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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornalismo nativo digital brasileiro e novos arranjos econômicos: o caso do jornal Nexo
Título(s) alternativo(s): Brazilian digital native journalism and new economic arrangements: a case study of Nexo newspaper
Autor: Couto, Marlen Barbosa 
Primeiro orientador: Moreira , Sonia Virgínia
Primeiro membro da banca: Corrêa , Elizabeth Nicolau Saad
Segundo membro da banca: Marchi, Leonardo Gabriel De
Resumo: O Brasil viveu um crescimento de veículos nativos digitais na segunda década do século XXI, um momento de pressão econômica e crise no financiamento das empresas de mídia caracterizado pela queda das receitas de publicidade, que agora passam a ser direcionadas a plataformas como Google e Facebook. Essas organizações, nascidas no mundo pós-web, representam alternativas à configuração tradicional da indústria do jornalismo no país, marcada pela formação de grandes conglomerados e pela concentração de mercado. Um dos nativos digitais surgidos nesse período é o Nexo, jornal fundado em 2015 em São Paulo com a proposta de oferecer jornalismo explicativo, referência no mercado pelo uso de ferramentas multimídia e pela conquista de diversos prêmios internacionais ligados ao design e à tecnologia. Esta pesquisa traz dados quantitativos e qualitativos no estudo de caso do Nexo e subsídios para outras abordagens dos veículos nativos digitais. O objetivo é entender as características do modo de produção e de financiamento do Nexo consideradas como típicas dos veículos nativos digitais e, ao mesmo tempo, analisar o que diferencia a experiência deste veículo brasileiro daquela observada em outros nativos digitais do país à luz de estudos sobre o tema realizados até aqui. Com isso tenta entender os “modelos de resiliência” desses novos players brasileiros de mídia, indicando tanto os arranjos que tornam possível sua sobrevivência quanto os dilemas enfrentados na sua organização.
Abstract: Brazil has experienced growth of digital native news media in the second decade of the 21st century, a moment of economic pressure and crisis characterized by a decline in publicity revenues, which are now channeled to platforms like Google and Facebook. These organizations, born in the post-web world, represent alternatives to the traditional set up of the journalism industry in the country, marked by the creation of large conglomerates and market concentration. One of the digital natives born in this period was Nexo, a newspaper founded in São Paulo, 2015, with the proposition of offering an explanatory type of journalism, becoming a reference in the market known for their use of multimedia tools and achievement of many international awards linked to design and technology. This research brings quantitative and qualitative data regarding the Nexo case, as well as subsidies for other approaches of digital native news media. The objective is to understand Nexo’s characteristics of production and funding, considered typical of digital native news media and, simultaneously, analyze what sets this Brazilian vehicle apart from other digital vehicles based on studies on the matter until now. To try to understand the “resilience models” of these new Brazilian media players, indicating not only the arrangements which enable their survival, but also, the dilemmas faced during their organization.
Palavras-chave: Digital native journalism
Nexo
Business models
Funding
Jornalismo nativo digital
Nexo
Modelos de negócio
Financiamento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: COUTO, Marlen Barbosa. Jornalismo nativo digital brasileiro e novos arranjos econômicos: o caso do jornal Nexo. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação – Faculdade de Comunicação Social), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16687
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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