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Tipo do documento: Dissertação
Título: Planos Municipais de Educação da Baixada Fluminense (2015 - 2025): meta 5 e a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores
Título(s) alternativo(s): Municipal Education Plans of Baixada Fluminense (2015 - 2025): goal 5 and the Continuing Education of Literacy Teachers
Autor: Canuto, Laís Ribeiro 
Primeiro orientador: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Corrêa, Cintia Chung Marques
Resumo: A análise da alfabetização no Brasil evidencia uma preocupação recorrente com os baixos índices na aprendizagem da leitura e da escrita. Frente a esse cenário, buscam-se estratégias para a superação desses índices sendo a formação de professores a mais enfatizada. A formação inicial de professores tem sido alvo de uma série de questionamentos sobre a sua efetividade e a continuada se apresenta como a medida mais adotada para desenvolver os saberes docentes necessários a uma prática pedagógica capaz de minimizar os resultados insatisfatórios (FORMOSINHO, 2009; GONTIJO, 2014; IMBERNON, 2010). Isso fica evidente sobretudo nas Políticas Públicas Educacionais, servindo de exemplo as proposições do Plano Nacional de Educação/2014 quanto à essencialidade da articulação entre os Entes Federativos para a promoção de uma educação e de uma formação de professores de boa qualidade visando minimizar os baixos índices no campo da alfabetização. O PNE (2014) destina, especialmente a meta 5 e suas respectivas estratégias, à proposição da finalidade de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. Em face dos desafios que essa meta impõe aos municípios, esta dissertação discute como os municípios, através do Plano Municipal de Educação, têm se estruturado para atender a proposta do PNE (2014) e ao mesmo tempo considerar as suas realidades. Desperta especial curiosidade como os Planos Municipais de Educação da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, detalham as recomendações da meta 5. Toma-se como Universo de Pesquisa os Planos Municipais de Educação de 11 (onze) municípios da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Como encaminhamento metodológico, apoia-se em uma abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 1995) inspirada nos fundamentos da análise de conteúdos (BARDIN, 2016). Os Planos municipais analisados evidenciam pontos salutares como certa imprecisão quanto às concepções teóricas/metodológicas as quais fundamentam a proposta de alfabetização; preocupação com os resultados indicados pelas avaliações de larga escala e ênfase na formação continuada entendida como aperfeiçoamento da prática. Os dados e resultados indicam que os Planos investigados se preocupam fundamentalmente com dois aspectos: reafirmar as proposições encaminhadas em âmbito federal e se responsabilizar com estratégias e ações variadas. Mesmo diante da importância do Plano Municipal de Educação para a Política Educacional do município, parece oportuno inferir que este, muitas vezes, representa apenas o cumprimento de uma exigência legal quando, mais do que isso, deveria se constituir um documento que representasse a Proposta Pedagógica do município. Além disso, a proposição de várias estratégias pulverizadas pode conduzir a ações que nem sempre podem ser consideradas como adequadas. Essa dispersão promove a perda da centralidade de ações emergenciais necessárias ao êxito dos PMEs principalmente em termos do cumprimento da meta 5.
Abstract: The analysis of literacy in Brazil presents a recurrent concern, namely: the low rates of the learning of reading and writing. In this scenario, strategies are aimed at overcoming these rates, placing teacher training as the most emphasized. Initial training raises a series of questions about its effectiveness, while continuing training becomes the most adopted measure, mainly through Public Educational Policies, to develop the teaching knowledge. This in turn is required for pedagogical practice capable of minimizing unsatisfactory results (FORMOSINHO, 2009; GONTIJO, 2014, IMBERNON, 2010). It is highlighted in the Educational Public Policy. In this sense, the implementation of the National Education PNE/2014 is mostly regarded as the articulation among the Federative Bodies for the promotion of a good quality education and for mitigation of low rates in the literacy field. In the case of literacy, it is identified in PNE/2014 as the proposition of the goal 5 and its respective strategies in order to provide literacy instruction to all children until the 3rd grade of elementary school. In the face of the challenges that this goal proposes, it is reflected how the municipalities have been organized through the Municipal Education Plan to meet the proposal of the PNE/2014 and, at the same time, consider their educational specificities. The form of detailed organization in the Municipal Plans of Education of the Baixada Fluminense of Rio de Janeiro awakens interests in the goal 5. The Universe of Research is the Municipal Plans of Education of 11 (eleven) municipalities in Baixada Fluminense of the State of Rio de Janeiro. As a methodological guide, it is based on a qualitative approach (CHIZOTTI, 1995), inspired in the fundamentals of content analysis (BARDIN, 2016). The analyzed Municipal Plans show relevant points, such as a certain imprecision regarding the theoretical / methodological conceptions. These ones upport the literacy proposal, the concernings about the results suggested by the large-scale evaluations and an emphasis on continuing education, perceived as the improvement of professional skills. The data and results suggest that the investigated Plans addresses fundamentally two aspects: firstly, restate the proposals sent at the federal scope; secondly, undertake diversified strategies and actions. Even facing the importance of the Municipal Plan of Education, it is a timely inference that this often represents not only the fulfillment of a legal requirement but also a document that should represent the Pedagogical Proposal in the municipality. In addition, the proposition of several pulverized strategies can lead to actions that cannot always be properly considered. This dispersion promotes the loss in the heart of urgent actions which are crucial for the success of PMEs, mainly, in terms of the fulfillment of goal 5.
Palavras-chave: Continuing Education
Literacy teacher
Professores - Formação
Formação continuada
Professor alfabetizador
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CANUTO, Laís Ribeiro. Planos Municipais de Educação da Baixada Fluminense (2015 - 2025): meta 5 e a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16841
Data de defesa: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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