Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16690
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teoria e prática no ensino da contabilidade pública: a visão dos discentes
Título(s) alternativo(s): Theory and practice in teaching public accounting: the student´s view
Autor: Oliveira, Thais Paiva de 
Primeiro orientador: Gouveia, Tânia Maria de Oliveira Almeida
Primeiro membro da banca: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Segundo membro da banca: Fernandes, Priscila Pereira
Resumo: O processo de globalização e de convergências às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público exige ações para a implantação de um novo modelo de contabilidade pública no Brasil. Modelo este que traz desafios não apenas para o ambiente profissional contábil, mas também para o ensino nos cursos de ciências contábeis. Neste contexto, destaca-se que o vínculo entre teoria e prática no ensino da graduação em ciências contábeis tem sido apontado como uma estratégia de ensino alternativa e eficiente. Diante disso, este estudo teve como objetivo principal investigar a visão de discentes dos cursos de graduação em ciências contábeis sobre a conexão entre a teoria e a prática no ensino das disciplinas da área da contabilidade pública; e como objetivos secundários: investigar a visão dos discentes sobre o ensino das disciplinas da área da contabilidade pública, e analisar a importância atribuída por discentes às disciplinas da área da contabilidade pública em sua formação profissional. Esta pesquisa teve uma etapa empírica de cunho qualitativo, conduzida por meio de entrevistas em profundidade a partir de um roteiro semiestruturado. Para as entrevistas foram selecionados discentes de graduação em ciências contábeis das universidades públicas, federais e estaduais, localizadas no estado do Rio de Janeiro, que cursaram pelo menos uma das disciplinas relacionadas à contabilidade pública. Os discentes avaliam que a aproximação de teoria e prática nas disciplinas de contabilidade pública agrega ao processo de ensino-aprendizagem e deve ser incentivado. Avalia-se a necessidade de incorporar inovações aos modelos tradicionais de ensino, por meio de estratégias que viabilizem projetos de extensão, aulas em laboratórios com uso de sistemas, simulação e utilização de casos práticos. É importante destacar que a qualidade do ensino depende, dentre outros fatores, do domínio de conteúdo e da atualização do docente. Considera-se que as disciplinas de contabilidade pública fornecem a capacitação básica ao estudante e, apenas as disciplinas obrigatórias, não são suficientes para formação profissional. Julga-se necessário incentivar aulas em laboratório para uso de sistema de informação específicos do setor público.
Abstract: The process of globalization and convergence to international accounting standards applied to the public sector requires actions to the implementation of a new model of public accounting in Brazil. This model presents challenges, not only for the professional accounting environment, but also for teaching in accounting science courses. In this context, it is highlighted that the link between theory and practice in the teaching of undergraduate accounting sciences has been pointed out as an alternative and efficient teaching strategy. Therefore, this study had as main objective to investigate the view of students of undergraduate courses in accounting sciences of the connection between theory and practice in the teaching of disciplines in the area of public accounting; and as secondary objectives: to investigate students' views on the teaching of disciplines in the area of public accounting, and to analyze the importance attributed by students to disciplines in the area of public accounting in their professional training. This research had an empirical stage of qualitative nature, conducted through in-depth interviews from a semi-structured script. For the interviews, graduate students in accounting sciences from public, federal and state universities, located in the state of Rio de Janeiro, who attended at least one of the disciplines related to public accounting were selected. The students evaluate that the approximation of theory and practice in the disciplines of public accounting adds to the teaching-learning process and should be encouraged. The need to incorporate innovations into traditional teaching models is evaluated, through strategies that enable extension projects, classes in laboratories using systems, simulation and use of practical cases. It is important to highlight that the quality of teaching depends, among other factors, on the content domain and the update of the teacher. Public accounting disciplines are considered to provide basic training to students and, only mandatory subjects, are not sufficient for professional training. It is deemed necessary to encourage laboratory classes to use specifics public sector information systems.
Palavras-chave: Ensino da contabilidade pública
Contabilidade pública
Ensino da contabilidade
Teoria e prática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: OLIVEIRA, Thais Paiva de. Teoria e prática no ensino da contabilidade pública: a visão dos discentes. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16690
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thais Paiva de Oliveira - 2020 - Completa.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.