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Tipo do documento: Tese
Título: Herança e promessa na política curricular do Profaps: a subjetivação dos técnicos da saúde nos discursos da integração ensino-serviço e da profissionalização
Título(s) alternativo(s): Heritage and promise in Profap's curricular policy: the subjectivation of health technicians in the discourses of teaching-service integration and professionalization
Autor: Batistella, Carlos Eduardo Colpo 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Macedo , Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Vieira , Monica
Terceiro membro da banca: Guizardi, Francini Lube
Quarto membro da banca: Franco , Túlio Batista
Resumo: Esta tese tem como temática central as políticas curriculares de educação profissional de nível médio em saúde, e compreende a investigação dos processos de subjetivação dos técnicos a partir dos discursos hegemônicos no Profaps. Assumindo uma perspectiva pós-estrutural, busco na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e na desconstrução de Derrida os aportes para entender a política como ontologia do social. Com a apropriação destes registros ao campo do currículo, principalmente pelos trabalhos de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, as políticas curriculares são interpretadas como luta pela significação do que vem a ser o currículo, a educação e a saúde. Detenho meu interesse na investigação de duas formações discursivas que hegemonizaram a formação técnica em saúde nas últimas décadas e que emergem (im)possibilitadas pelo antagonismo ao discurso flexneriano e ao trabalho não qualificado: a integração ensino-serviço e a profissionalização. Como textualidades da política, foram investigados documentos assinados na esfera oficial, revistas jornalísticas de comunidades políticas e publicações acadêmicas. Na reativação das contingências que propiciaram a sedimentação destes discursos, destaco a herança como condição de emergência do Profaps e a estrutura de promessa como parte de uma lógica política que busca suturar a falta constitutiva da objetividade social. Argumento que tais discursos não promovem aquilo que pretendem afirmar. Pelo contrário, ao atribuírem à formação o poder fantasmático de realizar a mudança do modelo de atenção e a profissionalização, insistem em dar um conteúdo normativo para o currículo e subjetivam os técnicos como agentes improváveis da mudança do modelo de atenção, como trabalhadores subordinados e profissionais competentes nos marcos do gerencialismo. Afirmo que a integração ensino-serviço na formação de técnicos é sustentada pela construção discursiva da impossibilidade de os trabalhadores ausentarem-se de suas atividades para os processos formativos, constituindo-se num arranjo precário que disputa os espaços da rotina dos serviços e privilegia a dimensão prática do saber-fazer. Argumento que o discurso da profissionalização envolve um messianismo escatológico que anuncia a emancipação, a eficiência e a qualidade via desenvolvimento de competências. Por meio de uma operação metonímica, a profissionalização é reduzida à formação, apagando ou excluindo as demais dimensões dessa significação. A tentativa de superar a matriz disciplinar favorece a articulação do discurso da integração ensino-serviço com a pedagogia das competências, hegemonizando os sentidos da profissionalização. Na defesa da mudança na formação, as tradições da saúde coletiva e do modelo biomédico gerencialista são deslocadas, articulando-se em defesa da normatividade dos currículos e da centralidade dos conhecimentos. Questiono a possibilidade de se estabelecer fundamentos epistemológicos e identitários capazes de suturar, de uma vez por todas, a adequação de conteúdos e de perfis profissionais às necessidades de saúde. Defendo, pelo contrário, que a política não deve ser entendida apenas como a produção de um centro, a fixação de um sentido, mas também como produção da instabilidade, de linhas vazantes de significado, de novas articulações hegemônicas e novas possibilidades de ser profissional.
Abstract: This thesis has as its central theme the curricular policies of middle-level professional education in health, and comprises the investigation of the processes of subjectivation of technicians from the hegemonic discourses in Profaps. Assuming a post-structural perspective, I seek in the Discourse Theory of Laclau and Mouffe and in the deconstruction of Derrida the contributions to understand politics as ontology of the social. With the appropriation of these records to the field of curriculum, mainly by the works of Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo, curricular policies are interpreted as a struggle for the meaning of what is the curriculum, education and health. I hold my interest in the investigation of two discursive formations that have hegemonized technical training in health in recent decades and that emerge (im)made possible by antagonism to flexnerian discourse and unskilled work: integration education-service and professionalization. As textualities of politics, documents signed in the official sphere, journalistic journals of political communities and academic publications were investigated. In reactivating the contingencies that provided the sedimentation of these discourses, I highlight the inheritance as an emergency condition of Profaps and the promise structure as part of a political logic that seeks to suture the constitutive lack of social objectivity. I argue that such discourses do not promote what they intend to affirm. On the contrary, by attributing to training the fantasmatic power of performing the change of the care model and professionalization, they insist on giving a normative content to the curriculum and subjective technicians as unlikely agents of change of the care model, subordinate workers and competent professionals in the frameworks of managerialism. I state that the teaching-service integration in the training of technicians is supported by the discursive construction of the impossibility of workers absent from their activities for the formative processes, constituting a precarious arrangement that disputes the spaces of the routine of services and privileges the practical dimension of know-how. I argue that the discourse of professionalization involves an eschatological messianism that announces emancipation, efficiency and quality through skills development. Through a methonicmic operation, professionalization is reduced to training, erasing or excluding the other dimensions of this meaning. The attempt to overcome the disciplinary matrix favors the articulation of teaching-service integration discourse with the pedagogy of skills, hegemonizing the meanings of professionalization. In the defense of change in training, the traditions of collective health and the managerial biomedical model are displaced, articulating in defense of the normativity of curricula and the centrality of knowledge. I question the possibility of establishing epistemological and identity foundations capable of suture, once and for all, the adequacy of professional contents and profiles to health needs. I argue, on the contrary, that politics should not be understood only as the production of a center, the fixation of a sense, but also as production of instability, of lines leaking meaning, new hegemonic articulations and new possibilities of being Professional.
Palavras-chave: Curricular policies
Teaching-Service Integration
Professionalization
Professional training
Profaps
Discourse Theory
Professional training
Políticas curriculares
Integração Ensino-Serviço
Profissionalização
Profaps
Teoria do Discurso
Capacitação profissional
Identidades profissionais
Professional identities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo. Herança e promessa na política curricular do Profaps: a subjetivação dos técnicos da saúde nos discursos da integração ensino-serviço e da profissionalização. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16744
Data de defesa: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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