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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16705
Tipo do documento: Tese
Título: Além dos limites: fantasmas da marginalidade em Almodóvar
Autor: Piza, Rafael Nacif de Toledo 
Primeiro orientador: Oliveira, Erick Felinto de
Primeiro coorientador: Freitas , Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Neiva, Gabriel Chavarry
Segundo membro da banca: Guelman, Leonardo Caravana
Terceiro membro da banca: Barbosa, Wallace de Deus
Resumo: Esta tese apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a produção audiovisual de parte da carreira do diretor manchego, de forma a comprovar que os filmes “Matador” (1986), “A lei do desejo” (1987), “Mulheres à beira de um ataque de nervos” (1988), “Ata-me” (1989); “De salto alto” (1991), “Kika” (1993), “A flor do meu segredo” (1995) e “Carne Trêmula” (1997) documentam seu engajamento na dinâmica contracultural desenvolvida na Espanha da época. Almodóvar representa a marginalidade em seus filmes do período, configurando o que alguns críticos denominam como “estética do mau gosto”, de tal forma que as obras produzidas registram a luta pela liberdade democrática após anos de regime ditatorial. Pensar na cinematografia de Almodóvar a partir do ponto de vista da sociologia do desvio é refletir sobre as políticas de visibilidade de identidades culturais minoritárias. O trabalho do diretor apresenta menos inovações formais, pois parte de estruturas narrativas clássicas, mesmo quando mistura os gêneros; mas inova quando revela a marginalidade, cotidianiza-a, potencializando o processo de sua assimilação.
Abstract: This research presents an analysis of the portrayal of deviance in Pedro Almodóvar’s movies, based upon the Sociology of Deviance by Goffman, Becker and Elias, reviewed through Yoshino’s covering theory. The purpose of the work is to review the movies produced by Almodóvar during the 80’s and 90’s, continuing the research project of my masters degree, in order to prove that features like “Matador” (1986), “Law of desire” (1987), “Women on the verge of a nervous breakdown” (1988), “Tie me up! Tie me down!” (1989); “High heels” (1991), “Kika” (1993), “The flower of my secret” (1995) and “Live flesh” (1997) register his commitment in the countercultural dynamics developed in Spain at the time. Almodóvar portrays deviants in his movies of the period, configuring what some critics name “aesthetics of bad taste”, in such a way that the films produced register the fight for democratic freedom after years of dictatorship. To think about Almodóvar’s cinematography from the point of view of the sociology of deviance is to reflect about the visibility of cultural minorities identities. The work of the director presents less formal innovations, as he uses classical narrative structures, even when mixing genres; but innovates when reveals deviance, from a day-by-day perspective, empowering the process of its assimilation.
Palavras-chave: Spanish cinema
Deviance
Counterculture
Cinema espanhol
Pedro Almodóvar
Marginalidade
Contracultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: PIZA, Rafael Nacif de Toledo. Além dos limites: fantasmas da marginalidade em Almodóvar. 2020. 300 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16705
Data de defesa: 6-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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