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Tipo do documento: Tese
Título: Método para análise de movimentos gestuais e sua aplicação em design de interação
Título(s) alternativo(s): Method for analyzing gesture movements and its application in interaction design
Autor: Maia Filho, Inaldo Azevedo 
Primeiro orientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro coorientador: Monat, André Soares
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Oliveira, Bruno Sérgio Coelho de
Terceiro membro da banca: Formiga, Eliana de Lemos
Quarto membro da banca: Diniz, Raimundo Lopes
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a morfologia de gestos interativos freehands, gestos realizados com as mãos livres, considerados pelos usuários como naturais, executados em diferentes contextos culturais. Para a realização deste trabalho, foi necessário a abordagem de conhecimentos referentes ao Design de Interação, à interação gestual com o paradigma freehands, às interfaces naturais de usuário e aos conceitos referentes à cultura, que estruturaram uma base teórica pertinente ao objeto de estudo. Foi realizada uma simulação de interação gestual, seguida de uma entrevista semi-estruturada, tendo como amostra populacional discentes de pós-graduação em Design de duas instituições de ensino superior, em cidades com distintas origens e contextos culturais: a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís (MA) e a Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/UERJ, no Rio de Janeiro. A referida simulação consistiu em interpretações gestuais das ações resultantes de comandos comuns, no cenário de interação com software gráfico 3D, pelos usuários voluntários. Devido os cuidados para a contenção do contágio do Coronavírus, ainda muito intenso, as simulações ocorreram através de videoconferência, o que, de alguma forma, certamente influenciou na cognição das interpretações e construções dos movimentos interativos. Os dados obtidos através dos gestos executados foram descritos e analisados sob quatro parâmetros: postura assumida pela mão, localização, movimento e lateralidade, o que permitiu identificar detalhes pertinentes à sua morfologia e naturalidade, com valor para perceber os contrastes e similaridades entre os gestos interativos executados pelos usuários, discentes das escolas de Design. Em conjunto com os dados colhidos nas entrevistas e o arcabouço teórico delineado, a pesquisa concluiu que os atributos culturais assumidos pelos voluntários influenciaram no contraste entre os movimentos interativos realizados. Entretanto, a cultura tecnológica assumida por eles, em seus variados níveis de experiência, se apresentou como fator para a convergência das construções de modelos mentais e interpretações gestuais, resultando em movimentos interativos similares. Também foi observada a relevância do envolvimento direto do usuário nos estudos objeto da pesquisa, compreendendo sua forma de pensar a interação na simulação proposta. O que contribui para tornar a interface mais amigável e com a usabilidade positiva, para usuários de diferentes contextos culturais. Como desdobramentos da pesquisa, propõe-se a aplicação desta experiência para o desenvolvimento de interfaces gestuais freehands para artefatos tecnológicos destinados ao auto-atendimento público, visto a necessidade de evitar o toque nestes dispositivos, como forma de contenção do contágio do Coronavírus e suas variações.
Abstract: This research presents a study on the morphology of freehands interactive gestures, gestures performed with free hands, considered by users as natural, executed in different cultural contexts. To proceed with this work, it was necessary to approach knowledge regarding the Design of Interaction, gestural interaction with the freehands paradigm, natural user interfaces, and concepts related to culture, which structured a theoretical basis pertinent to the object of study. A simulation of gesture interaction was performed and followed by a semi- structured interview. The population sample was composed by Design postgraduate students from two higher education institutions, in cities with distinct origins and cultural contexts: Universidade Federal do Maranhão – UFMA, in São Luís (MA) and Escola Superior de Desenho Industrial, from Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/UERJ, in Rio de Janeiro. This simulation consisted of gestural interpretations of actions resulting from common commands, in the interaction scenario with 3D graphics software, by volunteers. Due to the care to contain the contagion of Coronavirus, which is still very intense, simulations took place via videoconference, which influenced the cognition of interpretations and constructions of interactive movements. The data obtained through the executed gestures were related and analyzed under four parameters: handshape, location, movement, and laterality, which allowed identified relevant details to its morphology and naturalness, with value to perceive the contrasts and similarities between the interactive gestures realized by users, students of Design schools. The data collected in interviews and theoretical framework concluded that the cultural attributes assumed by volunteers influenced the contrast of the interactive movements performed. However, the technological culture assumed by them, in its varied levels of experience, was a factor for the convergence of mental models and gestural interpretations. It resulted in similar interactive movements. It was also observed the importance of the user's direct involvement in the object of study, including their way of thinking about the interaction in the proposed simulation. That contributes to making the interface more user-friendly and functional, for users from different cultural contexts. One expansion of this research is the application of this experience for the development of interfaces freehand gestures for technological artifacts services to public self-service, given the need to avoid touching devices, as a way to contain the Coronavirus contagion and its variations.
Palavras-chave: Interaction design
Gestures
Nonverbal communication
Human-machine interaction - Cultural aspects
Design de interação
Gestos
Comunicação não-verbal
Interação homem-máquina - Aspectos culturais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MAIA FILHO, Inaldo Azevedo. Método para análise de movimentos gestuais e sua aplicação em design de interação. 2021. 275 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16851
Data de defesa: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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