Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16730
Tipo do documento: Tese
Título: À roda da eternidade: o elogio da morte e outros discursos sobre finitude na oratória de Antônio Vieira
Título(s) alternativo(s): Onto the circle of eternity: the eulogy of the death and other discourses about finitude in the oratory of Antonio Vieira
Autor: Silva, Felipe Lima da 
Primeiro orientador: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Primeiro membro da banca: Nunez, Carlinda Fragale Pate
Segundo membro da banca: Lima, Fernanda Lemos de
Terceiro membro da banca: Leite, Leni Ribeiro
Quarto membro da banca: Freitas, Eduardo da Silva de
Resumo: Esta tese centra-se no exame da sermonística de Antônio Vieira, considerando-a um retrato textual da temática da morte, uma espécie de matriz discursiva da parenética luso-brasileira imersa na pastoral católica e, por isso, fundamentada no medo e na culpa, amplamente disseminados no contexto tridentino da Colônia e da Europa. Especificamente, buscou-se analisar como o tema da ars moriendi, reconfiguradamente, poderia ser considerado o epicentro da oratória vieiriana, cuja finalidade seria conduzir o fiel à boa morte. A contrapelo da ideia de “elogio” aplicada engenhosamente no texto de Erasmo de Roterdã sobre a loucura, aqui o elogio tem o sentido de revelação da importância da “arte de morrer”, um encômio desse tópos que, no caso da obra vieiriana, sugeriria uma abertura para uma multifacetada oratória justificada pelos interesses teológico-políticos de seu tempo, porém fundamentada no repertório monumental das tradições clássicas. O propósito deste trabalho fixa-se nas cenas configuradoras do discurso do memento mori na obra de Vieira – cenas das pregações à corte, a indígenas e a africanos escravizados – que assimila e reatualiza uma tradição discursiva fúnebre, uma didática da morte constituída pelos preceitos retóricos, poéticos e éticos que remontam à tradição pagã clássica e às teorias dogmáticas da Patrística e da Escolástica, divulgadas, teorizadas e recuperadas nas malhas do pensamento teológico e filosófico do tempo histórico seiscentista. Em paralelo a isso, porém sem abrir mão de fazer convergir esse fluxo de questões, esta tese comentará, finalmente, a diferença, nas pregações que o inaciano português realiza para e sobre os seus diversificados públicos (letrados, colonos, indígenas, africanos), quando adapta ao decoro circunstancial, no tom do discurso, modulando a palavra à Palavra, a intenção à missão, o meio ao fim, para produzir uma ajustada pregação sobre a morte na qual prevalece o princípio de adequação a cada auditório mediante um contato perspectivado com o que se entende por verdade, vida e morte, à época. Em síntese, este trabalho orienta-se pelas linhas teóricas que pensam arqueologicamente os pressupostos retórico-poéticos, teorias as quais buscam compreender o tempo em foco a partir dos seus próprios instrumentos de produção discursiva, absolutamente dominados por Vieira. Pregador icônico de seu tempo, o inaciano em foco pregou a morte ajustada às casualidades políticas e teológicas, concedendo, repreendendo e convencendo a quem fosse necessário, como manda o decorum, para manter estável a natural desigualdade que marca o histórico das relações assimétricas constituidoras da sociedade do Antigo Regime português
Abstract: This thesis focus itself in the examination of the sermoning of Antonio Vieira, considering it as a textual portrait on the topic of death, a sort of discursive matrix of Luso-Brazilian parenetics, immersed in the Catholics pastoral and, therefore, founded in both fear and guilty, widely spread in the Tridentine context of Colonial Brazil and Europe. Specifically here, we intend to analyze how researchers could consider the topic of ars moriendi reconfigurately as the epicenter of Vieira's oratory, whose purpose would be to conduct the believer to the 'good death'. Against the idea of the 'eulogy' ingeniously applied in the text of Erasmus of Rotterdam about madness – as a revelation of the importance of ars moriendi. It also shows itself a praise of this topos, namely a commonplace; regarding the work of Vieira, it would suggest an opening to a multifaceted oratory adjusted to the theological and political interests of this time, although it founded itself in the monumental repertoire of traditions. Our purpose will fix in the configurator scenes of the discourse on memento mori into Vieira's work - scenes of preaching at the court, directed to Indians and Africans enslaved. Moreover, it showed how those sermons assimilate and refresh a discursive funereal tradition, a death didactics constituted by rhetoric, poetic and ethic precepts that date back to the Greco-Roman pagan tradition and to both Patristic and Scholastic dogmatic theories. The sermons had shown, theorized and recovered those theories in the philosophical and theological thoughts of the historic Seventeenth Century. Alongside this, without giving up of converging the flow of the questions, this thesis will comment, finally, the difference - considering the sermons when the Portuguese priest to and about their diverse audiences (literates, settlers, Indians, Africans) - adapted to the circumstantial decorum, in the tone of discourse. This process happens modulating words to Word, the intention to the mission, the means to the purpose, in order to product, in our point of view, an adjusted sermon about the death where it is predominant the adequate principle to each audience through a prospected contact about the concepts of truth, life and death, at that time. A well-known preacher at his time, Vieira as focus, we defend, he defended the death adjusted to the political and theological causalities, conceding, reprehending and convincing all those believers, according to decorum. The adequacy specific demanded in the speech maintained stable the natural inequality in the asymmetrical relations, which constituted the Portuguese Old Regime
Palavras-chave: Death
Rhetoric
Seventeenth century
Morte
Retórica fúnebre
Antônio Vieira
Século XVII
Vieira, Antônio, 1608-1697– Crítica e interpretação
Morte na literatura
Língua portuguesa - Retórica
Vieira, Antônio, 1608–1697 – Oratória
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Felipe Lima da. À roda da eternidade: o elogio da morte e outros discursos sobre finitude na oratória de Antônio Vieira. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16730
Data de defesa: 6-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Felipe Lima da Silva - 2021 - Completa.pdf1,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.