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Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade nas Políticas de Avaliação da Educação Básica: a experiência da Rede Municipal de São Gonçalo – RJ
Título(s) alternativo(s): Basic Education Quality Assessment Policies: The experience of the São Gonçalo Municipal Network – RJ
Autor: Volotão, Graciane de Souza Rocha 
Primeiro orientador: Ortigão , Maria Isabel Ramalho Ortigão
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Bernado, Elisangela da Silva
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no município de São Gonçalo. O município de São Gonçalo faz parte da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é o segundo município do estado em termos populacionais − mais de um milhão de habitantes, segundo o IBGE, estando dividido em cinco distritos. Esta pesquisa abrangeu a análise de documentos de cinco escolas do 1º distrito, três escolas do 2º distrito, uma escola do 3º distrito, quatro escolas do 4º distrito e duas escolas do 5º distrito.Nos estudos realizados no mestrado e no grupo de pesquisa deparei-me com um conceito (qualidade) que carrega muitos sentidos e tentativas de fixar-se e também com o grande desafio que nós, profissionais/gestores em educação, temos ao atuarmos na interpretação e tradução das políticas.Diferentes entidades e organismos políticos (nacionais e internacionais) tentam impor/fixar um sentido de qualidade – seja pela via da política, da economia, da sociedade, da educação, e, nesta pesquisa, decidi compreender esses sentidos em disputa.Para o estudo, então, os seguintes questionamentos iniciais foram colocados: “Que sentidos de qualidade estão em disputa no cenário educacional gonçalense?” e “Como a política educacional para qualidade está sendo encenada pelos diferentes atores políticos do município?” O objetivo geral da pesquisa esteve emcompreender como as políticas de avaliação para a qualidade articulam-se na atuação das políticas de São Gonçalo, e como objetivos específicos busquei analisar os indicadores de qualidade e a cadeia de entrega no contexto das políticas em São Gonçalo, identificar nos documentos das reuniões de avaliações os sentidos de qualidade em disputa e analisar os contextos que demandam atenção e que, na visão dos atores, impossibilitam o alcance da qualidade educacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental em que foi analisado um conjunto de documentos elaborados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo entre os anos de 2015 a 2019.Esses documentos foram construídos por professores e gestores em três momentos diferentes: Avaliação, Desempenho e Monitoramento − ADM 2015; Fórum Municipal de Educação de São Gonçalo em 2017 e Autoavaliação, que tratou de ser um Questionário de Autoavaliação das equipes gestoras das escolas, em 2019. Como fundamentação da pesquisa, duas questões considerei importantes: por um lado, a compreensão da atuação política e, por outro, a análise de documentos. Para atender à demanda dessas duas questões, me apoiei teoricamente nas discussões de Ball, em especial a partir da leitura do livro “Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias” (2016) para entender a atuação política da Rede e das escolas de São Gonçalo. Na análise documental, apoiei-me em Babbie, que afirma que categorias são teóricas e não são predeterminadas. A análise dos documentos permitiu-me levantar aspectos que, na visão dos que atuam na educação pública de São Gonçalo, dificultam o alcance da qualidade educacional. Dentre esses, destacam-se: as dificuldades de comunicação com as famílias, absenteísmo de professores, infrequência dos estudantes, a evasão, a violência externa, a falta de recursos tecnológicos, dentre outros.
Abstract: The research was carried out in the municipality of São Gonçalo. The municipality of São Gonçalo is part of the metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. Currently, it is the second largest municipality in the state in terms of population − more than one million inhabitants, according to IBGE, and divided into five districts. This study covered the analysis of documents from five schools in the 1st district, three schools in the 2nd district, one school in the 3rd district, four schools in the 4th district and two schools in the 5th district. In studies carried out in the master's degree and in the research group, I came across a concept (quality) that is imbued with a range of meanings, along with attempts to define itself, and also with the great challenge that we, education professionals/administrators, face when we interpret and translate policies. Different political entities and bodies (national and international) try to impose/establish a sense of quality − whether through politics, economics, society, education. And, in this study, I sought to evaluate these disputed meanings. For the study, then, the following initial questions were asked: What meanings of quality are in dispute in the educational area of São Gonçalo? and How is the educational policy for quality being enacted by the different political actors in the municipality? The general objective of the study was to understand how the evaluation policies for quality are articulated in the execution of São Gonçalo's policies. And as specific objectives, I tried to analyze the quality indicators and the delivery chain in the context of policies in São Gonçalo, to identify in the documents of the evaluation meetings the meanings of quality in dispute and to analyze the contexts that demand attention and that in the view of the actors , make it impossible to achieve educational quality. This is a documentary research in which a set of documents prepared in the municipal education network of São Gonçalo between the years 2015 to 2019 were analyzed. These documents were drafted by teachers and managers during three different periods: Evaluation, Performance and Monitoring − ADM 2015; Municipal Education Forum of São Gonçalo in 2017 and a Self-Assessment Questionnaire for school management teams in 2019. As a basis for the research, there were two issues I considered important: on the one hand, understanding the political implementation of policies and, on the other, documentary analysis. In order to deal with these two issues, I based my theoretical work on Ball's discussions, especially his book “How schools make politics: acting in secondary schools” (2016) to understand the political performance of the São Paulo network and schools in São Gonçalo. I relied on Babbie for the documentary analysis, who states that categories are theoretical and are not predetermined. The analysis of the documents allowed me to raise aspects that, in the view of those who work in public education in São Gonçalo, make it difficult to achieve educational quality. Among these, the following stand out: difficulties in communicating with families, teacher absenteeism, student truancy, evasion, external violence, lack of technological resources, among others.
Palavras-chave: Quality
Evaluation Policy
Performance Theory
São Gonçalo
Qualidade
Política de Avaliação
Teoria da Atuação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VOLOTÃO, G. S. R. Qualidade nas Políticas de Avaliação da Educação Básica: a experiência da Rede Municipal de São Gonçalo – RJ. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16760
Data de defesa: 6-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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