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Tipo do documento: Tese
Título: Histórias em quadrinhos no ensino-aprendizagem do português como língua de herança
Título(s) alternativo(s): Bandes dessinées dans l’enseignement-apprentissage de portugais langue d’héritage
Autor: Caldeira, Brízzida Anastácia Souza Lobo de Magalhães 
Primeiro orientador: Saliés, Tânia Mara Gastão
Primeiro membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Ramos, Paulo Eduardo
Quarto membro da banca: Lima-Hernandes, Maria Célia
Resumo: O ensino-aprendizagem de português em instituições estrangeiras pode ter como público-alvo aprendizes do português como língua estrangeira (PLE); alunos nascidos em países de língua portuguesa, que moram no estrangeiro e continuam os estudos da sua língua materna (PLM); ou alunos oriundos de famílias que têm o português como língua de origem e estudam o português como língua de herança (PLH), por razões afetivas. Nesta pesquisa, busca-se entender se e como a leitura e a manipulação de histórias em quadrinhos podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança em contextos variados de ensino, que abrigam alunos de PLE e PLH. Para tanto, foram compiladas narrativas escritas e orais produzidas por alunos a partir da leitura de histórias em quadrinhos (HQs), assim como entrevistas semiestruturadas de rememoração das atividades. A geração de dados ocorreu ao longo de um semestre em que atuei como professora regente de aulas na Universidade Rennes 2 e através da gravação de duas aulas de dois cursos privados da cidade de Rennes. Os dados foram analisados à luz da Linguística Cognitiva, tendo como categorias de análise os seguintes conceitos: categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015); Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987); e mesclagem, na Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002). A análise dos dados foi organizada a partir de cada contexto e contemplou as seguintes etapas: práticas pedagógicas; quadrinhos utilizados; produções escritas e orais dos alunos; e entrevistas de rememoração, no caso dos alunos da universidade. As interações em cada entrevista foram analisadas segundo a estrutura de tópicos (GÖRSKI, 1993; CHAFE, 1994). Inspirada em Bernardo (2002), a estrutura de tópicos é organizada a partir dos Espaços Mentais (FAUCONNIER; TURNER, 2002) ativados por gatilhos linguísticos presentes na interação verbal. Os entendimentos emergentes da análise foram cristalizados segundo Richardson (2018). Essa visão analítica considera a existência de múltiplos ângulos de aproximação dos dados de acordo com várias perspectivas, desconstruindo a ideia tradicional de verdade absoluta. Espera-se compreender, a partir da análise, (1) qual seria o papel dos quadrinhos na prática pedagógica de PLH; (2) os processos cognitivos ativados na leitura das HQs por esses alunos, refletidos nas produções textuais e orais subsequentes. Espera-se ainda compreender (3) os entendimentos que essa experiência nos permite construir em relação ao ensino-aprendizagem de PLH em contextos variados. Dentre os entendimentos gerados, destaco terem as HQs mediado a construção de conhecimento ao propiciarem exposição linguística e evocarem aspectos culturais na pré e pós-leitura. Tal exposição linguística gerou, igualmente, oportunidades para a integração do conhecimento prévio dos alunos (os MCIs) com aquele coconstruído interacionalmente, permitindo a emergência de sentidos inéditos pela Integração Conceptual. Ademais, os resultados corroboram as colocações de Reid (1998) acerca das características dos falantes de herança, visto que as habilidades de compreensão e produção oral dos participantes de PLH se mostraram superiores aos de alunos de PLE
Abstract: L'enseignement-apprentissage du portugais dans les établissements étrangers peut cibler les apprenants de portugais en tant que langue étrangère (PLE), les étudiants de pays de langue portugaise qui vivent à l'étranger et suivent leurs études de portugais comme langue maternelle (PLM) ou les étudiants de familles dont la langue d’origine est le portugais qui l’étudient comme langue d'héritage (PLH) en raison d'un lien affectif. Cette recherche vise à comprendre si et comment la lecture et la manipulation de bandes dessinées peuvent contribuer au processus d'enseignement-apprentissage du portugais en tant que langue d’héritage dans des contextes d'enseignement variés, qui accueillent des étudiants de PLE et PLH. Ainsi, des récits écrits et oraux produits par les étudiants à partir de la lecture de bandes dessinées sont compilés, de même que des entretiens semi-structurés. La génération de données s'est déroulée sur un semestre en tant qu'enseignant à l'Université Rennes 2 et à travers l'enregistrement de deux classes de deux cours privés à Rennes. Les données sont analysées à partir de la Linguistique Cognitive, avec les catégories d'analyse suivantes : catégorisation et recatégorisation en L2 (LITTLEMORE, 2015) ; Modèles Cognitifs Idéalisés (LAKOFF, 1987) ; et la Théorie d’Intégration Conceptuelle (FAUCONNIER ; TURNER, 2002). L'analyse des données est organisée autour de chaque contexte et comprend les étapes suivantes : des pratiques pédagogiques ; des bandes dessinées utilisées ; des productions écrites et orales des étudiants ; et des entretiens, en ce qui concerne les étudiants universitaires. Les interactions de chaque entretien sont analysées en fonction de l'aperçu des sujets (GÖRSKI, 1993 ; CHAFE, 1994). Inspiré de Bernardo (2002), l'aperçu des sujets est organisé à partir des Espaces Mentaux (FAUCONNIER ; TURNER, 2002) constitués par les déclencheurs linguistiques présents dans l'interaction verbale. Les compréhensions issues de l'analyse ont été cristallisées selon Richardson (2018). Cette vision analytique considère l'existence de multiples angles d'approximation des données, déconstruisant, ainsi, l'idée traditionnelle de vérité absolue. Il est souhaité, à partir de l'analyse, (1) comprendre quel serait le rôle de la bande dessinée dans la pratique pédagogique de PLH ; (2) les processus cognitifs activés dans la lecture de bandes dessinées par ces étudiants, reflétés sur les productions textuelles et orales ultérieures. Il est également espéré de saisir (3) les compréhensions que cette expérience nous permet de construire par rapport à l'enseignement-apprentissage de PLH dans différents contextes. Parmi les résultats, je souligne que la bande dessinée a servi comme médiatrice de la construction du savoir en offrant une exposition linguistique et en évoquant des aspects culturels en pré- et post-lecture. Une telle exposition linguistique a également générée des opportunités d'intégration des connaissances antérieures des étudiants (les MCIs) avec celles qui sont co-construites de manière interactionnelle, permettant l'émergence de nouvelles significations grâce à l'intégration conceptuelle. De plus, les résultats corroborent les affirmations de Reid (1998) sur les caractéristiques des apprenants de LH, car ses compétences de compréhension et de production orale se sont avérées supérieures à celles des étudiants de PLE
Palavras-chave: Enseignement-apprentissage de PLH
Lecture des bandes dessinées
Récits
Cognition située
Processus cognitifs
Ensino-aprendizagem de PLH
Leitura de histórias em quadrinhos
Narrativas
Cognição situada
Processos cognitivos
Língua portuguesa – Estudo e ensino
História em quadrinhos na educação
Aquisição da segunda língua
Gramática cognitiva
Aquisição de linguagem
Linguagem e línguas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CALDEIRA, Brízzida Anastácia Souza Lobo de Magalhães. Histórias em quadrinhos no ensino-aprendizagem do português como língua de herança. 2021. 305 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16731
Data de defesa: 18-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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