Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16764
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras com um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto de uma escola especial
Título(s) alternativo(s): Pedagogical mediation strategies in the field of motor skills with a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of a special school.
Autor: Carvalho, Magda Fernandes de 
Primeiro orientador: Souza, Flávia Faissal de
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de mediação pedagógica desenhadas no campo das habilidades motoras junto a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino, no município de São João de Meriti, região da Baixada Fluminense/RJ. Ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, conforme os escritos de L.S. Vigotski, assumimos as relações de ensino como práticas culturais, nas quais o sujeito aprende e ensina nas interações estabelecidas no processo contínuo de interações entre professores, alunos e conhecimento no contexto social. Neste, destacamos o papel da mediação pedagógica, aqui compreendida como o trabalho docente na construção de estratégias nas relações dos sujeitos com o conhecimento. Assim, como professora-pesquisadora, esse estudo teve como lugar das indagações as aulas no campo das habilidades motoras. Para tal, foram desenhadas atividades e estratégias de mediação pedagógica pela equipe pedagógica responsável. As atividades foram desenvolvidas semanalmente ao longo do ano de 2019 no cotidiano de uma turma de EJA. Para a elaboração das estratégias, a partir do perfil pedagógico do aluno foco do estudo, foi realizada uma análise documental da ficha de avaliação, relatórios bimestrais e Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Como instrumentos de registro das situações vivenciadas, foi utilizado o diário de campo, fotografias, vídeo descrição, audigravação, e para detalhamento de cada atividade realizada, elaboramos fichas de cunho específico. Para a análise do material registrado, valemo-nos da análise microgenética (GÓES, 2000), na qual são ressaltados as minúcias que dão visibilidade as formas de participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nossas análises apontam para a possibilidade de inserção de alunos com TEA em processos de aprendizagem por meio da construção das estratégias de mediação pedagógica, pautadas em pistas visuais, dicas verbais, imitação e negociação.
Abstract: The objective of this study was to analyze the pedagogical mediation strategies designed in the field of motor skills with a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in a Youth and Adult Education (EJA) class at the Special Municipal School Professor Mariza Azevedo Catarino , in the municipality of São João de Meriti, region of Baixada Fluminense / RJ. Anchored in the theoretical-methodological assumptions of the historical-cultural perspective of human development, according to the writings of LSVigotski, we assume the teaching relationships as cultural practices, in which the dirt learns and teaches in the interactions established in the continuous process of interactions between teachers, students and knowledge in the social context. In this, we highlight the role of pedagogical mediation, here understood as teaching work in the construction of strategies in the relations of subjects with knowledge. place of teacher-researcher, this study had as its place of inquiry the classes in the field of motor skills. For this, pedagogical mediation activities and strategies were designed by the responsible team. The activities were developed weekly throughout 2019 in the daily life of an EJA class. To elaborate the strategies, based on the pedagogical profile of the student who was the focus of the study, a documentary analysis of the evaluation form, bimonthly reports and Individualized Educational Planning (PEI) was performed. As a tool to record the situations experienced, the field diary was used, photographs, video description, audio recording, and for detailing each activity carried out, we have prepared specific files. For the analysis of the registered material, we use the microgenetic analysis (Goés, 2000), in which the details that highlight the forms of student participation in the teaching and learning process are highlighted. Our analyzes point to the possibility of inserting students with ASD in learning processes through the construction of pedagogical mediation strategies, based on visual cues, verbal cues, imitation and negotiation
Palavras-chave: Autism spectrum disorde
Pedagogical mediation
Motor skill
Transtorno do Espectro do Autismo
Mediação pedagógica
Habilidade motora
Educação especial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CARVALHO, Magda Fernandes de. Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras com um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto de uma escola especial. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16764
Data de defesa: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Magda Fernandes de Carvalho - 2020 - Completa.pdf3,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.