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Tipo do documento: Tese
Título: Colecionismo orientalista e interação cultural entre China, Macau e Portugal
Título(s) alternativo(s): Collecting Orientalist art and cultural interaction between China, Macau, and Portugal
Autor: Ting, Caroline Pires 
Primeiro orientador: Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
Primeiro membro da banca: Pereira, Amanda Reis Tavares
Segundo membro da banca: Abreu, Leandro Pimentel
Terceiro membro da banca: Cunha, Guilherme Lopes da
Quarto membro da banca: Bueno, Guilherme da Silva
Resumo: Nesse trabalho, a autora buscou investigar o colecionismo orientalista português e o fascínio sinófilo em Macau, tendo por base a análise das coleções de José Vicente Jorge (Macau, 1872 - Lisboa, 1948) e de Camilo Pessanha (Coimbra, 1867 - Macau, 1926). Do ponto de vista metodológico, a autora lidou com três tópicos fundamentais de análise: a teoria formal e pré-estabelecida pelo conhecimento científico do colecionador; a historiografia (saber construído por José Vicente Jorge e Camilo Pessanha enquanto historiadores da arte chinesa e seu discurso interpretativo); a documentação (fragmentos de representações de natureza diversa e suas obras como veículos de informação). A tarefa da autora residiu em circular conjuntamente por estes três níveis de representação do real e estabelecer as relações entre eles. À autora, interessou-lhe observar a dimensão sócio-artística das interações culturais (Macau, China e Portugal) por meio da análise do colecionismo como fenômeno de apropriação cultural. A autora empregou dois tipos de corpora documentais para realizar esse trabalho de análise histórico-imagético: um textual e outro de cultura material. O corpus textual é composto por fontes escritas vinculadas ao discurso histórico que possuem significância direta para a investigação do tema “colecionismo orientalista”. O corpus de cultura material é composto pela documentação da cultura material (pinturas, porcelanas, esculturas). A autora articulou ambos através de uma análise intertextual para validar as hipóteses levantadas nas etapas iniciais de sua pesquisa. A autora desejou recuperar informações sobre o período ao qual José Vicente Jorge e Camilo Pessanha foram coetâneos em vários aspetos. Relativamente a José Vicente Jorge, a autora focou sua pesquisa na importante coleção de pinturas, porcelanas e esculturas deste, com especial foco em sua obra “Notas sobre a Arte Chinesa”, que abarca sua imensa coleção e é um registro visual de um longo período da história nacional, e que a autora considera ser um importante capítulo da história cultural sino-portuguesa merecedora de maior atenção. Relativamente a Camilo Pessanha, a autora buscou reconstruir e analisar sua importante coleção sinológica, preservada em Portugal e fornecedora de importantes pistas sobre o imaginário orientalista daquele contexto
Abstract: In this work, the author sought to investigate the Portuguese orientalist collecting and the synophilic fascination in Macao, based on the analysis of the collections of José Vicente Jorge (Macao, 1872 - Lisbon, 1948) and Camilo Pessanha (Coimbra, 1867 - Macao, 1926). From a methodological point of view, the author dealt with three fundamental topics of analysis: the formal theory pre-established by the collector’s scientific knowledge; the historiography (knowledge built by José Vicente Jorge and Camilo Pessanha as historians of Chinese art and their interpretative discourse); the documentation (fragments of representations of diverse nature and their work as vehicles of information). The author's task was to circulate jointly through these three levels of representation of the real and to establish relationships between them. The author was interested in observing the socio-artistic dimension of cultural interactions (Macao, China and Portugal) through the analysis of collecting as a phenomenon of cultural appropriation. The author employed two types of documentary corpora to perform this historical-imagery analysis work: one textual and another one of material culture. The textual corpus is composed of written sources linked to historical discourse that have direct significance for the investigation of the theme “orientalist collecting”. The corpus of material culture is composed of the documentation of material culture (paintings, porcelains, sculptures). The author articulated both through an intertextual analysis to validate the hypotheses raised in the early stages of her research. The author wished to retrieve information about the period in which José Vicente Jorge and Camilo Pessanha were contemporaneous in several aspects. Regarding José Vicente Jorge, the author focused her research on his important collection of paintings, porcelains and sculptures, with special focus on his work “Notes on Chinese Art”, which encompasses his immense collection and is a visual record of a long period of national history, and which the author considers to be an important chapter of Sino-Portuguese cultural history that deserves greater attention. Regarding Camilo Pessanha, the author sought to reconstruct and analyze his important sinological collection, preserved in Portugal and provider of important clues about the orientalist imagination of that context
Palavras-chave: Colecionismo orientalista
Sinologia
Macau
Portugal
Arte chinesa
Arte chinesa – História
Estudos chineses
Colecionadores e coleção - Historiografia
Cerâmica chinesa – História
Jorge, José Vicente, 1872-1948
Pessanha, Camilo, 1867-1926
Orientalist collection
Sinology
Chinese art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: TING, Caroline Pires. Colecionismo orientalista e interação cultural entre China, Macau e Portugal. 2019. 2 v. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16762
Data de defesa: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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