Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16865
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura no espaço escolar: estratégias para aprender, mediação para gostar de ler
Título(s) alternativo(s): Reading at school: strategies for learning, mediation for enjoying the process
Autor: Gomes, Sophia Letícia Ramos 
Primeiro orientador: Santos, Denise Salim
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Resumo: A presente dissertação busca refletir sobre a leitura paradidática nas escolas e a importância do professor como mediador e responsável pela formação leitora dos alunos. Discute-se, sob o viés dos estudos da língua, da literatura e do ensino, o que se entende por leitura, partindo do pressuposto de que ler é um ato de interação entre o texto, o autor e o leitor, e que o último é situado sócio-historicamente. Analisamos o que dizem os documentos oficiais, como os PCNs de Língua Portuguesa (Parâmetros Curriculares Nacionais) e o atual BNCC (Base Nacional Curricular Comum) que, de certa forma, atualiza algumas das premissas expostas nos PCNs, com o intuito de estabelecer conexão entre o esperado do aluno quanto à sua formação leitora e os possíveis caminhos para se chegar lá. A fim de lançar luz sobre como é a relação dos alunos com os livros, principalmente com os propostos pela escola, normalmente clássicos literários, foi feita uma pesquisa com alunos dos ensinos Fundamental e Médio, e da Graduação em Letras da UERJ. Além da visão deles acerca do assunto, analisamos o que pensam os professores de Língua Portuguesa, e que práticas utilizam em sala de aula para auxiliar seus alunos a se tornarem leitores proficientes. Discutimos, ainda, o uso de estratégias de leitura, apresentadas pelos documentos oficiais como importantes ferramentas no processo de aprendizagem da leitura, revisitando as contribuições de Solé (2014), Kleiman (2013) e Kato (1990),bem como é apresentada sugestão de atividade em sala de aula como estratégia de um trabalho com os paradidáticos de maneira mais produtiva
Abstract: The present work aims to reflect on reading at schools and the importance of the teacher as a mediator and responsible for forming readers. In the light of the studies that have been done in Linguistics, Literature and Education about what is to read, bearing in mind that reading is an act of interaction between the text, the author and the reader, in which the later is socially – historically situated, the concept of reading is discused. We analysed the content of oficial documents as the PCN of the Portuguese language (Parâmetros Curriculares Nacionais) and the actual BNCC (Base Nacional Curricular Comum), which is, as a matter of fact, an update of some of the assumptions presented in the PCN, in order to establish a link between what is expected from the student while in his reading formation and the possible ways to get there. In order to shed a light on the relation between students and the books from school, mainly classics, a survey was conducted with students of the Middle school, High school and Undergraduated students of the Portuguese language at UERJ. Besides their point of view on the topic, we analysed what Portuguese teachers think about it, and which practices are at their disposal in the classroom to help their students become proficient readers. We also take into account reading strategies, presented by the oficial documents as important tools in the learning of the reading process taking as basis the contribuitions of Solé (2014), Kleiman (2013) and Kato (1990), as well as suggestions of activities to be done in the classroom as a strategy of a possible work with reading materials in a more productive manner
Palavras-chave: School reading
Reading formation
Reading meadiation
Reading strategies
Leitura na escola
Formação de leitores
Mediação
Estratégias
Leitura - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Leitura (Ensino fundamental)
Leitura (Ensino secundário)
Leitura (Ensino superior)
Livros e leitura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GOMES, Sophia Letícia Ramos. Leitura no espaço escolar: estratégias para aprender, mediação para gostar de ler. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16865
Data de defesa: 10-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Sophia Leticia Ramos Gomes - 2020 - Completa.pdf1,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.