Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16723
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma epígrafe em movimento: a tensa relação entre literatura e técnica na obra de João do Rio |
Título(s) alternativo(s): | An epigraph in motion: the tense affinity between literature and technique in the works from João do Rio |
Autor: | Guimarães, Lohane Cristine de Araujo ![]() |
Primeiro orientador: | Figueiredo, Carmem Lúcia Negreiros de |
Primeiro membro da banca: | Dealtry, Giovanna Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Fátima Maria de |
Quarto membro da banca: | Soares, Marcus Vinicius Nogueira |
Resumo: | Nos anos 80, a pesquisadora Flora Süssekind já apontava haver rastros das tecnologias do início do século XX, como o panorama, o cosmorama, o estereoscópio, a fotografia e o cinematógrafo, na obra de João do Rio. Já nos anos 90, o professor Renato Cordeiro Gomes veio corroborar essa ideia, guardadas as suas devidas proporções, de um diálogo entre linguagem literária e novas tecnologias, que acarretou mudanças no texto literário. Tomando como inspiração os estudos de Flora Süssekind (1980) e de Renato Cordeiro Gomes (1996), a reflexão desenvolvida neste trabalho é sobre o tenso diálogo da escrita com as novas tecnologias em dois momentos, antes e depois do cinematógrafo. Foi buscado mostrar como João do Rio lidou com a ambiência moderna, marcada não só pela chegada de novidades técnicas, mas também pela reforma urbana, as mudanças nas noções de velocidade, tempo e espaço que, além de alterarem a escrita, modificaram também a percepção e a sensibilidade dos sujeitos. Na tentativa de concorrer com a série de imagens que aconteciam naquele momento, o texto literário precisou se tornar mais provocativo, afetando o leitor, produzindo efeitos similares ao que as novas tecnologias faziam, principalmente o cinematógrafo. A alteração da literatura e de seus modos de escrita já vinha ocorrendo antes mesmo do cinematógrafo, mas ganhou maior força a partir dele por esse aparato condensar as sensações vívidas e intensas aos quais os sujeitos estavam expostos na vida moderna. As coletâneas de crônicas A Alma Encantadora das Ruas (2012) Cinematógrafo (2009) Vida Vertiginosa (1911) e A cidade (2017) foram o material analisado para identificar como se deu o impacto na escrita a partir do diálogo com as novas tecnologias. Para a pesquisa foram realizadas leituras sobre a sensibilidade moderna; sensacionalismo; reforma urbana na cidade do Rio de Janeiro; história da crônica; a chegada do cinematógrafo na urbe carioca e seus impactos na vida dos sujeitos; associação entre literatura e técnica. Dentre os autores que foram lidos estão: Ben Singer, Hans Ulrich Gumbrecht, Marshall Berman e Walter Benjamin com textos que tratam de questões como a experiência urbana e a modernização; Flora Süssekind, Giovanna Dealtry, Julia O’Donnel e Renato Cordeiro Gomes sobre a literatura e modernidade em João do Rio; Jane Santucci e Nicolau Sevcenko sobre os novo ritmo de vida na urbe carioca; Hermetes Reis de Araújo, Valéria Guimarães sobre literatura e sensacionalismo, e Edgar Morin, Flávia Cesarino Costa e Jean Epstein sobre a história do cinema |
Abstract: | In the 80s, the researcher Flora Süssekind already indicated some trails of the technologies from the beginning of the 20th century, such as the panorama, the cosmorama, the stereoscope, the photograph and the cinematograph, in the works from João do Rio. Further, in the 90s, the professor Renato Cordeiro Gomes ended up corroborating this idea, up to a point, of a dialogue between the literary language and new technologies, which resulted in changes in the literary text. Inspired by the studies from Flora Süssekind (1980) and Renato Cordeiro Gomes (1996), the reflection that developed in this paper is about the tense dialogue of the writing with the new technologies in two moments, before and after the cinematograph. It was sought to show how João do Rio dealt with the modern ambience, marked not only by the arrival of technical innovations, but also by the urban renovation, the changes in the senses of speed, time and space, which besides altering the writing, also changed the perception and sensitivity of the subjects. In an attempt to compete with a series of images that were taking place in that moment, the literary text needed to become more provocative, affecting the reader, generating effects similar to those that the new technologies produced, mainly the cinematograph. The alteration in literature and its ways of writing has already been occurring even before the arrival of the cinematograph, yet it gained momentum as of that forthcoming as this apparatus condenses the vivid and intense sensations that the subjects were exposed to in the modern life. The collection of chronicles A Alma Encantadora das Ruas (2012), Cinematógrafo (2009), Vida Vertiginosa (1911) and A cidade (2017) was the analyzed material in order to identify how the impact took place in the writing from the dialogue with the new technologies. For the research some readings were taken about the modern sensitivity; sensationalism; urban renovation in the city of Rio de Janeiro; the history of the chronicles; the arrival of the cinematograph in the carioca city and its impacts in the life of subjects; the association of literature and technique. Among the authors who were read, there are: Ben Singer, Hans Ulrich Gumbrecht Marshall Berman and Walter Benjamin with texts that deal with matters such as the urban experience and modernization; Flora Süssekind, Giovanna Dealtry, Julia O'Donnell and Renato Cordeiro Gomes about literature and modernity in João do Rio; Jane Santucci and Nicolau Sevcenko about the new pace of life in the carioca city; Hermetes Reis de Araújo, Valéria Guimarães about literature and sensationalism, and Edgar Morin, Flávia Cesarino Costa and Jean Epstein about the history of cinema |
Palavras-chave: | João do Rio Belle Époque Sensibilidade moderna Literatura Cinematógrafo João, do Rio, 1881 – 1921 – Crítica e interpretação Literatura e tecnologia Influência social Civilização moderna Crônicas brasileiras Rio de Janeiro (RJ) – História – Séc. XX Modern sensitivity Literature Cinematograph |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | GUIMARÃES, Lohane Cristine de Araujo. Uma epígrafe em movimento: a tensa relação entre literatura e técnica na obra de João do Rio. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16723 |
Data de defesa: | 18-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Lohane Cristine de Araujo Guimarães - 2021- Completa.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.