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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16751
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre norma e permanência: um diálogo entre teoria e prática da arte da Península Ibérica após o Concílio de Trento |
Título(s) alternativo(s): | Between norm and permanence: a dialogue between theory and practice of art in the Iberian Peninsula after the Council of Trent |
Autor: | Abreu, Clara Habib de Salles ![]() |
Primeiro orientador: | Berbara, Maria Cristina Louro |
Primeiro membro da banca: | González García, Juan Luis |
Segundo membro da banca: | Pifano, Raquel Quinet de Andrade |
Terceiro membro da banca: | Quírico, Tamara |
Resumo: | Esta pesquisa pretende estabelecer uma relação entre teoria e prática da arte no contexto do Concílio de Trento na Península Ibérica. Buscamos entender se a severidade que marcou o campo teórico/intelectual do cristianismo nesse período foi assimilada pela esfera prática de produção e uso das imagens cristãs. Para alcançar nossas conclusões fizemos um cruzamento entre as orientações presentes nos tratados de arte com a produção e usos de imagens diretamente relacionadas ao tema da Encarnação de Cristo no ventre da Virgem Maria como a representação da Anunciação de Cristo e um modelo de imaginária conhecido como Virgem Abrideira. |
Abstract: | This research aims to establish a relationship between theory and practice of art in the context of the Council of Trent in the Iberian Peninsula. We seek to understand if the severity that marked the theoretical / intellectual field of Christianity in this period was assimilated by the practical sphere of production and use of Christian images. To reach our conclusions we made a cross between the orientations present in the treatises of art with the production and uses of images directly related to the theme of the Incarnation of Christ in the womb of the Virgin Mary as the representation of the Annunciation of Christ and an imaginary model known as Shrine Madonna. |
Palavras-chave: | Council of trent Iberian Peninsula Theory of art Iconography Uses of images Concílio de Trento Península Ibérica Teoria da arte Iconografia Usos das imagens Iconografia – Ibérica, Península (Espanha e Portugal) Concílio de Trento Interpretação de imagens Arte sacra – Séc. XVI Maria, Virgem, Santa, Arte |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | ABREU, Clara Habib de Salles. Entre norma e permanência: um diálogo entre teoria e prática da arte da Península Ibérica após o Concílio de Trento. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16751 |
Data de defesa: | 6-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese -Clara Habib de Salles Abreu - 2019 - Completa.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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