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Tipo do documento: Tese
Título: Aplicativos para o ensino de inglês como língua estrangeira: uma análise sobre o lugar da leitura na prática docente e sua possível naturalização
Título(s) alternativo(s): Applications for teaching English as a foreign language: an analysis of the place of reading within the practice of teaching and its possible naturalization
Autor: Lima, Raquel Freitas de 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Rabello, Cíntia Regina Lacerda
Segundo membro da banca: Valente, Marcela Iochem
Terceiro membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Quarto membro da banca: Neves, Rogério da Costa
Resumo: Nesta pesquisa, realizamos um estudo acadêmico-científico sobre o uso de aplicativos de dispositivos móveis para o ensino de inglês como língua estrangeira (I/LE). Seu recorte está na reflexão sobre o lugar da leitura na prática docente quando do uso dessa tecnologia enquanto ferramenta didático-pedagógica. Além disso, refletimos sobre como as concepções de leitura docente interferem nesse processo de ensino. Isso porque o êxito em tal ensino passa, inevitavelmente, pela palavra escrita, logo, pela leitura. Portanto, há três perguntas que nos direcionam neste trabalho: 1) Qual o lugar da leitura no ensino de I/LE mediado por aplicativos em um contexto específico do Ensino Médio?; 2) É possível verificar se há a promoção da naturalização da habilidade de leitura no ensino de I/LE mediado por aplicativos no contexto pesquisado?; e 3) Como a concepção de leitura do professor se relaciona com esse lugar que a leitura ocupa, uma vez que nesses aplicativos o foco não é necessariamente a leitura, mas dela depende? Para responder tais questões, propomos um estudo de caso, de abordagem qualitativa-interpretativista baseada em Triviños (1987) e Bortoni-Ricardo (2008). Outras razões para a escolha desse tipo de pesquisa são a novidade, as especificidades e o aprofundamento que desejamos dar à matéria. Como base teórico-metodológica, temos os estudos do sociointeracionismo (VIGOTSKY,1994); da sociocognição, baseados, por exemplo, em Koch e Elias (2008; 2013); além das reflexões sobre os modelos de leitura, com alinhamento à perspectiva sociointeracional (LEFFA, 1996). Com relação a letramento, seguimos o paradigma dos multiletramentos baseado em Cope e Kalantzis (2000; 2009) e em Rojo (2007; 2009; 2013). Devido a este estudo contar com a participação humana, o projeto de pesquisa passou por submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (COEP), por meio da Plataforma Brasil. Quanto aos resultados, as análises demonstraram uma destacada relação entre leitura, gramática e léxico, o que reforça a visão de leitura da docente participante enquanto leitura unilateral. Isto é, as análises nos indicam que a visão de leitura da participante é aquela que considera a gramática e o vocabulário da língua como formas de acesso à leitura dessa língua. Assim, a participante deixa entrever sua visão de leitura e de língua, respectivamente mais consoante ao modelo ascendente, de concepção unilateral e a língua enquanto código. A docente aponta para uma preocupação em trabalhar a leitura, mas o faz por meio de tarefas de cunho estrutural e lexical, indicando para o entendimento de que a compreensão leitora é a compreensão da palavra e da estrutura sistêmica. Ao usar aplicativos, a leitura resume-se ao trabalho sistêmico/gramatical e lexicam não havendo destaque para a leitura necessária para a própria atuação discente nos aplicativos, como leitura da interface, das funcionalidades multimodais etc. Esses indicativos nos sugerem uma perspectiva naturalizada de leitura no uso dos aplicativos, uma vez que neste ambiente a leitura é tomada por sabida, sendo trabalhada apenas com o livro didático ou em exercícios do livro didático transpostos para os aplicativos
Abstract: This academic-scientific study focuses on the mobile applications used for teaching English as a foreign language (E/FL). Specificly when teaching reading through the use of this technology as a didactic-pedagogical tool. We also reflect on the place of reading, as how the conceptions of teaching reading interfere in the teaching process. This is because success in teaching inevitably depends on the written word, therefore on reading. The three questions that guide this study are: 1) What is the place of reading in the teaching E/ FL mediated by applications in a specific context to High Schools ?; 2) Is it possible to verify if there is a promotion of the naturalization of reading skills in E / FL teaching mediated by applications in the researched context ?; and 3) How does the teacher's reading concept relate to this place that reading occupies, since in these applications the focus is not necessarily reading, but depends on reading? We propose to answer these questions by undertaking a qualitative-interpretative case study based on Triviños (1987) and Bortoni-Ricardo (2008). As a theoretical-methodological basis, we used the socio interactionism studies based on Vigotsky (1994); socio cognition, based on Koch and Elias (2008; 2013); and reflections of reading models aligned with the socio-international (LEFFA,1996). Regarding literacy, we have followed the multiliteracies paradigm of Cope and Kalantzis (2000; 2009) and Rojo (2007; 2009; 2013). Since human participation was used this project has been submitted to the Research Ethics Committee (COEP), through Plataforma Brasil. The analyzes showed an outstanding relationship between reading, grammar and lexicon, which reinforces the teaching perception that reading is unilateral. Analysis indicates outstandingly that the reading vision of the participant considers grammar and vocabulary of the language as a means of access to reading that language. The participant has revealed there vision of reading and language in line with the bottom-up model of unilateral conception of language as a code, due to the primacy of the domain of the word for reading to take place. The teacher points to a concern with working on reading skills, but does so through structural and lexical tasks, indicating the understanding that reading comprehension is understanding the word and the systemic structure. When using applications, reading is limited to systemic/grammatical and lexical work. There is no need to emphasize the reading performance of the student within the applications: reading of its interface, of its multimodal, hypertextual, multi-referential and multi contextual functionalities. These indications suggest a naturalized perspective of reading in the use of applications, since in this environment reading is taken for granted, being worked only with the textbook or in textbook exercises transposed to the applications
Palavras-chave: Applications
English
Reading
Naturalization
Socio cognition
Aplicativos móveis
Inglês
Leitura
Naturalização
Sociocognição
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de inglês
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LIMA, Raquel Freitas de. Aplicativos para o ensino de inglês como língua estrangeira: uma análise sobre o lugar da leitura na prática docente e sua possível naturalização. 2020. 266 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16837
Data de defesa: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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