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Tipo do documento: Dissertação
Título: Música, solidão e tempo: perspectivas de tragédias nietzschianas
Título(s) alternativo(s): Music, time and loneliness: perspectives of nietzschean tragedies
Autor: Silva, Micael Rosa 
Primeiro orientador: Cunha, Maria Helena Lisboa da
Primeiro membro da banca: Weber, José Fernandes
Segundo membro da banca: Dias, Rosa Maria
Resumo: A tragédia grega foi preocupação de Nietzsche desde seus primeiros escritos. O filósofo acreditava que ao interpretar a origem, a estrutura e o declínio do teatro antigo poderia então compreender os rumos da cultura ocidental. Em sua primeira obra, O Nascimento da tragédia, influenciado pela estética de Richard Wagner e pela filosofia de Schopenhauer, vincula a tragédia grega aos símbolos metafísicos apolínio e dionisíaco, e inicia o projeto de construção de uma filosofia trágica, isto é, essencialmente afirmativa. No entanto, Nietzsche rompe com seu pensamento, se afasta de Wagner e Schopenhauer, porém não abandona o projeto de uma filosofia trágico-afirmativa. Sabendo disso, esta dissertação divide-se em duas partes: 1) analisar a primeira fase do pensamento trágico nietzschiano, concedendo especial atenção ao papel da música para a origem e o efeito da tragédia. 2) demonstrar que a obra Assim falou Zaratustra é o coroamento do pensamento trágico nietzschiano; ela é escrita como uma tragédia cujo centro de gravidade é a experimentação da solidão como condição intrínseca do homem e do tempo enquanto eterno retorno. Para tal, será imprescindível desmantelar todo caráter negativo da solidão, acumulado pela tradição ocidental pautada em valores gregários.
Abstract: The Greek tragedy was Nietzsche's concern since his earliest writings. The philosopher believed that in interpreting the origin, structure, and decline of ancient theater he could then understand the courses of Western culture. In his first work, The Birth of Tragedy, influenced by the Richard Wagner's aesthetics and Schopenhauer's philosophy, he bonds Greek tragedy to metaphysical symbols apollonian and aionysian, so begining the project of to construct a tragic philosophy, that is, a philosophy essentially affirmative. However, Nietzsche breaks with his thinking, moves away from Wagner and Schopenhauer, but does not abandon the project of a tragic-affirmative philosophy. Knowing this, this dissertation will be divided into two parts: 1) analyze the first phase of nietzschean tragic thinking, paying special attention to the role of music for the origin and effect of tragedy. 2) to show that the book Thus Spoke Zarathustra is the crowning of the nietzschean tragic project; this work was written as a tragedy whose center of gravity is the experimentation of Loneliness as the intrinsic human condition and of Time as eternal return. For this, it will be essential to dismantle every negative character that the Loneliness accumulated through the Western tradition based on gregarious values.
Palavras-chave: Art and philosophy
Loneliness
Music and philosophy
Time - Philosophy
Tragedy
Arte e filosofia
Música e filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Solidão
Tempo - Filosofia
Tragédia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, Rosa. Música, solidão e tempo: perspectivas de tragédias nietzschianas. 2013.123 f . Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2013 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16809
Data de defesa: 25-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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