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Tipo do documento: Dissertação
Título: A parresía cínica e a estética da existência – sobre Foucault e Tarkovski
Título(s) alternativo(s): Cynic parrhesia and the aesthetics of existence – on Foucault e Tarkovski
Autor: Monin, Serguey 
Primeiro orientador: Lisboa, Ivair Coelho
Primeiro membro da banca: Cunha, Maria Helena Lisboa da
Segundo membro da banca: Cerqueira, Luame
Resumo: A temática principal da dissertação de mestrado será abordar o trabalho de Michel Foucault sobre as técnicas de si do sujeito consigo mesmo, sobretudo no que diz respeito aos seus processos de veridicção. Antes disso, o trabalho percorre conceitos fundamentais da obra do filósofo francês na sua análise das relações de poder, como poder pastoral, governamentalidade e biopoder, bem como seus investimentos sobre a subjetividade na Antiguidade, traçando uma linha que vai do diagnóstico do estado de sujeição do indivíduo a uma saída da "hipótese repressiva" para vislumbrar práticas de liberdade, práticas de si do sujeito, que apontem novas formas de conceber a existência. Para tal, o desenvolvimento destes problemas filosóficos será auxiliado por autores como Gilles Deleuze e Friedrich Nietzche, cujas obras ajudarão a compreender e conceituar a noção de estética da existência. Por fim, o projeto irá estabelecer um diálogo entre Michel Foucault e Andrei Tarkovski, tendo a compreensão sobre arte do cineasta russo como o fio condutor das noções de subjetividade e parresía nos gregos, trabalhadas pelo filósofo francês.
Abstract: The main theme of the master's thesis will be dedicated to Michel Foucault's work on the subject's self-techniques with himself, especially with regard to his veridiction processes. Before that, the work goes through fundamental concepts of the work of the french philosopher in his analysis of power relations, such as pastoral power, governmentality and biopower, as well as his investments on subjectivity in Antiquity, drawing a line that goes from the diagnosis of the state of subjection of the individual to a possibility of escape from the "repressive hypothesis" to glimpse practices of freedom, practices of the subject's itself, which point to new ways of conceiving existence. To this end, the development of these philosophical problems will be assisted by authors such as Gilles Deleuze and Friedrich Nietzche, whose works will help to understand and conceptualize the notion of aesthetics of existence. Finally, the project will establish a dialogue between Michel Foucault and Andrei Tarkovski, with the understanding of the russian filmmaker's art as the guiding thread of the notions of subjectivity and parresia in the Greeks, worked on by the french philosopher.
Palavras-chave: Cynicism
Liberty - Philosophy
Motion pictures – Aesthetics
Power (Philosophy)
Subjectivity
Truth (Aesthetics)
Foucault, Michel, 1926-1984
Tarkovski, Andrei Arsenevich, 1932-1986
Cinema – Estética
Cinismo
Liberdade – Filosofia
Poder (Filosofia)
Subjetividade
Verdade (Estética)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: MONIN, Serguey. A parresía cínica e a estética da existência – sobre Foucault e Tarkovski. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16879
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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