Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16733
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A funcionalidade das metáforas gramaticais em editoriais de jornal |
Título(s) alternativo(s): | La funcionalidad de las metáforas gramaticales en editoriales de periódicos The functionality of grammatical metaphor in newspaper editorials |
Autor: | Sousa, Michele Cristine Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | Fernandes, Magda Bahia Schlee |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Dutra, Vania Lúcia Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri |
Quarto membro da banca: | Coelho, Fábio André Cardoso |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira a metáfora gramatical ideacional contribui para a produção da argumentação nos editoriais de jornais, mais precisamente nos veiculados na Folha de S. Paulo, no Jornal do Brasil, no Estado de S. Paulo e no Globo. Tal análise está ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 1989, 2004, 2009; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004, 2006, 2014; MARTIN & ROSE, 2012; TAVERNIERS, 2003, THOMPSON, 2004), com ênfase na metafunção ideacional e em alguns recursos da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2004). Em função desse aparato teórico, a metodologia adotada parte da pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura das obras citadas. Compreende-se que os editoriais são concebidos como documentos situados em um período histórico-social, enquadrando a tese na pesquisa documental. Ressalta-se que a abordagem adotada é de cunho quali-quantitativo, em uma junção entre uma análise mais subjetiva aliada à quantitativa, com percentual das ocorrências do fenômeno. Acrescenta-se que a pesquisa é de cunho descritivo-interpretativo, ou seja, explora e explica com vistas a elucidar o objeto de análise. A pesquisa comprovou a hipótese de que a metáfora gramatical é um recurso argumentativo poderoso que possibilita a indicação de juízo de valor, a objetificação, a não negociação de sentido, a ativação do conhecimento compartilhado e o apagamento da figura do ator social, dando à construção ares de verdade absoluta. A análise de tal exclusão dos participantes foi descrita pela representação dos atores sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Em suma, a metáfora gramatical ideacional foi concebida na presente tese como um relevante recurso argumentativo, com vista a oportunizar e evidenciar o discurso do jornal |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze how the ideational grammatical metaphor contributes to the production of arguments in newspaper editorials, more precisely in those published in Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, in the Estado de S. Paulo and in Globo. Such analysis is anchored in the theoretical assumptions of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1985, 1989, 2004, 2009; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004, 2006, 2014; MARTIN & ROSE, 2012; TAVERNIERS, 2003, THOMPSON, 2004), with an emphasis on ideational meta-function and in some resources of Corpus Linguistics (SARDINHA, 2004). Due to this theoretical apparatus, the methodology adopted is part of the bibliographic research, with literature review of the works cited. It is understood that the editorials are conceived as documents located in a historical-social period, framing the thesis in the documentary research. It is noteworthy that the approach adopted is of quali-quantitative nature, in a junction between a more subjective analysis combined with a quantitative one, with a percentage of the occurrences of the phenomenon. It is added that the research is of descriptive-interpretative nature, that is, it explores and explains in order to elucidate the object of analysis. The research proved the hypothesis that the grammatical metaphor is a powerful argumentative resource, which allows the indication of value judgment, objectification, non-negotiation of meaning, the activation of shared knowledge and the erasure of the actor's figure, give the construction airs of absolute truth. The analysis of such exclusion of the participants was described by the representation of the social actors (VAN LEEUWEN, 2008). In short, the ideational grammatical metaphor was conceived in the present thesis as a relevant argumentative resource, with a view to providing opportunities and highlighting the newspaper's discourse El objetivo principal de este trabajo es analizar cómo la metáfora gramatical ideacional contribuye a la producción de argumentos en editoriales de periódicos, más precisamente en los publicados en Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, en el Estado de S. Paulo y en Globo. Dicho análisis está anclada en los supuestos teóricos de la Lingüística Sistémico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 1989, 2004, 2009; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004, 2006, 2014; MARTIN & ROSE, 2012; TAVERNIERS, 2003, THOMPSON, 2004), con énfasis en la metafunción ideacional y en algunos recursos de Corpus Linguistics (SARDINHA, 2004). Debido a este aparato teórico, la metodología adoptada forma parte de la investigación bibliográfica, con una revisión bibliográfica de los trabajos citados. Se entiende que las editoriales se conciben como documentos ubicados en un período histórico-social, enmarcando la tesis en la investigación documental. Es de destacar que el enfoque adoptado es de carácter cuali-cuantitativo, en un cruce entre un análisis más subjetivo combinado con uno cuantitativo, con un porcentaje de las ocurrencias del fenómeno. Se agrega que la investigación es de carácter descriptivo-interpretativo, es decir, explora y explica con intención de dilucidar el objeto de análisis. La investigación demostró la hipótesis de que la metáfora gramatical es un poderoso recurso argumentativo, que permite la indicación del juicio de valor, la objetivación, la no negociación de significados, la activación del conocimiento compartido y la exclusión de la figura del actor, dándole a la construcción aires de verdad. El análisis de la exclusión de los participantes fue descrito por la representación de los actores sociales (VAN LEEUWEN, 2008). En definitiva, la metáfora gramatical ideacional fue concebida en la presente tesis como un recurso argumentativo relevante, con el fin de generar oportunidades y resaltar el discurso del periódico |
Palavras-chave: | Metáfora gramatical ideacional Argumentácion Actores sociales Ideational grammatical metaphor Systemic-functional linguistics Discourse Argumentation Social actors Metáfora gramatical ideacional Linguística sistêmico-funcional Discurso Argumentação Atores sociais Metáfora Linguística Discurso, alocuções, etc Editoriais Jornais – Seções, colunas, etc Linguística de corpus |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SOUSA, Michele Cristine Silva de. A funcionalidade das metáforas gramaticais em editoriais de jornal. 2021. 228 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16733 |
Data de defesa: | 14-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Michele Cristine Silva de Sousa - 2021 - Completa.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.