, during her teaching practice, the importance of soccer for the student´s lives. For this, through the action research methodology, quantitative and qualitative interviews were conducted, focusing on studies related to subjectivies, sociability, consumption, mirroring of idols and relations with the family and the media. Still using as a basis the action research methodology, it was possible to develop multidisciplinary activities, to raise awareness of the importance of responsible consumption in which the researcher was one of the agents.
Palavras-chave: Youth
Subjectivity
Soccer
Consumption
Sociability
Juventude
Subjetividade
Futebol
Consumo
Sociabilidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FONTENELLE, Carolina Alves. Jovens, ídolos e mídia no universo do futebol: um estudo sobre construção de identidades e comportamentos de consumo em uma escola da Baixada Fluminense. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação – Faculdade de Comunicação Social), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16685
Data de defesa: 12-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina Alves Fontenelle - 2020 - Completa.pdf1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons