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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação feminista e antirracista na cibercultura: um mapa de narrativas, conflitos e desconstruções
Título(s) alternativo(s): Feminist and anti-racist education in cyberculture: a map of narratives, conflicts and deconstructions
Autor: Trancoso, Michelle Viana 
Primeiro orientador: Santos, Edméa de Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Segundo membro da banca: Noguera, Renato
Terceiro membro da banca: Maddalena , Tania Lucía
Resumo: A educação pública atravessa seu momento de desmonte, em que impõem percalços os movimentos antidemocráticos, os quais se estabelecem pela rede digital, investindo ataques ou negligenciando os temas gênero e raça no currículo. Por outro lado, movimentos sociais resistem ocupando a cibercultura com novos modos de organização e atuação. A pesquisa-formação na cibercultura, frente a esse cenário, pretende transformar a realidade, buscando compreender como a formação docente pode pensar atos de currículo mediados pelo digital em rede com vistas a uma educação feminista e antirracista. Primeiro, partimos do contexto de desigualdade de gênero, em um prisma interseccional. Em seguida, apresentamos a metodologia com a qual trabalharemos, a pesquisa-formação na cibercultura, assim como os pressupostos epistêmico-metodológicos da multirreferencialidade e das pesquisas nos/dos/com os cotidianos que orientam e fundamentam nossas leituras acerca das análises registradas. O presente estudo, ao buscar compreender como se estabelecem as relações interseccionais de gênero, aponta as tecnologias digitais como artefatos potentes nos processos de subjetivação, apostando nessas potencialidades como produtoras de uma experiência estética para uma educação cidadã. Nossa análise não deixa de contemplar, por um viés crítico e político, os usos cotidianos das tecnologias, discutindo o positivismo dos algoritmos e a necropolítica em que nos situamos, realidade que atravessa nossa pesquisa. Por fim, narramos os dispositivos de pesquisa, apresentamos suas noções subsunçoras, que são os achados da pesquisa, e debatemos os desafios encontrados.
Abstract: Public education is going through a period of dismantle, with setbacks by antidemocratic movements, which, through the digital network, attacks or neglects gender and race themes in the curriculum. On the other hand, social movements resist by providing the cyberculture with new models of organization and action. In this context, the research training in the cyberculture intends to transform reality, trying to understand how teacher training can think of curriculum acts, mediated by digital network, aiming at a feminist and anti-racist education. First, we start with the context of gender inequality, taking an intersectional approach. Then, we present our methodology, the research-formation in the cyberculture, as well as the epistemic-methodological presuppositions of the multireferentiality and of the research in/of/with the quotidian that guide and base our readings of the recorded analyses. By trying to understand how the gender interseccional relations are established, the current study defines the digital technologies as powerful artifacts in the processes of subjectivation, trusting these potentialities to be breeders of an esthetic experience for a citizenship education. Our analyses also contemplates, through a critical and political approach, the everyday uses of technologies, discussing the positiveness of algorithms and the necropolitics in which we find ourselves, a reality that permeates our study. Finaly, we explain the research devices, we present the subsuming concepts, which are the outcome of the study, and we discuss the challenges we have found.
Palavras-chave: Feminist education
Anti-racist Education
Cyberculture.
Research-formation in cyberculture
Educação feminista
Educação Antirracista
Cibercultura
Pesquisa-formação na cibercultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: TRANCOSO, Michelle V. Educação feminista e antirracista: mapeando narrativas e conflitos discursivos em tempos de cibercultura. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16721
Data de defesa: 22-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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