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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16793
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Modos de organização e gêneros textuais: leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e sugestões de atividades |
Título(s) alternativo(s): | Modes of organization and textual genres: critical reading of the National Common Curricular Base and suggestions of activities Modos de organización y géneros textuales: lectura crítica de la Base Común Curricular Nacional y sugerencias de actividades |
Autor: | Fraguas, Marcela Martins de Melo ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Marcia Lisbôa Costa de |
Segundo membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Novaes, Ana Maria Pires |
Quarto membro da banca: | Muniz, Valéria Campos |
Resumo: | Esta Tese faz uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e sugere novo tratamento didático para o ensino de gêneros textuais, pautado nos modos de organização. Tal análise documental (CELLARD, 2012) justifica-se pelo fato de que novos programas escolares serão elaborados a partir desse documento, tornando, portanto, relevante seu estudo por parte dos docentes. Além disso, constata-se na BNCC ausência de embasamento teórico e de organização metodológica que auxiliem o professor no que concerne ao ensino de gêneros. A fim de melhor desenvolver o tema, optou-se pela elaboração de atividades considerando três dos quatro eixos da Base: leitura, produção de textos e oralidade. Tendo em vista que os gêneros são heterogêneos (GARCIA, 2010; CHARAUDEAU, 2016, MARCUSCHI, 2008, OLIVEIRA, 2004, 2007), logo constituídos por diferentes modos, o domínio das estratégias apropriadas a cada um desses modos possibilitará ao aluno ler e produzir textos orais e escritos com maior autonomia e desenvoltura. Com base nesse pressuposto, foram elaboradas sequências de atividades para os quatro anos finais do Ensino Fundamental a partir dos três momentos de leitura explicitados por Isabel Solé (1998) – antes, durante e depois da leitura. Além dos estudiosos já mencionados, constituem repertório desta Tese os pressupostos de Lopes e Macedo (2011), Bruner (1978), Young (2007, 2011, 2014), Apple (1997), Freire (2011), dentre outros que se dedicaram ao campo do currículo e às reflexões sobre ensino-aprendizagem |
Abstract: | This Thesis makes a critical reading of the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and suggests a new didactic treatment for the teaching of textual genres, based on modes of organization. Such documentary analysis is justified by the fact that new school programs will be developed based on this document, making, therefore, its study by the teachers relevant. Besides, there is a lack of theoretical basis and methodological organization in the BNCC to assist the teacher with regard to genre teaching. In the pursuit of better developing the theme, it was chosen for the elaboration of activities considering three of the four axes of the Base: reading, text production and orality. Bearing in mind that genres are heterogeneous (GARCIA, 2010; CHARAUDEAU, 2016; MARCUSCHI, 2008; OLIVEIRA, 2004, 2007), hence, constituted by different modes, the mastery of the appropriate strategies to each of these modes will allow students to read and produce oral and written texts with greater autonomy and resourcefulness. Based on this assumption, sequences of activities for the four final years of elementary school were developed based on the movements of reading explained by Isabel Solé (1998), before, during and after reading. In addition to the aforementioned scholars, the assumptions of Lopes and Macedo (2011), among others who dedicated themselves to the curriculum and reflections on teaching-learning, play an important role on the repertoire of this Thesis Esta Tesis hace una lectura crítica de la Base Curricular Común Nacional (BNCC, 2017) y sugiere un nuevo tratamiento didáctico para la enseñanza de géneros textuales, basado en los modos de organización. Tal análisis documental (CELLARD, 2012) se justifica por el hecho de que los nuevos programas escolares se elaborarán a partir de este documento, así que su estudio se vuelve relevante para los docentes. Además, se verifica en la BNCC una falta de base teórica y organización metodológica que puedan ayudar al maestro con respecto a la educación de género. Para desarrollar mejor el tema, se decidió producir actividades considerando tres de los cuatro ejes de la Base: lectura, producción de texto y oralidad. Teniendo en cuenta que los géneros son heterogéneos (GARCIA, 2010; CHARAUDEAU, 2016, MARCUSCHI, 2008, OLIVEIRA, 2004, 2007), así constituidos por diferentes modos, el dominio de las estrategias apropiadas para cada uno de estos modos permitirá al alumno leer y producir textos orales y escritos con mayor autonomía e ingenio. Basandose en esta suposición, se elaboraron secuencias de actividades para los últimos cuatro años de la escuela primaria a partir de los tres momentos de lectura explicados por Isabel Solé (1998): antes, durante y después de la lectura. Además de los académicos antes mencionados, se consideran los presupuestos de Lopes y Macedo (2011), Bruner (1978), Young (2007, 2011, 2014), Apple (1997), Freire (2011), entre otros que se dedicaron al estudio del currículo y a las reflexiones sobre enseñanza-aprendizaje |
Palavras-chave: | Ensino Modos de organização Gêneros textuais Currículo Língua portuguesa - Gênero Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguagem - Estudo e ensino Leitura Base Nacional Comum Curricular Teaching Modes of organization Textual genres Curriculum Docencia Modos de organización Géneros textuales Currículum |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FRAGUAS, Marcela Martins de Melo. Modos de organização e gêneros textuais: leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e sugestões de atividades. 2020. 162 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16793 |
Data de defesa: | 24-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Marcela Martins de Melo Fraguas - 2020 - Completa.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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