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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16698
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma cidade pitoresca? A representação visual dos negros e da capital do império do Brasil nos álbuns de viagem (1845-1861) |
Título(s) alternativo(s): | A picturesque city? The visual representation of blacks and the capital of the empire of Brazil in travel albums (1845-1861). 172f. 2021 |
Autor: | Coutinho, Leila Cristina Gibin ![]() |
Primeiro orientador: | Pinto, Carlos Eduardo Pinto de |
Primeiro coorientador: | Silva , Camila Borges da |
Primeiro membro da banca: | Mendonça, Paulo Knauss de |
Segundo membro da banca: | Moraes , Renata Figueiredo |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a imagem dos negros na capital imperial a partir de quatro álbuns de viagem feitos por artistas viajantes europeus. Para isso foram selecionados os seguintes álbuns: Rio de Janeiro pitoresco (1842-1845), de Louis Auguste Moreau e Louis Buvelot, Panorama de la ville de Rio de Janeiro (1845), de Iluchar Desmons, Rio de Janeiro e seus arrabaldes (1856), de Pieter Godfre Bertichen e Brasil pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1861). Nesses álbuns, até os anos 1850 a imagem do negro era farta, depois disso, passou a ser escassa, tornando a apresentação da capital imperial mais moderna e civilizada – ou seja, mais europeia, como definido por Celeste Zenha. Isso se deveu a dois motivos: a ascensão dos saquaremas ao poder e a proclamação da lei de 1850, Eusébio de Queiroz, que proibia o tráfico de escravizados. Nos álbuns, procurou-se arrolar variados aspectos da percepção que os artistas imprimiram sobre negros e negras, como: vestuário, atividades de trabalho, festividades, castigos, presença de laços familiares, hierarquizações. Ademais, pretende-se compreender o que tais aspectos significavam para a representação da cidade do Rio de Janeiro, bem como analisar em quais locais os negros foram representados e em quais situações. Com tais objetivos, a proposta dessa dissertação coaduna com os estudos da Cultura Visual, de maneira a pensar a produção da imagem a partir de sua própria época. Soma-se o conceito de representação, conforme dito por Roger Chartier, considerando a imagem não como uma representação do real, mas como um campo de disputas sociais. |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze the image of black people in the royal capital from four travel albums made by European traveling artists. For this, the following albums were selected: Rio de Janeiro pitoresco (1842-1845), by Louis Auguste Moreau and Louis Buvelot, Panorama de la ville de Rio de Janeiro (1845), by Iluchar Desmons, Rio de Janeiro e seus arrabaldes (1856), by Pieter Godfre Bertichen and Brasil pitoresco, by Victor Frond and Charles Ribeyrolles (1861). In these albums, until the 1850s the image of black people was abundant, but after that, it became scarce, making the presentation of the imperial capital more modern and civilized – that is, more European, as defined by Celeste Zenha. This was due to two reasons: the rise of saquaremas to power and the proclamation of the 1850 Law, Eusébio de Queiroz Law, which prohibited the slave trade. Those albums present many different perceptions of the artists about the life of black people, such as: clothing, work activities, festivities, punishments, presence of family ties, hierarchies. Furthermore, it is intended to understand what these aspects meant for the representation of the city of Rio de Janeiro, as well as to analyze in which places black people were represented and in what situations. With such objectives, the proposal of this dissertation is in line with the studies of Visual Culture, in order to think about the production of the image from its own time. The concept of representation is added, as said by Roger Chartier, considering the image not as a representation of the real, but as a field of social disputes. |
Palavras-chave: | African Americans - History Blacks - History Blacks - Lithography Blacks - Brazil Negros (Rio de Janeiro, RJ) - História Negros - Brasil - História Negros - Litografia - História Litografia brasileira (Rio de Janeiro, RJ) - História Viajantes (Rio de Janeiro, RJ) - História Travelers - Brazil - History |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL IMPERIO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | COUTINHO, Leila Cristina Gibin. Uma cidade pitoresca? A representação visual dos negros e da capital do império do Brasil nos álbuns de viagem (1845-1861). 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16698 |
Data de defesa: | 22-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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Dissertação - Leila Cristina Gibin Coutinho - 2021 – Completa.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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