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Tipo do documento: Dissertação
Título: As letras de canções como estratégia para o ensino das tipologias textuais
Título(s) alternativo(s): Song lyrics as a strategy for teaching textual typologies
Autor: Bezerra, Leonardo de Sales 
Primeiro orientador: Santos, Denise Salim
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo fazer a aplicação das diversas tipologias textuais às letras de canções da Música Popular Brasileira, estabelecendo uma visão crítica do uso do texto para o ensino de língua materna, além de valorizar as contribuições das letras de canções para esse ensino. As letras de canções são observadas pelo viés qualitativo necessário, associando-as a cada tipologia textual, constituindo, assim, o corpus da pesquisa. As análises teóricas orientam-se pelos estudos de Luiz Carlos Travaglia (2004, 2009), Marcos Bagno (1999), Irandé Antunes (2003), Roxane Rojo (2000), Eliana Vianna Brito (2001), João Wanderley Geraldi (2011), Dagoberto Buim Arena (2005) e Delia Lerner (2002), na tentativa de apresentar uma visão crítica sobre o ensino de Língua Portuguesa, indicando o texto como elemento fundamental para esse ensino, o professor como mediador das atividades de leitura, os tipos de leitura e as escolhas dos textos para o trabalho produtivo com a classe. Para abordar o texto, propriamente dito, e suas especificidades, recorremos a Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2009, 2016), Leonor Lopes Fávero e Ingedore Grunfeld Villaça Koch (1983), Maria da Graça Costa Val (1991, 2000), Leonor Lopes Fávero (1991) e Ingedore Grunfeld Villaça Koch (2010). Quanto às tipologias textuais, apoiamo-nos nos estudos de Luiz Antônio Marcuschi (2005, 2008), José Luiz Fiorin (2004, 2011), Francisco Platão Savioli e José Luiz Fiorin (2006), Helênio Fonseca de Oliveira (2007), Othon Moacir Garcia (2010) e Joaquim Mattoso Câmara Júnior (1978). Intrinsecamente ligado às tipologias textuais, os gêneros do discurso são abordados pelos vieses de Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1997) e Dominique Maingueneau (2004, 2015). Sobre as letras de canções, seguimos os estudos de Nelson Barros da Costa (2001, 2002, 2007), Álvaro Antônio Caretta (2013), Mário de Andrade (1972, 1991), Ricardo Cravo Albin (2003), José Ramos Tinhorão (1997), Luiz Tatit (1997, 2004), Arthur Nestrovski (2002), Martha Tupinambá Ulhôa (1999), Maria Alice Aguiar (2008), Virginia Candido (2008) e Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano (2011), elucidando o gênero canção, a melodia, a poesia e a música. Ao longo da pesquisa, implícita ou explicitamente, reiteram-se as propostas de Paulo Freire (1987, 1989, 1996), entre outros, para refletir sobre o ensino. Acreditamos que esta pesquisa possa ser de grande valia para enriquecer e tornar mais motivador o trabalho nas aulas de Língua Portuguesa
Abstract: This dissertation aims to apply the various textual typologies to the lyrics of Brazilian Popular Music, establishing a critical view of the use of text for the teaching of the mother tongue, in addition to valuing the contributions of the lyrics to this teaching. The lyrics of songs are observed through the necessary qualitative bias, associating them to each textual typology, thus constituting the corpus of the research. Theoretical analyzes are guided by the studies of Luiz Carlos Travaglia (2004, 2009), Marcos Bagno (1999), Irandé Antunes (2003), Roxane Rojo (2000), Eliana Vianna Brito (2001), João Wanderley Geraldi (2011), Dagoberto Buim Arena (2005) and Delia Lerner (2002), in an attempt to present a critical view on the teaching of Portuguese Language, indicating the text as a fundamental element for this teaching, the teacher as a mediator of reading activities, the types of reading and the choice of texts for productive work with the class. To approach the text itself, and its specificities, we turn to Ingedore Grunfeld Villaça Koch and Vanda Maria Elias (2009, 2016), Leonor Lopes Fávero and Ingedore Grunfeld Villaça Koch (1983), Maria da Graça Costa Val (1991, 2000), Leonor Lopes Fávero (1991) and Ingedore Grunfeld Villaça Koch (2010). As for textual typologies, we rely on the studies of Luiz Antônio Marcuschi (2005, 2008), José Luiz Fiorin (2004, 2011), Francisco Platão Savioli and José Luiz Fiorin (2006), Helênio Fonseca de Oliveira (2007), Othon Moacir Garcia (2010) and Joaquim Mattoso Câmara Júnior (1978). Intrinsically linked to textual typologies, speech genres are addressed by the biases of Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1997) and Dominique Maingueneau (2004, 2015). Regarding song lyrics, we follow the studies of Nelson Barros da Costa (2001, 2002, 2007), Álvaro Antônio Caretta (2013), Mário de Andrade (1972, 1991), Ricardo Cravo Albin (2003), José Ramos Tinhorão (1997), Luiz Tatit (1997, 2004), Arthur Nestrovski (2002), Martha Tupinambá Ulhôa (1999), Maria Alice Aguiar (2008), Virginia Candido (2008) and Valeria Cristina de Abreu Vale Caetano (2011), elucidating the song genre, melody, poetry and music. Throughout the research, implicity or explicity, the proposals of Paulo Freire (1987, 1989, 1996) are reiterated, among others, to reflect on the teaching. We believe that this research can be of great value to enrich and make work in Portuguese Language classes more motivating
Palavras-chave: Textual typologies
Song lyrics
Portuguese language teaching
Tipologias textuais
Letras de canções
Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Canções
Textos
Música popular – Textos
Música popular – Brasil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BEZERRA, Leonardo de Sales. As letras de canções como estratégia para o ensino das tipologias textuais. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16720
Data de defesa: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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