Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16814
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A (re)categorização de frames no processo ensino-aprendizagem de alemão |
Título(s) alternativo(s): | (Re)categorizing frames in the German as a foreign language teaching-learning process |
Autor: | Queiroz, Marianna Luiza da Costa Lima ![]() |
Primeiro orientador: | Stanke, Roberta Cristina Sol Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Velozo, Naira de Almeida |
Segundo membro da banca: | Bolacio Filho, Ebal Sant'Anna |
Resumo: | Na presente pesquisa, pretende-se identificar os frames ativados em relação a aspectos culturais relativos a estereótipos trazidos pelos alunos antes de iniciar o estudo da língua-alvo, verificar a influência do senso comum para a formação dessas imagens e, por fim, investigar se e como ocorreu algum processo de recategorização (mudança de frame) no decorrer de sua aprendizagem. Como fundamentação teórica para este estudo serão abordados o conceito de cultura conforme Hall (1989); Eagleton (2005); Bennett (1998) e Kramsch (1998), o conceito de frames conforme Fillmore (1982), Ferrari (2011) e a noção de categorização, segundo Ferrari (2011) e Abreu (2010). A metodologia de pesquisa adotada tem caráter interpretativo e conta com três instrumentos diferentes para a reunião de dados: questionários, entrevistas e análise de livros didáticos. Espera-se com este percurso investigativo responder a três perguntas de pesquisa: 1) quais as categorias pré-estabelecidas pelos alunos através da ativação de frames mais frequentes; 2) qual a influência do senso comum na formação das imagens mentais dos participantes; 3) observando se elas sofreram modificações ao longo do processo ensino-aprendizagem |
Abstract: | This paper purports to identify the frames which are activated by cultural-stereotypes that students possess before initiating the target-language study. It also seeks to verify what role does common sense play in creating these images, as well as to investigate if and how any recategorization (frame change) process has taken place during learning. This study is theoretically underpinned by the concept of culture according to Hall (1989); Eagleton (2005); Bennett (1998) and Kramsch (1998); the concept of frames according to Fillmore (1982), Ferrari (2011); and the notion of categorization by Ferrari (2011) and Abreu (2010). This study adopts an interpretational research methodology and uses three different tools to collect data: questionnaires, interviews, and textbook analyses. It is hoped that this investigation may lead to the elucidation of three research questions: 1) what are the students’ pre-established categories, which shall be answered by analyzing the activation of the most frequent frames; 2) what role common sense plays in the creation of the participants’ mental images; 3) whether these images have suffered any modifications during the teaching-learning process |
Palavras-chave: | Cultura Estereótipos Ensino de Alemão (Re)categorização Língua alemã - Estudo e ensino Cultura - Alemanha Estereótipos (Psicologia social) Língua alemã - Compêndios para estrangeiros Culture Frames German teaching (Re)categorizing |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | QUEIROZ, Marianna Luiza da Costa Lima. A (re)categorização de frames no processo ensino-aprendizagem de alemão. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16814 |
Data de defesa: | 5-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Marianna Luiza da Costa Lima Queiroz - 2020 - Completa.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.