Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16880
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) na formação de professores de Línguas para Fins Específicos (LinFE) |
Título(s) alternativo(s): | The contribution of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ) in the training of Language Teachers for Specific Purposes (LinFE) |
Autor: | Ribeiro, Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Valente, Marcela Iochem |
Segundo membro da banca: | Velozo, Naira de Almeida |
Terceiro membro da banca: | Miller, Inês Kayon de |
Quarto membro da banca: | Silva Júnior, Antônio Ferreira da |
Resumo: | Partindo da premissa já confirmada em um projeto de extensão desenvolvido a priori de que há formação insuficiente de professores para atuação no contexto para fins específicos, a pesquisa teve por objetivo geral contribuir para a formação continuada de professores de línguas para este fim via Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo uma instituição de referência na aplicação da abordagem nas práticas das salas de aula de línguas. O estudo seguiu os preceitos da abordagem qualitativa na condução de uma pesquisa-ação em contexto de formação continuada. Por conta de um perfil metodológico multifronteiriço, a pesquisa dialogou com o conceito de bricolagem metodológica. Para tal, fez-se uso de dois momentos de intervenção com participantes do evento em três edições realizado no projeto de extensão, que se desdobrou nessa pesquisa. No total foram onze professores-participantes divididos em dois grupos na fase de aplicação das técnicas de intervenção. Foram utilizados: um questionário via Google Forms direcionado a oito participantes e três entrevistas narrativas. Ambos os documentos contemplaram questões referentes à formação continuada de professores de línguas e o papel de eventos neste tipo de formação docente. Além disso, o diário de pesquisa também forneceu dados relevantes para a análise, que foi desenvolvida a partir do conceito de asserções, as quais foram baseadas nas perguntas e nos objetivos da pesquisa. Os resultados sugerem que ações formativas pontuais são uma forma eficaz e eficiente de contribuição para formação continuada de professores LinFE, pois esses momentos propiciam colaboração, atualização e transformação via interação entre pares afins. O uso da realidade prática de sala de aula para discussão e reflexão em eventos propicia um canal de ajuda mútua, em que todos se sentem protagonistas do processo de coconstrução de conhecimento pertinente aos respectivos contextos de atuação. No entanto, é necessária a atenção a determinados critérios, a fim de que os conhecimentos coconstruídos possam ser colocados em prática, o que torna significativa a aprendizagem e estimula a participação futura em demais ações num movimento de continuidade que deve ser característico do docente da contemporaneidade, quer seja ele de línguas ou de qualquer outra área. Outra constatação profissional importante foi a de que os professores mais experientes, já praticam, mesmo que intuitivamente, a abordagem LinFE em sala de aula, especialmente os que trabalhavam com aulas particulares de forma autônoma ou em cursos menores. Mesmo os professores-participantes que são gestores de grandes franquias percebem um movimento de mercado para o atendimento das demandas específicas, pois esta é uma realidade que o aluno da contemporaneidade impõe. Os participantes que já trabalhavam com a abordagem, ou achavam que trabalhavam tiveram a oportunidade de uma revisão e aprofundamento teórico-prático sobre a mesma. Dessa forma, conclui-se que a formação continuada é uma boa opção para complementar a formação inicial no que tange ao conhecimento da abordagem LinFE e aos desafios que o processo de ensino-aprendizagem de línguas nesse viés venha a propor, a partir de uma visão de educação que estimula o professor questionador e pesquisador |
Abstract: | Based on the premise already confirmed in a previous extension project developed that there is not enough teacher training to work in the context of specific purposes, a research was conducted aiming to contribute for the continuous training of language teachers for this purpose via Federal Institute of Education Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), being a reference institution in the application of the approach in language classroom practices. The study followed the precepts of the qualitative approach for conducting a participatory action research of collaborative nature. To this end, two intervention moments were used with participants from one of the events held in the previous project (extension) that unfolded in this research. The generation of data was carried out through a questionnaire 33via Google Forms directed to eight participants and three narrative interviews that contemplate questions regarding the continuous training of language teachers and the role of events in the professional development of teachers. In addition, the research diary also provided data for an analysis, which was developed based on assertions related to research questions and objectives. The results suggest that specific training actions are an effective and efficient way of contributing to the continuous training of teachers for specific purposes, as these moments provide collaboration, updating and transformation via interaction between similar peers. The use of practical classroom reality for discussion and reflection at events provides a channel of mutual help, in which everyone feels they are protagonists in the process of co-construction of knowledge relevant to the contexts of performance. However, it is necessary to pay attention to criteria, so that the co-constructed knowledge seems to be practical, which makes learning significant and estimates future participation in other actions in a continuity movement that should be characteristic of the contemporary teacher, whether they are language teachers or from any other area. Another important professional finding is that more experienced teachers, in practice, already intuitively use the principles of ESP approach in classroom practices, especially those who work with private classes autonomously or in smaller courses. Even teachers of bigger franchises are already concerned with specific demands, as this is a reality in the market. Participants who have been already working using the approach, had the opportunity to review and deepen the theoretical background or their practices. Thus, it is concluded that continuous education is a good way to complement initial training in terms of knowledge to work with ESP or with any other challenge that language teaching-learning poses, in a vision of education that encourages teachers to be researchers |
Palavras-chave: | Formação de professores Formação inicial e continuada Formação de professores línguas para fins específicos Abordagem LinFE Professores de línguas - Formação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Línguas modernas – Estudo e ensino Linguagem e línguas Teacher education Initial and continuing training Language Teacher Training for Specific Purposes ESP |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | RIBEIRO, Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello. A contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) na formação de professores de Línguas para Fins Específicos (LinFE). 2020. 185 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16880 |
Data de defesa: | 18-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro - 2020 - Completa.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.