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Tipo do documento: Dissertação
Título: A decolonização das subjetividades dos estudantes do curso normal: um olhar CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) em face a um processo homogeneizador da cultura
Título(s) alternativo(s): The decolonization of the subjectivities of Normal Course Students: a look at CTS (Science - Technology - Society) in homogenizer a process of culture
Autor: Pessôa, André Luís de Moura 
Primeiro orientador: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Primeiro coorientador: Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Santos, Maria de Fatima Lima
Resumo: A preocupação inicial dessa pesquisa reside em considerar uma possível subjetividade colonizada, subjetividade essa com influências do esvaziamento histórico e da concomitância das ações do “poder”, em considerar uma possível superioridade da metrópole em detrimento da colônia. No campo da educação, a observação e reflexão apontam para a tendência de que o afastamento da Matemática e das Ciências da Natureza, para além de disciplinas que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, possibilitam as discussões acerca do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia e sua influência na Sociedade, enquanto chave de leitura de mundo para uma efetiva participação enquanto cidadão. Este trabalho é constituído a partir de um olhar imbricado com a perspectiva de ensino CTS (Ciência –Tecnologia –Sociedade), aliada aos Direitos Humanos e elementos de referenciais decoloniais. Investiguei de que forma a estratégia didática do CTS-ARTE pode de contribuir para uma educação crítica diante de uma suposta subjetividade colonizada dos estudantes. O campo de pesquisa foi realizado em um Instituto de Educação, localizado no Rio de Janeiro, com início no ano eletivo de 2017 até fevereiro de 2019, acompanhando um projeto implementado por um Laboratório de Ensino-Aprendizagem do Curso Normal que utilizou a perspectiva de ensino CTS. Adotando uma metodologia em processo com base Empírico/Teórica aliada à Pesquisa de Campo. Consiste em uma aproximação prévia com o campo de pesquisa onde, durante a convivência, as problemáticas emergiram. O referencial teórico adotado para esta pesquisa está ligado a elementos da estratégia didática CTS-ARTE elaborada pelo grupo de pesquisa em Ensino de Física da UERJ (OLIVEIRA e QUEIROZ), perspectiva CTS (SANTOS, MORTIMER e BERNARDO) e elementos do pensamento social africano apresentado por MACEDO, que tem aproximação com a perspectiva da afrocentricidade e teóricos como Fanon e Achille Mbembe. Não temos a pretensão de oferecer uma resposta pronta para os males da educação contemporânea, mas percebemos a necessidade de ações entre os professores que atuam na Educação Básica, na Formação Docente em Nível Médio e Superior e também os respectivos discentes, a fim de expandir as práticas de utilização da perspectiva CTS
Abstract: The initial concern of this research is to provide a possible subjectivity settled, from the historical and emptying of the concomitance of the actions of "power", considering an apparent superiority of the metropolis over the colony. In the field of education, the observation and the reflection point to the trend of distance of mathematics and the natural sciences, in addition to courses that promote the development of logical-mathematical reasoning, allows discussions about development of science and technology and they influence in society like a key to interpretation an effective citizen participation. This study is compromised with the STS education perspective (Science-Technology-Society), combined with human rights and decolonization references elements. I investigated how the didactic strategy of STS-art can contribute to a critical education on an alleged colonized subjectivity of students. The search was conducted in an educational Institute, situated in Rio de Janeiro, in the beginning of 2017 until February 2019, following a project implemented by the laboratory of teaching-learning of Normal Course that used the STS education perspective. It was adopted a methodology in empirical-theoretical based process combined with field research. This approach presupposed a prior approach with the search field where, during coexistence, the problems emerged. The theoretical framework adopted for this research is linked to the elements of the didactic strategy STS-ART compiled by the research group in physics teaching of UERJ (Oliveira e Queiroz), STS perspective (Santos, Mortimer and Bernardo) and elements of the African social thinking presented by Macedo, that approach with elements of afrocentricity and theorists as Fanon and Achille Mbembe. We don't have the purpose of providing a response to the ills of contemporary education, but we realize the need of actions among the teachers who works in basic education, in the teacher training high-school and also their students, in order to expand perspective utilization practices STS
Palavras-chave: Science, Technology, Society
Teacher training
Colonization
Culture
Formação docente
Colonialidade
Cultura
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Ciência – Aspectos sociais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PESSÔA, André Luís de Moura. A decolonização das subjetividades dos estudantes do curso normal: um olhar CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) em face a um processo homogeneizador da cultura. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16741
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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