Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16824
Tipo do documento: Tese
Título: As cores nos contos de Clarice Lispector: vocabulário cromático analógico
Título(s) alternativo(s): The colors in Clarice Lispector’s short stories: an analog chromatic vocabulary
Autor: Braz, Camille Roberta Ivantes 
Primeiro orientador: Barbosa, Flávio de Aguiar
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Terceiro membro da banca: Carmo, Laura Aparecida Ferreira do
Quarto membro da banca: Oliveira Neto, Godofredo de
Resumo: Este é um estudo das escolhas lexicais feitas pela escritora Clarice Lispector em seus contos para falar de cores relacionadas ao corpo humano. O objetivo final é a elaboração de um vocabulário cromático analógico dessas palavras. O corpus principal é a edição Todos os contos, organizada por Benjamim Moser, lançada em 2016, que reúne todos os contos da autora brasileira de origem ucraniana. Para desenvolver o estudo, a pesquisa utiliza como base teórica principal a Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Halliday, uma teoria que concebe a língua como instrumento de interação social. Esta, por sua vez, se articula com outras duas teorias: o Sistema de Avaliatividade de James Robert Martin e Peter White, que trata da presença do autor no texto, e a Teoria da Iconicidade Verbal de Darcilia Simões, que aborda aspectos icônicos, simbólicos e indiciais do texto. O trabalho tem o propósito de elaborar um vocabulário cromático analógico que proporcione a ampliação do estoque lexical de quem o consulta, além de interpretar os contos de Clarice Lispector a partir de uma perspectiva lexicográfica e lexicológica.
Abstract: This is a study of the lexical choices made by writer Clarice Lispector in her short stories to speak about the colors related to the human body. The final objective is the production of an analog chromatic vocabulary from those words. The principal corpus is the brazilian edition from Todos os contos by Benjamim Moser, published in 2016, that brings together all short stories written by the brazilian author of ukrainian origin. To develop the study, this research uses as the main theoretical basis the Systemic Functional Linguistics by Michael Halliday, a theorie that conceive the language as an instrument of social interaction. This theory articulates with two others: The language of evaluation by James Robert Martin and Peter White, which deals with the presence of the author in the text, and the Teoria da Iconicidade Verbal by Darcilia Simões, which addresses iconic, symbolics and indicatives aspects of the text. This work has the objective to elaborate an analog chromatic vocabular which can offer an expansion of lexical stock to those who reads it and, in addition, interpret Clarice Lispector’s short stories from a lexicographic and lexicological perspective.
Palavras-chave: Lexicography
Systemic functional linguistics
The language of evaluation
Lexicografia
Linguística sistêmico-funcional
Sistema da avaliatividade
Teoria da iconicidade verbal
Lispector, Clarice, 1920-1977 – Crítica e interpretação
Vocabulário
Lexicologia
Contos brasileiros
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: Braz, Camille Roberta Ivantes. As cores nos contos de Clarice Lispector: vocabulário cromático analógico. 2021. 2v. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16824
Data de defesa: 8-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.