Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16818
Tipo do documento: Tese
Título: Uma viagem pelas entrelinhas do texto: a construção de sentidos a partir da leitura de textos multimodais por alunos com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Un viaje por las líneas del texto: la construccíon de significados a partir de la lectura de textos multimodales por estudiantes con discapacidad visual
A journey between the lines of the text: the construction of meanings from the reading of multimodal texts by visually impaired students
Autor: Brasil, Paolla Cabral Silva 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Terceiro membro da banca: Jadel, Jardeni Azevedo Francisco
Quarto membro da banca: Gomes, Marcia de Oliveira
Resumo: Nas diversas esferas da vida social, observa-se um aumento do uso de textos multimodais, aqueles constituídos pelos signos verbal e não verbal, demonstrando a necessidade de a prática de letramento da escrita associar-se à prática de letramento da imagem. Neste trabalho, a metodologia adotada é a pesquisa-ação, uma vez que visa à transformação da realidade investigada e à produção de conhecimento. O objetivo geral consiste em compreender de que modo se dá a construção de sentidos de alunos com deficiência visual a partir da leitura de textos multimodais. Além disso, têm-se como objetivos específicos: identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa no processo de interpretação e de produção de sentido pelo contato com diferentes obras infantojuvenis; investigar se existem diferenças no processo de construção de sentido de alunos cegos e de alunos baixa visão em relação à temática dos textos trabalhados; analisar as contribuições de uma prática docente atenta à compreensão da linguagem como elemento humanizador dos processos de interpretação e de produção textual realizados por alunos com deficiência visual. A fundamentação teórica contempla os seguintes tópicos: a perspectiva histórico-cultural para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual e os estudos vigotskianos sobre a atividade de criação da imaginação. O contexto da pesquisa é o Instituto Benjamin Constant, instituição federal especializada no atendimento médico, educacional e de reabilitação de pessoas com deficiência visual. Os participantes são alunos cegos e alunos com baixa visão da segunda fase do ensino fundamental, que se inscreveram na oficina Viajando pelas entrelinhas do texto: leitura e produção textual, ministrada pela professora-pesquisadora. A análise dos dados ratifica a premissa de que a construção de sentidos se dá na interação social e por meio da linguagem, entendida como elemento humanizador dos processos de significação realizados por pessoas com deficiência visual. Além disso, os resultados indicam a necessidade de uma revisão das práticas educacionais que distanciam a pessoa com deficiência visual das experiências sociais permeadas pela linguagem não verbal, representadas na pesquisa por textos multimodais, uma vez que é preciso compreender que existem diferentes maneiras de acessar, de perceber a cultura visocêntrica tão presente na sociedade
Abstract: It is possible to notice the increasing use of multimodal texts, which are composed of verbal and non-verbal signs, within several aspects of social life. This indicates that textual and visual literacy practices need to be associated. The methodology adopted in this study is action research, since it aims to transform the investigated reality and to produce knowledge. The general objective is to understand how visually impaired students construct meaning through the reading of multimodal texts. The specific objectives are: to identify and analyze the strategies used by these students in the process of interpretation and production of meaning through the contact with different texts of children's literature; to investigate if there are differences in the process of construction of meaning performed by blind students and low vision students regarding the themes of the texts; to analyze the contributions of a teaching practice that regards the understanding of language as a humanizing element in the processes of interpretation and textual production carried out by visually impaired students. The theoretical foundation covers the following topics: the cultural-historical perspective of the development of the visually impaired person; Vygotskian studies on the creativity of imagination. This study was carried out at the Instituto Benjamin Constant (Benjamin Constant Institute), a federal institution specialized in medical, educational and rehabilitation services for people with visual impairments. The participants were blind students and students with low vision, from the second phase of elementary school, who enrolled in the workshop Viajando pelas entrelinhas do texto: leitura e produção textual (Drawing Inferences from the Text: Reading and Textual Production), taught by the teacher-researcher. Data analysis confirms the premise that the construction of meaning occurs in social interaction, through language, and it is understood as a humanizing element of the processes of construction of meaning that are carried out by people with visual impairments. In addition, the results indicate the need to reconsider educational practices that distance the visually impaired person from the social experiences that are permeated by nonverbal language, represented in this research by multimodal texts, since it is necessary to understand that there are different ways to approach, to perceive the visio-centric culture so present in society
En las diversas esferas de la vida social, se nota un aumento en el uso de textos multimodales, textos constituidos por signos verbales y no verbales, lo que demuestra la necesidad de que la práctica del letramiento en la escritura se asocie con la práctica del letramiento en la imagen. En este trabajo, la metodología adoptada es la de la investigación-acción, puesto que tiene como objetivo la transformación de la realidad investigada y la producción de conocimiento. El objetivo general es comprender cómo se produce la construcción de significados para estudiantes con discapacidad visual a través de la lectura de textos multimodales. Además, los objetivos específicos son: identificar y analizar las estrategias utilizadas por los estudiantes que participan en la investigación en el proceso de interpretación y producción de significado por medio del contacto con diferentes obras infanto juveniles; investigar si hay diferencias en el proceso de construcción del significado de estudiantes ciegos y estudiantes con baja visión en relación con el tema de los textos trabajados; analizar las aportaciones de una práctica docente atenta a la comprensión del lenguaje como elemento humanizante en los procesos de interpretación y producción textual realizados por los alumnos con discapacidad visual. La base teórica cubre los siguientes temas: la perspectiva histórica cultural para el desarrollo de la persona con discapacidad visual y los estudios vigotskianos sobre la actividad de crear de la imaginación. El contexto de investigación es el Instituto Benjamin Constant, una institución federal especializada en servicios médicos, educativos y de rehabilitación para personas con discapacidad visual. Los participantes son estudiantes ciegos y estudiantes con baja visión de la segunda fase de la escuela primaria, que se inscribieron en el taller Viajando pelas entrelinhas do texto: leitura e produção textual, impartido por la profesora-investigadora. El análisis de los datos confirma la premisa de que la construcción de significados ocurre en la interacción social y a través del lenguaje, entendido como un elemento humanizante de los procesos de significación llevados a cabo por personas con discapacidad visual. Además, los resultados indican la necesidad de una revisión de las prácticas educativas que distancian a la persona con discapacidad visual de las experiencias sociales impregnadas por el lenguaje no verbal, representado en la investigación por textos multimodales, ya que es necesario comprender que hay diferentes formas de acceso y de percibir la cultura visocéntrica tan presente en la sociedad
Palavras-chave: Construcción de significado
Discapacidad visual
Multimodalidad textual
Teoría histórico cultural
Construction of meaning
Visual impairment
Textual multimodality
Cultural-historical theory
Construção de sentido
Deficiência visual
Multimodalidade textual
Teoria histórico-cultural
Estudantes com deficiência visual
Textos - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Modalidade (Linguística)
Pesquisa-ação em educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRASIL, Paolla Cabral Silva. Uma viagem pelas entrelinhas do texto: a construção de sentidos a partir da leitura de textos multimodais por alunos com deficiência visual. 2020. 173 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16818
Data de defesa: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Paolla Cabral Silva Brasil - 2020 - Completa.pdf3,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.