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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16719
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre a tradição e a modernidade: experiência e formação em Manuel Raymundo Querino – Salvador, BA (1892-1916) |
Título(s) alternativo(s): | Entre tradición y modernidad: experiencia y entrenamientoen Manuel Raymundo Querino - Salvador, BA (1892-1916) |
Autor: | Lemos, Ana Carolina Cunha ![]() |
Primeiro orientador: | Leonardi, Paula |
Primeiro membro da banca: | Gondra, José |
Segundo membro da banca: | Schueler, Alessandra |
Resumo: | O presente trabalho pretende recuperar diversos momentos da trajetória de Manuel Raymundo (1851-1923), mais especificamente entre os anos de 1892 a 1916, para analisar os aspectos que formaram sua experiência e sua formação. Manuel Querino envolveu-se com diferentes pautas que mobilizaram setores sociais diversos. Assim, o escritor negro marcou presença nos movimentos operário, republicano e abolicionista. Querino compôs o grupo pioneiro dos estudos sobre o negro no Brasil, juntamente com Nina Rodrigues e outros. No entanto, sofreu uma série de críticas que lhe impossibilitou o devido reconhecimento acadêmico. Fruto dessa disputa de memória, boa parte de seus escritos não se encontra mais disponível. No início da década de XX, o autor publicou vários textos escritos que expressaram as suas ideias sobre a sociedade em que viveu, os costumes e os valores. A documentação selecionada foi um único fascículo do periódico O Trabalho e os três seguintes textos: A Bahia de Outr’ora (1916), O Colono Preto como Fator de Civilização Brasileira (1918) e A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia (1916). Utilizamos o conceito de experiência e formação em Walter Benjamin (1987; 1989). Para compreender a dinâmica em torno da preservação de documentos históricos, pautamo-nos em Bloch (2001) e Le Goff (2003). Ginzburg (1989; 2006) ajuda-nos a compreender a circulação da cultura na sociedade e como o indivíduo a acessa; assim, como também os indícios são importantes para uma pesquisa histórica. A partir de Setton (2011), compreendemos o sujeito articulado numa relação dialética entre indivíduo e sociedade e exposto a uma série de agências socializadoras que contribuem para a aquisição de valores, costumes e cultura. No campo da História da Educação, os autores Gondra (2008; 2004) e Schueler (2008; 2011) contribuíram na construção deste trabalho historiográfico, uma vez que nos apresenta como sujeitos que elaboraram sentidos e representações em torno da educação e da escola. Esta pesquisa aponta como Manuel Querino elaborou um pensamento em defesa dos trabalhadores livres, negros e operários a partir de sua experiência e formação que adquiriu no decorrer de sua trajetória. Apesar de críticas e interdições, Manuel Querino produziu e resistiu. O autor negro elaborou pensamento e ideias a partir de sua experiência e formação, expressando criticamente sobre uma sociedade que empreendia uma série de mudanças no plano cultural, social e estrutural |
Abstract: | El presente trabajo pretende recuperar varios momentos de la trayectoria de Manuel Raymundo (1851-1923), más concretamente entre 1892 y 1916, para analizar los aspectos que conformaron su experiencia y su formación. Manuel Querino se involucró con diferentes pautas que movilizaron a diferentes sectores sociales. Así, el escritor negro estuvo presente en los movimientos obreros, republicanos y abolicionistas. Querino compuso el grupo pionero de estudios negros en Brasil, junto con Nina Rodrigues y otros. Sin embargo, sufrió una serie de críticas que le hicieron imposible reconocerlo adecuadamente. Como resultado de esta disputa de memoria, gran parte de su escritura ya no está disponible. A principios de los años veinte, el autor publicó varios textos escritos que expresaban sus ideas sobre la sociedad en que vivía, las costumbres y los valores. La documentación seleccionada fue un número único de la revista O Trabalho y los siguientes tres textos: A Bahia de Outr’ora (1916), O Colono Preto como Fator de Civilização Brasileira (1918) y A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia (1916). . Utilizamos el concepto de experiencia y entrenamiento en Walter Benjamin (1987; 1989). Para comprender las dinámicas que rodean la conservación de documentos históricos, nos centramos en Bloch (2001) y Le Goff (2003). Ginzburg (1989; 2006) nos ayuda a comprender la circulación de la cultura en la sociedad y cómo el individuo accede a ella; Por lo tanto, así como la evidencia es importante para la investigación histórica. Desde Setton (2011), entendemos el tema articulado en una relación dialéctica entre individuo y sociedad y expuesto a una serie de agencias de socialización que contribuyen a la adquisición de valores, costumbres y cultura. En el campo de la Historia de la Educación, los autores Gondra (2008; 2004) y Schueler (2008; 2011) contribuyeron a la construcción de esta obra historiográfica, ya que nos presenta como sujetos que elaboraron significados y representaciones en torno a la educación y la escuela. Esta investigación señala cómo Manuel Querino elaboró un pensamiento en defensa de los trabajadores libres, los negros y los trabajadores de su experiencia y entrenamiento que adquirió durante su carrera. A pesar de la crítica y la interdicción, Manuel Querino produjo y resistió. El autor negro elaboró el pensamiento y las ideas a partir de su experiencia y formación, expresando críticamente sobre una sociedad que emprendió una serie de cambios en los niveles cultural, social y estructural |
Palavras-chave: | Manuel Querino Experiência Formação História da Educação Formación Historia de la educación |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LEMOS, A. C. C. Entre a tradição e a modernidade: experiência e formação em Manuel Raymundo Querino – Salvador, BA (1892-1916). 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16719 |
Data de defesa: | 20-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Ana Carolina Cunha Lemos - 2019 - Completa.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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