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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e Movimento Social: Contribuições de um pré-vestibular com o recorte de gênero e sexualidade na vida dos egressos trans
Título(s) alternativo(s): Education and Social Movement: Contributions of a pre-university entrance course with a gender and sexuality cut in the lives of trans graduates
Autor: Fournier, Ana Cristina 
Primeiro orientador: Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
Primeiro membro da banca: Amaro, Ivan
Segundo membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Resumo: Esta pesquisa dedicou-se a analisar as contribuições de um pré-vestibular com recorte de gênero e sexualidade e/ou vulnerabilidade social a partir do diálogo com os egressos do preparatório do ano de 2018 que, atualmente, cursam ensino superior em universidades públicas. Os percursos escolhidos para o diálogo foram as entrevistas semi-estruturadas feitas pessoalmente em locais previamente marcados com os seis entrevistados, os quais forneceram todas as informações relevantes que estabeleceram os desdobramentos desta pesquisa. Tais informações agregaram valor às perspectivas de autores como Nascimento (2008) e Carvalho (2005), que aprofundam as questões sobre os cursos pré-vestibulares que trabalham com os temas do racismo, do preconceito e da discriminação racial; como Gohn (2016) e Trilha (2008) que abordam o entendimento da relação do movimento social com a educação que acentua diferentes aprendizagens aos envolvidos nos processos, além da reflexão sobre educação formal e educação não formal como categorias que se intrometem mutuamente; e como Louro (2012) e Bento (2018) na compreensão dos padrões normalizadores impostos na sociedade, mas que, ao mesmo tempo, fornecem a pauta para transgressões. Através das entrevistas, foi possível investigar as relações dos egressos com a educação formal e como subverteram as regras para suas vivências nas escolas, e elaborar uma das estratégias possíveis para pensarmos em uma escola que possa abarcar todas as pessoas juntamente com suas diferenças. As contribuições da pesquisa consistem em refletir sobre a/as maneira/as que a ação educativa com o recorte de gênero e sexualidade atuou e potencializou os projetos de vida destes estudantes além de identificar as dificuldades para expressarem suas representações de gênero e suas sexualidades nas instituições de ensino, muitas vezes beirando à marginalização e ao silenciamento de suas identidades. Ademais, destacaram-se os processos de violência vividos e as subversões realizadas. Considera-se que a educação proposta pelo preparatório para o vestibular com foco na pessoa trans potencializou positivamente suas vidas, antes mesmo da entrada na universidade, com uma consciência política desenvolvida juntamente com a militância individual e/ou coletiva, chamando atenção para a metodologia vivenciada no espaço que se desenvolve através da valorização do sujeito trans e da rede de apoio conquistada pela coletividade.
Abstract: This research was dedicated to analyzing the contributions of a pre-college course focused on gender, sexuality, and/or social vulnerability, based on the dialogue with the students from 2018, who currently , attend higher education in public universities. The paths chosen for the dialogue with the five graduates were semi-structured interviews conducted in person in previously scheduled locations and that provided all the relevant information that established the developments of this research.Such information added value to the perspectives of authors such as Nascimento (2008) and Carvalho (2005) who deepen the questions about the pre-colleges courses that work with the themes of racism, prejudice and racial discrimination; as Gohn (2016) and Trilha (2008) who approach the understending of the relation of the social movement and the education that accentuates different learnings for those involved in the processes and the reflection on formal and non-formal education as categories that interfere with each other; and as Louro (2012) and Bento (2018) in understanding of the normalizing standards that were imposed on society, but which, at the same time, provide the agenda for transgressions. Through the interviews, it was possible to investigate the relations of graduates with formal education and how they subverted the rules for their experiences in schools, and to elaborate one of the possible strategies for thinking about a school that can reach all people together with their differences. The research contributions consist of knowing how the educational action with the gender and sexuality cut acted and potencialized the life projects of these students, besides identifying the difficulties to express their representations of gender and their sexualities in educational institutions, often bordering on the marginalization and silencing of their identities. In addition, the processes of violence experienced and the subversions carried out stood out. It is considered that the education proposed by the pre-college with a focus on the trans person positively potentialized their lives, even before entering university, with a political awareness developed with individual or collective militancy, and that, calls attention to the methodology experienced in the space that develops itself showing a range of possibilities and with a support network conquered by the community
Palavras-chave: Movimento Social
Pré-vestibular
Transexualidade
Social Movement
Pre entrance exam
Transsexuality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FOURNIER, Ana Cristina. Educação e Movimento Social: contribuições de um pré-vestibular com o recorte de gênero e sexualidade na vida dos egressos trans. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16746
Data de defesa: 18-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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