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Tipo do documento: Tese
Título: Entre ideias e palavras: o letramento literário de alunos idosos do Proalfa na educação não formal
Título(s) alternativo(s): Between ideas and words: literary literacy of elderly Proalfa students in non-formal education
Autor: Benevides, Simone Lopes 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
Terceiro membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Quarto membro da banca: Soares, Josiane de Souza
Resumo: Assumir o ensino de Literatura sob a ótica do letramento literário implica a superação de abordagens formalistas e estruturalistas, que por focarem excessivamente nas especificidades formais da linguagem e dos gêneros literários, desconsideram os sentidos do texto em suas relações contextuais e intertextuais, além de negligenciarem a centralidade do leitor nesse processo de construção de sentidos. Dessa forma, a perspectiva adotada nesta pesquisa é a da formação de leitores literários como um processo, embasada pelo pressuposto de que a Literatura, por meio da palavra, nos humaniza, não por modelar nosso caráter positivamente ou nos redimir de nossos pecados, mas por funcionar como um espelho da condição humana, pois, além de revelar o humano, ela atua em sua formação, possibilitando-lhe questionamentos, reflexões, compreensão do outro, de si e do mundo. Diante disso, buscando ampliar as discussões sobre o ensino de Literatura, o objetivo principal da pesquisa é compreender, tendo em vista a centralidade da Língua Portuguesa transmutada em palavra artística, como se efetiva o processo de letramento literário de idosos, inseridos na educação de jovens e adultos, em um ambiente não formal de educação, a partir do contraponto entre as perspectivas dos alunos, dos professores em formação e da coordenação pedagógica. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), mesmo com diretrizes diferenciadas e um público alvo bastante diverso, faz parte da Educação Básica, motivo pelo qual nosso estudo inclui a contextualização histórica e legal da instituição da Literatura como disciplina, evidenciando os fundamentos que embasam a prática dos professores em sala de aula. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006; LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e adota a entrevista como instrumento de pesquisa (BAKHTIN, 2011; ZAGO, 2003), aliada à análise documental e às observações. A fundamentação teórica ancora-se, sobretudo, nas discussões sobre o ensino de literatura e sobre o letramento literário (COSSON, 2016, 2018); nos estudos sobre a EJA (PEREIRA, M. L., 2013; SOARES, 2002); nas pesquisas sobre educação não formal Gadotti (2005) e Gohn, (2006, 2009, 2010); nas reflexões de Novaes (2000) e Cachioni (2012) sobre o ensino de idosos. O contexto da pesquisa é o PROALFA/UERJ, programa extensionista de educação não formal destinado a adultos e idosos que se desejem alfabetizar ou dar continuidade ao seu processo de letramento. Os sujeitos da pesquisa serão os professores, a coordenação pedagógica e os alunos da turma UNATI II, grupo avançado em termos de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A relevância pedagógica da pesquisa consiste na possibilidade de a educação não formal contribuir com o sistema formal, tendo em vista a liberdade e a flexibilidade na produção de modos alternativos de ensino e aprendizagem que caracterizam os ambientes não formais de educação
Abstract: Taking on the teaching of Literature from the perspective of literary literacy implies overcoming formalist and structuralist approaches, which, by focusing excessively on the formal specificities of language and literary genres, disregard the meanings of the text in its contextual and intertextual relations, in addition to neglect the centrality of the reader in this meaning-construction process. Thus, the perspective adopted in this research is the training of literary readers as a process, based on the assumption that Literature, through words, humanizes us, not by positively modeling our character or by redeeming us from our sins, but by functioning as a mirror of the human condition, because, besides revealing the human, his/her acts in his/her formation, enabling him/her to question, reflect, understand the other, himself/herself and the world. In this way, seeking to broaden the discussions on the teaching of Literature, the main objective of the research is to understand, in view of the centrality of the Portuguese language transmuted into artistic word, how the literary literacy process of the elderly, inserted in the education for youth and adults, occurs, in a non-formal educational environment, from the counterpoint between the perspectives of the students, teachers in training and pedagogical coordination. Education for Youth and Adults, even with differentiated guidelines and a very diverse target audience, is part of Basic Education, reason why our study includes the historical and legal contextualization of the institution of Literature as a discipline, highlighting the principles that underpin the practice of teachers in the classroom. The research fits into the qualitative approach (CHIZZOTTI, 2006; LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and adopts the interview as a research tool (BAKHTIN, 2011; ZAGO, 2003), combined with document analysis and observations. The theoretical framework is anchored, above all, in discussions about teaching literature and literary literacy (COSSON, 2016, 2018); in studies on Education for Youth and Adults (PEREIRA, M. L., 2013; SOARES, 2002); in researches on non-formal education Gadotti (2005) and Gohn (2006, 2009, 2010); in the reflections of Novaes (2000) and Cachioni (2012) on the teaching for elderly. The research context is PROALFA / UERJ, an extension program for non-formal education aimed at adults and elderly who wish to become literate or to continue their literacy process. The research subjects will be teachers, pedagogical coordination and students from the UNATI II class, an advanced group in terms of developing reading and writing skills. The pedagogical relevance of the research consists in the possibility that non-formal education contributes to the formal system, in view of the freedom and flexibility in the production of alternative ways of teaching and learning that characterize non-formal educational environments
Palavras-chave: Portuguese language
Literary literacy
Education for youth and adults
Non-formal education
Elderly
Língua portuguesa
Letramento literário
Educação de jovens e adultos
Educação não-formal
Idosos
Letramento
Literatura
Idosos - Educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BENEVIDES, Simone Lopes. Entre ideias e palavras: o letramento literário de alunos idosos do Proalfa na educação não formal. 2020. 329 f. il. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16847
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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