Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16771
Tipo do documento: Dissertação
Título: Civilizar o Sertão, livrá-lo da ignorância pela instrução: a escolarização no curato de Santa Cruz (Capital do Império 1870 - 1889)
Título(s) alternativo(s): Civilize the Backlands, deliver them from ignorance through instruction: schooling in the curate of Santa Cruz (Capital of the Empire 1870-1889)
Autor: Silva, Ticiane Duarte da 
Primeiro orientador: Limeira, Aline de Morais
Primeiro membro da banca: Popinigis, Fabiane
Segundo membro da banca: Rangel , Sônia de Oliveira Câmara
Terceiro membro da banca: Borges, Angélica
Quarto membro da banca: Gondra , José Gonçalves
Resumo: No Segundo Reinado (1840-1889), a instrução escolar foi um meio para formar cidadãos civilizados, ordeiros e economicamente produtivos que contribuíssem para o fortalecimento e crescimento do Estado. A escola primária desempenhou o papel de dissipar valores morais e religiosos e difundir o conhecimento elementar de leitura, escrita e matemática. Embora a escola fosse relevante para o processo civilizador estatal na Capital Imperial a expansão da escolarização foi hierarquizada e desigual entre as freguesias rurais e as centrais resultando em quantidades distintas de escolas públicas e privadas. O objetivo desse trabalho é analisar o desenvolvimento do processo de expansão da escolarização no curato de Santa Cruz entre 1870 a 1889. Para isso, discutiremos o projeto civilizador e moralizador para o sertão da Corte, as estratégias empregadas pela iniciativa pública e privada para a difusão da instrução e analisaremos a estrutura sociopolítica e urbana de Santa Cruz. Foram mobilizados como fontes os periódicos, Relatórios do Ministro dos Negócios do Império (1860-1889) e os da Instrução Pública da Câmara Municipal da Corte e Correspondências da Casa Imperial. No contexto, foi importante observar que Santa Cruz recebeu investimentos para o desenvolvimento da atividade pecuária e industrial, o que provocou um rápido crescimento populacional repercutindo no transporte, na urbanização e na instrução primária formal. Defendemos que o processo de escolarização de Santa Cruz foi construído a partir da ação integrada entre sujeitos de caráter público e privado em uma relação de dependência e convergência de interesses. Nesse processo as escolas privadas foram preponderantes para a expansão escolar. A pesquisa foi fundamenta na interpretação de Norbert Elias sobre a formação do Estado e do processo civilizador e com aporte metodológico da História Regional.
Abstract: In the Second Reign (1840-1889), the school education it was a means for to form civilized, orderly and economically productive citizens who could contribute to the strengthening and growth of the State. The primary school played the role of dissipate moral and religious values and disseminate the elementary knowledge of reading, writing and Mathematics. Despite the fact that the school was relevant to the state civilizing process in the Imperial Capital, the expansion of the schooling was hierarchical and unequal between rural parishes and the central ones resulting in the distinct public and private schools among them. This paper focuses on analyzing the development of the schooling expansion process in curate of Santa Cruz, between 1870 - 1889. For this, we will discuss the civilizing and moralizing project for the backlands of Court, the strategies used by public and private initiatives for the dissemination of instruction and we will analyze the socio-political and urban structure in Santa Cruz. Periodicals, the Reports of the Minister of Business of the Empire (1860-1889) and those of the Public Instruction of the City Council of the Court and as well as the Correspondence of the Imperial House were mobilized as sources. In the context, it was important to note that Santa Cruz received investments for the development of livestock et industrial activity, which caused a rapid population growth, affecting transport, urbanization and formal primary education. We argue that the Santa Cruz schooling process was built from the integrated action between public and private subjects in a relationship of dependence and convergence of interests. In this process, private schools were preponderant for school expansion. The research was based on the interpretation of Norbert Elias on the formation of the State and the civilizing process and with methodological support of Regional History.
Palavras-chave: Primary Education
Schooling
Backlands of Court
Santa Cruz
Instrução Primária
Escolarização
Sertão da Corte
Santa Cruz
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Ticiane Duarte. 2020. 242f. Civilizar o Sertão, livrá-lo da ignorância pela instrução: a escolarização no curato de Santa Cruz (Capital do Império 1870 - 1889). 2020. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16771
Data de defesa: 26-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ticiane Duarte da Silva - 2020 - Completa.pdf3,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons