Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16840
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o claro e o escuro: um estudo sobre sistema de classificação de cor e ações afirmativas
Título(s) alternativo(s): Between light and dark: a study of the color classification system and affirmative actions
Autor: Santos, Isabella Juliana Lopes dos 
Primeiro orientador: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Primeiro membro da banca: Cunha, Washington Dener dos Santos
Segundo membro da banca: Siss, Ahyas
Resumo: Trata-se da dissertação apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de concentração: Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Movimentos Sociais e Diferença. A dissertação tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre as “fraudes” de identidade étnico-racial, identificadas nos processos de acesso às universidades públicas estaduais e federais que aderiram às políticas de ações afirmativas para negros durante as primeiras décadas do século XXI. Como referenciais teóricos nos apoiamos em: Oracy Nogueira (2006) com o conceito de preconceito de marca; Eduardo Oliveira e Oliveira (1974) problematizando o mestiço como figura intermediária que possibilita o “passing” ou “transfuga” racial e social da categoria, e Alice Walker (1982) com o termo colorismo, o definindo como tratamento prejudicial ou preferencial de pessoas da mesma raça com base unicamente em sua cor. Adotamos a metodologia de estudo de caso, por meio da seleção de casos exemplares de fraudes postados em jornais online. Concluímos que: o sistema múltiplo de classificação de cor/raça brasileiro produz figuras intermediárias como o pardo, o mestiço ou o moreno, contribuindo, assim, para a mobilidade entre as categorias de raça/cor perturbando a construção de uma identidade étnico-racial negra. Tomando como referências os artigos de Oliveira Oliveira e Walker, que discutem dois modelos de classificação racial diferentes observamos que as categorias de raça/cor tanto em sistemas duais quanto em sistemas múltiplos, produzem mecanismos de escape das categorias de menor prestígio social devido ao estigma negativo vinculado a elas. As políticas de ações afirmativas, que introduzem os negros como novos beneficiários dessas políticas, abrem espaço para a transfuga ou passing como também, para a criação de mecanismos de controle de acesso nas instituições de ensino superior e de propostas de solução advindas da sociedade civil.
Abstract: This study is presented as a partial requirement to obtain the degree of master from the Post-graduation program in Education, Culture and Communication in urban peripheries, at the Baixada Fluminense Faculty of Education of the Rio de Janeiro State University. Concentration Area: Education. Research line: Education, Social Movements and Differences. This study deals with a study case of frauds in ethnica-racial identity recognized in college admission processes at federal and state universities which adopted affirmative action politics to black people during the first decades of the XXI century. The references we adopted were Oracy Nogueira (2006) who brought forth the concept of prejudice of mark; Eduardo Oliveira e Oliveira (1974) who problematizes the mixed-race people as an intermediate figure that allowsthe racial passing and “transfuga” through categories, and Alice Walker(1982) who states the term colorism, defined as a prejudicial or preferential treatment of same-race people based uniquely on their skin color. We adopted a study cases methodology, in which were selected exemplary cases of frauds published on online journals. We concluded that the multiple system of classification based on color/race produces intermediate figures as the “pardo”, “mertiço” and “moreno”, contributing to the mobility through the categories of color/races and disturbing the construction of a black ethnical-racial identity. Taking as references the articles from Oliveira Oliveira and Walker, which discuss two different models of racial classification, we observed that these categories of race/color either in dual systems as well as in multiple systems produce scaping mechanisms for the individuals of less social prestige due to the negative stigma associated to them. The affirmative action politics, which introduce the black people as the new beneficiary of these politics, allow “transfuga” or passing, creates mechanisms of control in admission programs of institutions of higher education and open space to solutions from the civil society.
Palavras-chave: Classification system of color
Affirmative actions
Higher education
Mixture of races
Colorism
Cor de pele
Sistema de classificação cor
Ações afirmativas
Ensino Superior
Mestiçagem
Colorismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Isabella Juliana Lopes dos. Entre o claro e o escuro: um estudo sobre sistema de classificação de cor e ações afirmativas. 2020. 104 f. Dissertação ( Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16840
Data de defesa: 12-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Isabella Juliana Lopes dos Santos - 2020 - Completa.pdf1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.