Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16749
Tipo do documento: Tese
Título: PACT: programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial
Título(s) alternativo(s): Alternative Tactile Communication Program for Children with Multiple Sensory Disabilities
Autor: Moreira, Flavia Daniela dos Santos 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Deliberato, Débora
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Nunes, Leila Regina d'Oliveira de Paula
Quarto membro da banca: Redig, Annie Gomes
Resumo: A presente tese orientou se para investi gar a seguinte que stão de pesquisa: a Comunicação Alternativa por meio da associação de gestos, objetos e símbolos táteis pode favorecer ações comunicativas e atos comunicativos em crianças com deficiência múltipla sensorial? Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em elaborar um programa de Comunicação Alternativa tátil baseado na associação de gestos, objetos e símbolos táteis e avaliar seus efeitos mediante a manifestação de ações comunicativas e atos comunicativos por crianças com deficiência múltipla sensorial. A pesquisa se desenvolveu em duas fases chamadas de Estudo I e Estudo II. O Estudo I tev e início em maio de 2017 com finalização em novembro desse mesmo ano. Os participantes dessa primeira fase foram 3 crianças com idades entre 5 e 6 a nos, com deficiênc ia visual e outros comprometimentos associados e sem comunicação verbal. Os comportamentos analisados foram os seus atos comunicativos (verbais, vocais, gestuais, mistos, de protesto, respostas de “sim” e “não”) e suas ações comunicativas (uso de gestos, o bjetos de referência, símbolos táteis). Os dados foram coletados por meio de filmagens que ocorreram em uma escola da região sudeste do país. O Estudo II foi uma continuação e ampliação do programa de Comunicação Alternativa Tátil iniciad o no Estudo I. Ocorreu primeiramente na mesma escola do Estudo I, com início em junho de 2018 e término em o utubro desse mesmo ano. A continuação do Estudo II foi na casa da criança participante, iniciando em novembro de 2018 e terminando em janeiro de 201 9. O participante dessas etapas foi somente uma das crianças participantes do Estudo I, para que ela utiliza sse objetos e símbolos táteis com o propósito de representar atividades de sua rotina escolar e também atividades de seu interesse em sua casa. O Estudo II analisou ações comunicativas quanto ao uso de objetos e símbolos táteis, cartões de comunicação bási ca e a ação de despregar e pregar o símbolo tátil “dia de atividade” da prancha. Esta é uma pesquisa de cunho quase experimental intrassujeiro do tipo A B, sendo A linha de base e B intervenção. Apresenta as seguintes variáveis: Variável Dependente ações comunicativas e atos comunicativos das crianças; Variável Independente programa de Comunicação Alternativa Tátil. Os resultados mostraram que as crianças participantes se relacionaram positivamente com os recursos da Comunicação Alternativa Tátil e que os objetivos da pesquisa foram alcançados quando as crianças compreenderam o significado da associação de gestos, objetos e símbolos táteis e quando utilizaram esses recursos de forma autônoma para fazer pedidos. Entre outras coisas, concluiu se que o Programa de Comunicação Alternativa Tátil deve ser reaplicado por outros professores a fim de favorecer atos comunicativos e ações comunicativas em outr as crianças sem co municação funcional.
Abstract: The present thesis was oriented to investigate the following research question: the Alternative Communication t hrough the associa tion of gestures, objects and tactile symbols can favor communicative actions and communicativ e acts in children with multiple sensory disabilities? In this sense, the general objective was to develop a tactile Alternative Communication program based on the association of gestures, objects and tactile symbols and to evaluate its effects through the manifestation of communicative actions and communicative acts by children with multiple sensory disabilities. The research was developed in two phases call ed Study I and Study II. Study I started in May 2017 and ended in November of that same year. Th e participants in this first phase were 3 children aged between 5 and 6 years, with visual impairment and other associated impairments and without verbal commun ication. The analyzed behaviors were his communicative acts (verbal, vocal, gestural, mixed, pro test, “yes” and “no” answers) and his communicative actions (use of gestures, objects of reference, tactile symbols). The data were collected through filming th at took place at a school in the southeastern region of the country. Study II was a continuation and expansion of the Alternative Tactile Communication program initiated in Study I. It first took place at the same school as Study I, begin ning in June 2018 and ending in October of that year. The continuation of Study II was at the participating child' s home, starting in November 2018 and ending in January 2019. The participant in these steps was only one of the children participating in Study I, so that she used objects and tactile symbols for the purpose of represent activities of your school routine and also activities of interest to you at home. Study II analyzed communicative actions regarding the use of objects and tactile symbols, basi c communication ca rds and the action of unfolding and nailing the tactile symbol "activity day" on the board. This is a quasi experimental, intrasubjective type A B survey, with A baseline and B intervention. It presents the following variables: Dependent variable childre n's communicative actions and communicative acts; Independent Variable Alternative Tactile Communication program. The results showed that the participating children were positively related to the resources of the Alternative Tactile Com munication and tha t the research objectives were achieved when the children understood the meaning of the associat ion of gestures, objects and tactile symbols and when they used these resources autonomously to make requests. Among other things, it was conc luded that the Alt ernative Tactile Communication Program must be reapplied by other teachers in order to favor com municative acts and communicative actions in other children without functional communication.
Palavras-chave: Tactile Alternative Communication
Tactile Symbols
Multiple Sensory Deficiency
Comunicação Alternativa Tátil
Símbolos Táteis
Deficiência Múltipla Sensorial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOREIRA, Flavia Daniela dos Santos. PACT: Programa de Comunicação Alternativa Tátil para Crianças com Deficiência Múltipla Sensorial. 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação/ PROPED/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16749
Data de defesa: 5-Fev-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Flavia Daniela dos Santos Moreira - 2020 - Completa.pdf4,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons