Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16719
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a tradição e a modernidade: experiência e formação em Manuel Raymundo Querino – Salvador, BA (1892-1916)
Título(s) alternativo(s): Entre tradición y modernidad: experiencia y entrenamientoen Manuel Raymundo Querino - Salvador, BA (1892-1916)
Autor: Lemos, Ana Carolina Cunha 
Primeiro orientador: Leonardi, Paula
Primeiro membro da banca: Gondra, José
Segundo membro da banca: Schueler, Alessandra
Resumo: O presente trabalho pretende recuperar diversos momentos da trajetória de Manuel Raymundo (1851-1923), mais especificamente entre os anos de 1892 a 1916, para analisar os aspectos que formaram sua experiência e sua formação. Manuel Querino envolveu-se com diferentes pautas que mobilizaram setores sociais diversos. Assim, o escritor negro marcou presença nos movimentos operário, republicano e abolicionista. Querino compôs o grupo pioneiro dos estudos sobre o negro no Brasil, juntamente com Nina Rodrigues e outros. No entanto, sofreu uma série de críticas que lhe impossibilitou o devido reconhecimento acadêmico. Fruto dessa disputa de memória, boa parte de seus escritos não se encontra mais disponível. No início da década de XX, o autor publicou vários textos escritos que expressaram as suas ideias sobre a sociedade em que viveu, os costumes e os valores. A documentação selecionada foi um único fascículo do periódico O Trabalho e os três seguintes textos: A Bahia de Outr’ora (1916), O Colono Preto como Fator de Civilização Brasileira (1918) e A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia (1916). Utilizamos o conceito de experiência e formação em Walter Benjamin (1987; 1989). Para compreender a dinâmica em torno da preservação de documentos históricos, pautamo-nos em Bloch (2001) e Le Goff (2003). Ginzburg (1989; 2006) ajuda-nos a compreender a circulação da cultura na sociedade e como o indivíduo a acessa; assim, como também os indícios são importantes para uma pesquisa histórica. A partir de Setton (2011), compreendemos o sujeito articulado numa relação dialética entre indivíduo e sociedade e exposto a uma série de agências socializadoras que contribuem para a aquisição de valores, costumes e cultura. No campo da História da Educação, os autores Gondra (2008; 2004) e Schueler (2008; 2011) contribuíram na construção deste trabalho historiográfico, uma vez que nos apresenta como sujeitos que elaboraram sentidos e representações em torno da educação e da escola. Esta pesquisa aponta como Manuel Querino elaborou um pensamento em defesa dos trabalhadores livres, negros e operários a partir de sua experiência e formação que adquiriu no decorrer de sua trajetória. Apesar de críticas e interdições, Manuel Querino produziu e resistiu. O autor negro elaborou pensamento e ideias a partir de sua experiência e formação, expressando criticamente sobre uma sociedade que empreendia uma série de mudanças no plano cultural, social e estrutural
Abstract: El presente trabajo pretende recuperar varios momentos de la trayectoria de Manuel Raymundo (1851-1923), más concretamente entre 1892 y 1916, para analizar los aspectos que conformaron su experiencia y su formación. Manuel Querino se involucró con diferentes pautas que movilizaron a diferentes sectores sociales. Así, el escritor negro estuvo presente en los movimientos obreros, republicanos y abolicionistas. Querino compuso el grupo pionero de estudios negros en Brasil, junto con Nina Rodrigues y otros. Sin embargo, sufrió una serie de críticas que le hicieron imposible reconocerlo adecuadamente. Como resultado de esta disputa de memoria, gran parte de su escritura ya no está disponible. A principios de los años veinte, el autor publicó varios textos escritos que expresaban sus ideas sobre la sociedad en que vivía, las costumbres y los valores. La documentación seleccionada fue un número único de la revista O Trabalho y los siguientes tres textos: A Bahia de Outr’ora (1916), O Colono Preto como Fator de Civilização Brasileira (1918) y A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia (1916). . Utilizamos el concepto de experiencia y entrenamiento en Walter Benjamin (1987; 1989). Para comprender las dinámicas que rodean la conservación de documentos históricos, nos centramos en Bloch (2001) y Le Goff (2003). Ginzburg (1989; 2006) nos ayuda a comprender la circulación de la cultura en la sociedad y cómo el individuo accede a ella; Por lo tanto, así como la evidencia es importante para la investigación histórica. Desde Setton (2011), entendemos el tema articulado en una relación dialéctica entre individuo y sociedad y expuesto a una serie de agencias de socialización que contribuyen a la adquisición de valores, costumbres y cultura. En el campo de la Historia de la Educación, los autores Gondra (2008; 2004) y Schueler (2008; 2011) contribuyeron a la construcción de esta obra historiográfica, ya que nos presenta como sujetos que elaboraron significados y representaciones en torno a la educación y la escuela. Esta investigación señala cómo Manuel Querino elaboró un pensamiento en defensa de los trabajadores libres, los negros y los trabajadores de su experiencia y entrenamiento que adquirió durante su carrera. A pesar de la crítica y la interdicción, Manuel Querino produjo y resistió. El autor negro elaboró el pensamiento y las ideas a partir de su experiencia y formación, expresando críticamente sobre una sociedad que emprendió una serie de cambios en los niveles cultural, social y estructural
Palavras-chave: Manuel Querino
Experiência
Formação
História da Educação
Formación
Historia de la educación
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LEMOS, A. C. C. Entre a tradição e a modernidade: experiência e formação em Manuel Raymundo Querino – Salvador, BA (1892-1916). 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16719
Data de defesa: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Carolina Cunha Lemos - 2019 - Completa.pdf2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons