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Tipo do documento: Tese
Título: Produção de verdades nos discursos nas mídias sociais
Título(s) alternativo(s): Production of truths in discourses on social media
Autor: Ribeiro, Roure Santos 
Primeiro orientador: Jourdan, Camila Rodrigues
Primeiro membro da banca: Dias, Rosa Maria
Segundo membro da banca: Chevitarese, Leandro Pinheiro
Terceiro membro da banca: Schopke, Regina Helena Sarpa
Quarto membro da banca: Araujo, Marcelo Castaneda de
Resumo: Nesse trabalho foram realizadas pesquisas para descrever e analisar os discursos nas mídias sociais e seus impactos nas interlocuções dos indivíduos, em especial na plataforma YouTube apresentando subsídios capazes de demonstrar as relações de poder imbricados na produção e disseminação de verdades através de seus materiais audiovisuais. Primeiramente, se ampara nas ideias de Michel Foucault sobre a ordem do discurso, analisando os procedimentos de aceitação e exclusão dos discursos com a finalidade de controlar aquilo que é produzido e proferido na sociedade. Em seguida, aborda entendimentos sobre a sociedade de controle dialogando com os impactos da reestruturação econômica, das novas tecnologias da comunicação, da virtualização e seus efeitos nos atos discursivos nas mídias sociais. Para tanto, tornou-se necessário realizar uma breve análise das abordagens de Michel Foucault acerca das sociedades disciplinares que foram relidas por Deleuze para apontar a manifestação de novas mecânicas de controle e vigilância inseridos nas plataformas digitais. Averigua o contexto comunicativo na rede envolvendo as relações de poder, influência e memória tendo como foco o direcionamento customizado de discursos no YouTube subsidiado por técnicas de extração de dados comportamentais e de encadeamento de materiais audiovisuais. Neste sentido, identifica mecanismos de modulação que atuam na categorização e organização dos vídeos, podendo conter ações de manipulação para produzir interlocuções e imagens espetaculares atrativas e sedutoras para serem consentidas como verdades. Por fim, conclui que mídias sociais como o YouTube acabam aderindo ao jogo de palavras do discurso, ou seja, não importando o contexto, as mecânicas do poder se adaptam e fazem presentes com a finalidade de estabelecer espaços de dominação por meio da produção de suas verdades. Tal mídia somente estabelece novas formas comunicativas com grande intensidade participativa, sendo vigiadas e controladas imperceptivelmente por mecanismos autônomos que promovem mudanças de percepção de acordo com os interesses das relações de poder.
Abstract: In the work researches were carried out to describe and analyze the discourses on social media and their impacts on the interlocutions of individuals, especially on the YouTube platform, presenting subsidies capable of demonstrating the power relations intertwined in the production and dissemination of truths through their audiovisual materials. First, it relies on Michel Foucault's ideas on the order of discourse, analyzing the procedures for accepting and excluding discourses in order to control what is produced and delivered in society. Then, it addresses understandings about the control society dialoguing with the impacts of economic restructuring, new communication technologies, virtualization and their effects on discursive acts on social media. Therefore, it became necessary to carry out a brief analysis of Michel Foucault's approaches to disciplinary societies that were re-read by Deleuze to point out the manifestation of new control and surveillance mechanics inserted in digital platforms. Investigate the communicative context in the network involving the relations of power, influence and memory, focusing on the customized targeting of speeches on YouTube subsidized by techniques of extraction of behavioral data and overlapping of audiovisual materials. In this sense, it identifies modulation mechanisms that act in the categorization and organization of videos, and may contain manipulation actions to produce interlocutions and attractive and seductive spectacular images to be consented as truths. Finally, it concludes that social media like YouTube ends up adhering to the discourse wordplay, that is, regardless of the context, the mechanics of power adapt and make gifts in order to establish spaces of domination through the production of their own. truths. Such media only establishes new communicative forms with great participatory intensity, being imperceptibly monitored and controlled by autonomous mechanisms that promote changes in perception according to the interests of power relations.
Palavras-chave: Social media
Truth
Discourse analysis
Digital storytelling
Mídia social
Verdade (Filosofia)
Análise do discurso
Youtube (Recurso eletrônico)
Narrativas digitais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: RIBEIRO, Roure Santos. Produção de verdades nos discursos nas mídias sociais. 2021. 185 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16750
Data de defesa: 6-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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