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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Normal Júlia Kubitschek: seus processos de fundação, o golpe civil-militar e a participação no Movimento Brasileiro de Alfabetização (1960-1973)
Autor: Silva Junior, Adriano Fernandes da 
Primeiro orientador: Faria , Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Leonardi, Paula
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Resumo: Estudos apontam (GONÇALVES; RANZI, 2012; NAPOLITANO, 2014) que embora o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) tenha sido marcado pela repressão, tortura e censura aos opositores, uma expressiva parcela da sociedade civil apoiou os seus governos devido a um aparente desenvolvimento urbano e crescimento econômico. A partir dessa perspectiva, compreender o percurso da Escola Normal Júlia Kubitschek (ENJK) no contexto da Ditadura Civil-Militar, de modo a perceber indícios (GINZBURG, 2007) de apoio institucional ao regime e suas diretrizes, é o objetivo do presente trabalho. Tal objetivo emerge, dentre outros fatores, da carência de estudos sobre as instituições escolares em tal contexto, conforme verificado em um levantamento realizado em revistas do campo da História da Educação, bem como em outros estudos (GONÇALVES; RANZI, 2012), associada a uma lacuna sobre a história das Escolas Normais do Rio de Janeiro (LIMA, 2017). O recorte temporal dessa investigação abrange os anos em que a instituição recebia a nomenclatura de Escola Normal, entre os anos de 1960 a 1973. A busca dos indícios foi realizada no arquivo da instituição (MOGARRO, 2005; BONATO, 2005; MEDEIROS, 2003; VIDAL, 2000) e em jornais (CAMPOS, 2012; LUCA, 2008) constantes na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sendo tais arquivos compreendidos como lugares de memória (NORA, 1993; 1997). A partir das fontes encontradas, o presente trabalho busca situar os processos de fundação da ENJK, inseridos no contexto de criação do Estado da Guanabara (MOTTA, 1997), de modo a dialogar fontes próprias com pesquisas já desenvolvidas sobre a instituição (LIMA, 2017). Do mesmo modo, procura compreender o golpe civil-militar de 1964 (DREIFUSS, 1986; NAPOLITANO, 2014), que inaugurou o período ditatorial, e a postura da ENJK diante dos discursos (FOUCAULT, 2010; 2013) produzidos e proferidos em sua defesa. Por fim, procura analisar a participação da instituição no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), antes e depois da sua efetivação em 1971 (PEDERIVA, 2015; GÓES; CUNHA, 1989). Diante das análises realizadas, foram constatados ao longo do trabalho alguns indícios (GINZBURG, 2007) de apoio institucional da ENJK à Ditadura Civil-Militar. Tal apoio se revela, especialmente, no que diz respeito a sua participação em uma das dimensões educativas do regime – o Mobral – que, para além de alfabetizar, tinha a intenção de controlar a população, ao sanear ideias consideradas subversivas e veicular uma propaganda do governo associada ao progresso e desenvolvimento nacional. Ao fim e ao cabo, o presente trabalho pode contribuir para a promoção das pesquisas no campo da História da Educação do Rio de Janeiro, em especial no que tange às suas Escolas Normais, bem como para o avanço das pesquisas sobre as instituições escolares no contexto da Ditadura Civil-Militar.
Abstract: Estudios muestran (GONÇALVES; RANZI, 2012; NAPOLITANO, 2014) que, aunque el período de la dictadura civil-militar (1964-1985) estuvo marcado por la represión, la tortura y la censura de los opositores, una parte importante de la sociedad civil apoyó a sus gobiernos debido al aparente desarrollo urbano y crecimiento económico. Desde esta perspectiva, comprender la trayectoria de la Escola Normal Júlia Kubitschek (ENJK) en el contexto de la Dictadura Civil-Militar, para percibir evidencia (GINZBURG, 2007) de apoyo institucional al régimen y sus directrices, es el objetivo del presente trabajo. Este objetivo surge, entre otros factores, de la falta de estudios sobre instituciones escolares en ese contexto, como se verificó en una encuesta realizada en revistas en el campo de la Historia de la Educación, así como en otros estudios (GONÇALVES; RANZI, 2012), asociados con una brecha en la historia de las Escuelas Normales de Rio de Janeiro (LIMA, 2017). El marco temporal de esta investigación abarca los años en que la institución recibió la nomenclatura de la Escuela Normal, entre los años 1960 a 1973. La búsqueda de evidencia se llevó a cabo en el archivo de la institución (MOGARRO, 2005; BONATO, 2005; MEDEIROS, 2003; VIDAL, 2000) y en periódicos (DISCINI, 2012; LUCA, 2008) incluidos en la Hemerooteca Digital de la Biblioteca Nacional, dichos archivos se entienden como lugares de memoria (NORA, 1993; 1997). Con base en las fuentes encontradas, el presente trabajo busca situar los procesos fundacionales de ENJK, insertados en el contexto de la creación del Estado de Guanabara (MOTTA, 1997), para dialogar fuentes propias con investigaciones ya desarrolladas en la institución (LIMA, 2017) Asimismo, busca entender el golpe de estado civil-militar de 1964 (DREIFUSS, 1986; NAPOLITANO, 2014), que inauguró el período dictatorial, y la postura de ENJK ante los discursos (FOUCAULT, 2010; 2013) producidos y entregados en su defensa. Finalmente, busca analizar la participación de la institución en el Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), antes y después de su efectividad en 1971 (PEDERIVA, 2015; CUNHA; GOÉS, 1989). En vista de las análisis realizadas, se encontró evidencia en todo el trabajo (GINZBURG, 2007) de apoyo institucional de ENJK a la Dictadura Civil-Militar. Tal apoyo se revela, especialmente, con respecto a su participación en una de las dimensiones educativas del régimen – el Mobral – que, además de la alfabetización, tenía la intención de controlar a la población, limpiando ideas consideradas subversivas y publicando un anuncio para el gobierno asociado con el progreso y desarrollo nacional. Después de todo, este trabajo puede contribuir a la promoción de la investigación en el campo de la Historia de la Educación en Rio de Janeiro, especialmente en lo que respecta a sus escuelas normales, así como al avance de la investigación sobre las instituciones escolares en el contexto de la dictadura civil-militar.
Palavras-chave: Dictadura Civil-Militar
Instituciones escolares
Escola Normal Júlia Kubitschek
Ditadura Civil-Militar
Instituições Escolares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA JUNIOR, Adriano Fernandes da. Escola Normal Júlia Kubitschek: seus processos de fundação, o golpe civil-militar e a participação no Movimento Brasileiro de Alfabetização (1960-1973). 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16766
Data de defesa: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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