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Tipo do documento: Tese
Título: Verso e Reverso: memórias de uma política de formação continuada de professores de jovens e adultos a distância
Título(s) alternativo(s): Verset et Revers: souvenirs d'une politique de formation continue à distance des enseignants de jeunes et d'adultes
Autor: Aquino, Fernanda Mayara Sales de 
Primeiro orientador: Paiva, Jane
Primeiro membro da banca: Leonardi, Paula
Segundo membro da banca: Brenner, Ana Karina
Terceiro membro da banca: Gasse, Stéphanie
Quarto membro da banca: Oliveira, Edna Castro de
Resumo: Esta tese objetivou investigar e discutir o Projeto Verso e Reverso TV como política de formação continuada de professores que atuavam na educação de jovens e adultos (EJA) pela televisão, no âmbito da Fundação Educar, pelo estabelecimento de diálogos entre memórias documentais e pessoais, recolhidas de participantes do fazer da política, e discussões atuais sobre formação continuada de professores de jovens e adultos. O trabalho de pesquisa organizou-se em torno das seguintes questões de investigação: a) em um contexto de ruptura com a ordem da ditadura civil-militar e reabertura democrática, como foi pensado e executado o Projeto Verso e Reverso TV como política de formação continuada de professores de jovens e adultos? b) Quais os dispositivos de que a equipe lançou mão e que caracterizaram o Projeto Verso e Reverso TV como política de formação continuada? c) Que concepções teórico-metodológicas de formação continuada foram sustentadas pelo Projeto? A construção de compreensões em torno dessas questões utilizou fontes audiovisuais resgatadas depois da extinção da Fundação Educar; documentos do acervo do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos (CReMEJA); e depoimentos de ex-técnicas e de uma gestora da Fundação; de ex-técnicas da TV Manchete — produtora dos programas de televisão; e do apresentador das três séries televisivas do Projeto Verso e Reverso TV. A pesquisa foi desenvolvida tendo como horizonte a relação entre os conceitos de história e memória e considerou diferentes dispositivos como narrativas, ao tomar em conta a linguagem escrita dos documentos; a oralidade, imagens, sons e textos dos audiovisuais; e o áudio de depoimentos gravados durante as entrevistas. Com concepção de educação pautada no que hoje se compreende como educação a distância, o Projeto Verso e Reverso TV desenvolveu uma proposta alternativa de apoio à formação continuada de professores de jovens e adultos pela televisão, tendo sido a primeira política dessa natureza em âmbito federal. A utilização da televisão como tecnologia de comunicação e informação foi preponderante para contribuir com a democratização do acesso à formação continuada e possibilitar espaçostempos de discussões sobre relações entre educação, sociedade e democracia em rede nacional. O Projeto instigava professores, em formação continuada, a reflexões críticas sobre os contextos político, social e cultural vividos na inter-relação com a organização do trabalho pedagógico. Concepções de docência e de trabalho educativo se associavam ao significado político e cultural de atuação docente e de suas implicações para questões de interesse coletivo, que Freire já identificava como politicidade da educação. Os resultados e interpretações dessa pesquisa que resgata memórias de um tempo não muito longínquo contribuirão para pensar, ainda hoje, aspectos da formação continuada de professores e de organização do trabalho pedagógico no campo da EJA, pela atualidade das concepções que emergiram, no que se refere especialmente à indissociabilidade entre política, cultura e dimensão pedagógica.
Abstract: Cette thèse vise à étudier et à débattre du projet TV Verso et Reverso comme une politique de formation continue des enseignants travaillant dans l'éducation des jeunes et des adultes (EJA) à la télévision, dans le cadre de la Fondation Educar, en établissant des relations entre des documents et des souvenirs personnels des participants à l'élaboration des politiques et des discussions en cours sur la formation continue des jeunes et des adultes enseignants. Les travaux de recherche ont été organisés autour des questions suivantes: a) dans un contexte de rupture avec l'ordre de la dictature civilo-militaire et de réouverture démocratique, comment le projet de télévision Verso et Reverso a-t-il été conçu et exécuté comme une politique de formation continue des enseignants jeunes et adultes? b) Quels dispositifs l'équipe a-t-elle utilisés pour caractériser le projet Verso et Reverso TV comme une politique de formation continue? c) Quels concepts théorico-méthodologiques de la formation continue ont été soutenus par le projet? Les sources de la recherche qui ont permis de construire la compréhension autour de ces questions sont l'audiovisuel, sauvées après l'extinction de Fundação Educar; des documents de la collection du Centre de référence et de mémoire pour l'éducation populaire et l'éducation des jeunes et des adultes (CReMEJA); et des témoignages d'anciens techniciens ainsi que d'un directeur de la Fondation; des anciens techniciens de TV Manchete - producteur de programmes télévisés; et le présentateur des trois séries télévisées du projet Verso et Reverso TV. La recherche a été développée en gardant à l’esprit la relation entre les concepts d'histoire et de mémoire tout en considérant différents dispositifs comme les récits écrits et oraux, les images, le son et les textes de l'audiovisuel ainsi que l'audio des témoignages enregistrés lors des entretiens. Avec une conception de l'éducation basée sur ce que l'on entend aujourd'hui comme l'enseignement à distance, le projet Verso e Reverso TV a développé une proposition alternative pour soutenir la formation continue des enseignants des jeunes et des adultes à la télévision, ayant été la première politique de ce type au niveau fédéral. L’utilisation de la télévision comme technologie de communication et d’information a été prédominante pour contribuer à la démocratisation de l’accès à la formation continue et pour créer des espaces de discussion sur les relations entre éducation, société et démocratie sur le réseau national. Le projet a incité les enseignants, en formation continue, à des réflexions critiques sur les contextes politiques, sociaux et culturels vécus dans l'interrelation avec l'organisation du travail pédagogique. Les conceptions de l'enseignement et du travail éducatif étaient associées à la signification politique et culturelle de l'enseignement et à ses implications pour des questions d'intérêt collectif, que Freire identifiait déjà comme la politicité de l'éducation. Les résultats et interprétations de cette recherche qui sauve des souvenirs d'une période proche contribueront à réfléchir, encore aujourd'hui, aux aspects de la formation continue des enseignants et à l'organisation du travail pédagogique dans le domaine de l'EJA, en raison des concepts actuels qui ont émergé, en ce qui concerne en particulier l’inséparabilité entre politique, culture et dimension pédagogique.
Palavras-chave: História e memória
Projeto Verso e Reverso TV
Política de formação continuada
Professores de jovens e adultos
Histoire et mémoire
Project Verso et Reverso TV
Politique de formation continue
Enseignants jeunes et adultes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AQUINO, Fernanda Mayara Sales de. Verso e Reverso: memórias de uma política de formação continuada de professores de jovens e adultos a distância. 2020. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16772
Data de defesa: 19-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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