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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16755
Tipo do documento: Tese
Título: Há um outro modo de construir a relação escola família num sentido instituinte?: reflexões críticas sobre a experiência da extensão universitária da UERJ com o ensino fundamental público no município de Queimados/RJ
Título(s) alternativo(s): Is there another way to build the School-Family relationship in an instituting sense?: Critical reflections on the experience of UERJ university extension with public elementary education in the municipality of Queimados/RJ
Autor: Silva, Jurema Alves Pereira da 
Primeiro orientador: Algebaile, Eveline Bertino
Primeiro coorientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Linhares, Célia Frazão Soares
Segundo membro da banca: Martins, Eliana Bolorino Canteiro
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Maria Cristina Cristina Paulo
Resumo: A presente tese compreende a análise dos sentidos instituintes de uma experiência no campo educacional, relacionada a um projeto em que a universidade pública e a educação pública municipal atuaram conjuntamente visando à construção de relações entre a escola e a família que fortalecessem a escola fundamental, em contexto de intensa pobreza urbana. A investigação teve como foco a experiência que uniu a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) à Prefeitura Municipal de Queimados, no Estado do Rio de Janeiro, de 2009 a 2018. A relação escola família se apresenta historicamente como expressiva de grandes conflitos e contradições. Na experiência do projeto de extensão da Faculdade de Serviço Social da UERJ com escolas, colocando-se na disputa da visão de família como sujeito histórico coletivo, observou-se o esforço de educadores em modificar esta forma de relação junto aos familiares, desconstruindo as ideias predominantes, baseadas em concepções conservadoras, autoritárias e disciplinadoras. A metodologia qualitativa da investigação envolveu levantamento bibliográfico sobre o tema e suas categorias históricas centrais, análise documental, observação participante e realização de entrevistas semi estruturadas com respeito às experiências concretas ocorridas no município de Queimados/RJ, de 2009 a 2018. Referenciado em autores como Gramsci, Marx, Engels, Donzelot, Linhares, Savianni, Frigotto, Algebaile, Netto, Iamamoto, Almeida e Mioto, o estudo constatou a importância das ações interinstitucionais da gestão da educação pública e de seus profissionais na construção de outras maneiras de trabalhar com as famílias pobres, mobilizando diversos saberes e práticas no interior da escola pública, que constitui-se como um espaço contraditório, com possibilidades instituintes. Considerando a relação próxima da Universidade Pública com as políticas sociais referidas aos direitos como questão ético-política, ressaltou seu importante papel na produção do conhecimento a ser socializado, com vistas à potencialização das ações das escolas públicas e da formação crítica e comprometida dos sujeitos.
Abstract: The present thesis understands the analysis of the instituting meanings of an experience in the educational field, related to a project where the public university and the municipal public education had jointly acted aiming at to the construction of relations between the school and the family that fortified the basic school, in context of intense urban poverty. The investigation had as focus the experience that joined the Rio de Janeiro State University (UERJ) to municipality of Queimados, in the State of Rio De Janeiro, of 2009 the 2018. The family school relation presents itself historically as expressive of great conflicts and contradictions.In the experience of the project of extension of the Faculty of Social Work of the UERJ with schools, placing itself in the dispute of the vision of family as collective historical subject, it was observed the effort of educators in modifying this form of relation next to the relatives, deconstructing the predominant ideas, based on conservative, authoritarian and disciplinary conceptions. The qualitative research methodology involved a bibliographic survey about the theme and its central historical categories, documental analysis, participant observation and semi structured interviews with respect to the concrete experiences that occurred in the municipality of Queimados/RJ, from 2009 to 2018. Having as reference authors as Gramsci, Marx, Engels, Donzelot, Linhares, Savianni, Frigotto, Algebaile, Netto, Iamamoto, Almeida and Mioto, the study found the importance of inter-institutional actions of the management of public education and its professionals in the construction of other ways to work with poor families, mobilizing diverse knowledge and practices in the public school, which constitutes a contradictory space, with instituting possibilities. Considering the close relation between the Public University and the social policies related to rights as an ethical-political issue, it emphasized its important role in the production of knowledge to be socialized, with a view to enhancing the actions of public schools and the critical and committed formation of the subjects.
Palavras-chave: Educação feminista
Universidade
Escola
Família
Participação
Experiência
Instituinte
Serviço social
Education
University
School
Family
Participation
Experience
Instituting
Social work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Jurema Alves Pereira da. Há um outro modo de construir a relação escola família num sentido instituinte?: reflexões críticas sobre a experiência da extensão universitária da UERJ com o ensino fundamental público no município de Queimados/RJ. 2019. 351 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16755
Data de defesa: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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