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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres da Baixada Fluminense e o acesso à educação superior: trajetórias, desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Women from the Baixada Fluminense and the access to higher education: trajectories, paths and perspectives
Autor: Sartor, Maria de Lourdes de Lucena 
Primeiro orientador: Amaro, Ivan
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Santos, Sônia Beatriz dos
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as trajetórias de estudantes do PréVestibular Social do CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro), pólo Nilópolis, em sua tentativa de acessar o ensino superior, buscando investigar seus percursos escolares/acadêmicos, bem como os desafios, as estratégias e as perspectivas que as mesmas elaboram a respeito dessas vivências no que toca ao acesso à educação superior. A abordagem empreendida buscou considerar as articulações entre os marcadores sociais de classe, gênero e raça e seu entrelaçamento com as perspectivas e possibilidades dessas mulheres acessarem a universidade, se aproximando, dessa forma, de um viés interseccional. Combinado a isso, quanto à metodologia da pesquisa, foram utilizados os procedimentos da História Oral, mesclando as modalidades História Temática e História de Vida, permitindo assim não só analisar as trajetórias de vida das entrevistadas, como também perceber os sentidos e valores que estas lhes atribuem. Através dessa investigação foi possível perceber a força da concepção liberal presente no discurso meritocrático no que toca ao acesso ao ensino superior, bem como as relações entre esta perspectiva e o Pré-Vestibular Social
Abstract: The present study aims to analyze the trajectories of students from the CEDERJ Pre-Vestibular Social, Nilópolis, in their attempt to Access higher education, seeking to investigate their academic pathways, as well as the challenges and perspectives they elaborate about these experiences. The approach adopted sought to consider the articulations between the social markers of class, gender and race and their interweaving with the perspectives and possibilities of these women to Access the university, thus approaching na intersectional bias. Combined with this, as for the instrumentalization of the research, I used Oral History procedures, mixing the Thematic History and Life History modalities, thus allowing not only to analyze the life trajectories of the interviewees, but also to perceive the meanings and values that they attribute to these life pathways. Through this research it was possible to perceive the strength of the liberal conception present in the meritocratic discourse regarding access to higher education, as well as the relations between this perspective and the Social Pre-Vestibular
Palavras-chave: Meritrocracy
Community education
Pré-vestibular social
Meritocracia
Mulheres no nível superior
Educação comunitária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SARTOR, Maria de Lourdes de Lucena. Mulheres da Baixada Fluminense e o acesso à educação superior: trajetórias, desafios e perspectivas. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16738
Data de defesa: 27-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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