Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16838
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Gêneros textuais em uma escola do campo: por uma educação crítico-reflexiva |
Título(s) alternativo(s): | Teaching text genres in a rural school: in support of a critical reflective education |
Autor: | Avila, Raquel Pontes ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Valente, André Crim |
Terceiro membro da banca: | Novaes, Ana Maria Pires |
Quarto membro da banca: | Vargens, Dayala Paiva de Medeiros |
Resumo: | Esta Tese busca demonstrar como o ensino de Língua Portuguesa, por meio da leitura e da produção de textos, contribui para a criação de bases para uma educação crítico-reflexiva e para a formação da consciência cidadã dos alunos. A pesquisa ocorreu em uma escola do campo, Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, localizada na cidade de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e teve como participantes alunos de 6º e 7º anos de escolaridade. Uma vez que a dimensão política se apresenta indissociável do processo educacional, as leis e as diretrizes curriculares voltadas para a Educação Básica, relacionadas - direta ou indiretamente - à Educação do Campo compõem o debate. Devido ao caráter peculiar da escola, um questionário sociocultural respondido pelos estudantes ajuda a identificar alguns processos sociais e históricos que atravessam as situações comunicativas dos grupos. Também formam parte do corpus textos produzidos durante as aulas de Língua Portuguesa. Os gêneros textuais selecionados para tal foram a autobiografia e cordel. Suas produções aparecem como instrumentos de reflexão sobre o estar no mundo e de valorização das experiências e do ambiente em que vivem. Como suporte teórico, há autores preocupados com as questões do ensino e formação crítica, como Paulo Freire (2011, 2018, 2019a, 2019b), e aqueles que dialogam com o caráter social dos gêneros textuais, como Bakhtin (2011a, 2011b, 2014) e Guedes (2009), tendo em vista o objetivo de construir estratégias pedagógicas que desenvolvam o pensamento crítico dos alunos acerca da realidade, em diferentes níveis. Destaca-se o traço transdisciplinar da pesquisa, pois os gêneros textuais são práticas contínuas, presentes desde antes dos muros da escola, perpassando todas as áreas de conhecimento e seguindo por toda a vida |
Abstract: | This thesis aims to demonstrate how reading and writing texts within the context of Portuguese Language lessons contribute to lay the foundations for critical reflective education and for students to develop their sense of citizenship. The research took place in a rural school called Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, placed in the city of Duque de Caxias (Rio de Janeiro state) and had as participants students in 6th and 7th grade. Since the political dimension is inseparable from the educational process, laws and curricular guidelines for Basic Education that are - directly or indirectly - related to Rural Education are part of the discussions. Due to the peculiarities of this school, a socio-cultural questionnaire answered by the students help to identify some social and historical processes that are involved in the communicative situations of the groups. Texts produced during Portuguese Language classes are also part of the corpus. The textual genres chosen for this were autobiography and “cordel”. Their productions appear as a means to stimulate the students into reflecting about their role in the world and to value the experiences and the environment in which they live. As theoretical support, there are authors concerned with issues of critical education and training, as Paulo Freire (2011, 2018, 2019a, 2019b), and authors who regard the social character of textual genres, as Bakhtin (2011a, 2011b, 2014) and Guedes (2009), intending to build pedagogical strategies that develop the critical thinking of students about reality, at different levels. The transdisciplinary feature of the research stands out, as text genres are continuous practices, present since before school, crossing all areas of knowledge and continuing throughout life |
Palavras-chave: | Autobiografia Cordel Escola do campo Língua portuguesa Educação crítico-reflexiva Língua portuguesa - Gênero Língua portuguesa - Estudo e ensino Escola - Aspectos sociais Educação - Brasil Autobiografia na literatura Literatura de cordel Autobiography Rural school Portuguese language Critical eflective education |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | AVILA, Raquel Pontes. Gêneros textuais em uma escola do campo: por uma educação crítico-reflexiva. 2020. 238 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16838 |
Data de defesa: | 3-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Raquel Pontes Avila - 2020 - Completa.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.