Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16707
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Arqueologia da memória digital: a produção de (não) presença nos arquivos do Wayback Machine |
Título(s) alternativo(s): | Archaeology of digital memory: the production of (non) presence in Wayback Machine’s archives |
Autor: | Oliveira Neta, Juracy Pinheiro de ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira , Erick Felinto de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Vinícius Andrade |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Fátima Cristina Régis Martins de |
Terceiro membro da banca: | Fischer, Gustavo Daudt |
Quarto membro da banca: | Silveira, Marcio Telles da |
Resumo: | A presente tese propõe uma genealogia das tecnologias de arquivo que nos permite articular a World Wide Web por meio de dois eixos principais: como um arquivo do mundo e como uma memória de si mesma. Embora ela proponha para si o papel de biblioteca universal que promove o acesso irrestrito a todo o conhecimento, apenas uma iniciativa como o Wayback Machine é capaz de preservar a memória da cultura digital, pois funciona como uma máquina do tempo que indexa websites e permite que sejam novamente acessados. Tomando esse arquivo como objeto, nosso propósito consiste em compreender as lógicas operativas e os processos tecnoculturais envolvidos nessa memória técnica; por isso, optamos pela arqueologia da mídia como ferramenta teórica e metodológica adequada para operar a máquina de memória e identificar as materialidades, as medialidades e as temporalidades por ela enunciadas. Como hipótese de pesquisa, entendemos que o Wayback Machine reconstrói o passado e regenera a memória da Web a partir da produção de presença, e também da não presença; para tanto, são articuladas conjuntamente as concepções de Hans Ulrich Gumbrecht e Wolfgang Ernst sobre o tema, enquanto o primeiro advoga por um caráter espacial do fenômeno, o segundo propõe algo como um choque temporal. Por fim, a arqueologia realizada no arquivo digital, entre as recorrências e as lacunas encontradas, depreende uma série de camadas (interfaces, código-fonte, anacronismo, crawler, frames fantasmas, erro) que remontam a ecologia midiática dessa experiência de memória web, capaz tanto de reproduzir o passado de modo aurático, quanto de produzir ruído a partir das falhas operacionais e das ausências demarcadas. |
Abstract: | The present thesis proposes a genealogy of archival technologies, allowing us to articulate the World Wide Web through two main points: like a world archive and as a memory of itself. Although it plays the role of a universal library which promotes unrestricted access to all knowledge, only an initiative like the Wayback Machine is able to preserve digital culture memory, as it works as a time machine that indexes websites, providing renewed access to them. Taking such digital archive as an object of study, our goal is to comprehend the operational logics and the technocultural processes involved with this technical memory; for this reason, we selected media archaeology as the appropriate theoretical and methodological tool for operating the memory machine to identify its enunciations of materiality, mediality and temporality. As our research hypothesis, we propose that the Wayback Machine reconstructs the past while regenerates Web’s memory through the production of presence, and also of non-presence; with this in mind, both reflections of Hans Ulrich Gumbrecht and Wolfgang Ernst on the topic are articulated together. The former advocates a spatial feature of the phenomenon; the latter indicates presence as a temporal shock. Lastly, the archeology made in the digital archive, among recurrences and gaps, comprises a series of layers (interfaces, source code, anachronism, crawler, ghost frames, error); they reassemble a media ecology of web memory experience, capable of reproducing the past in an auratic manner as well as producing noise due to operational failures and framed absences. |
Palavras-chave: | Arqueologia da mídia Arquivo Memória Presença Wayback Machine Web Archive Media archaeology Memory Presence |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | OLIVEIRA NETA, Juracy Pinheiro de. Arqueologia da memória digital: a produção de (não) presença nos arquivos do Wayback Machine. 2020. 192 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16707 |
Data de defesa: | 7-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Juracy Pinheiro de Oliveira Neta - 2020 - Completa.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons