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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16882
Tipo do documento: Tese
Título: Literatura infantojuvenil: metalinguagem, intergenericidade e formação do leitor proficiente
Título(s) alternativo(s): Littérature de jeunesse: métalangage, intergénéricité et formation du lecteur expérimenté
Children's and youth literature: metalanguage, intergenericity and training the proficient reader
Autor: Cruz, Felipe Lacerda de Melo 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Perim, Regina Silva Michelli
Terceiro membro da banca: Dias, Ana Crélia Penha
Quarto membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Resumo: O presente estudo pretende investigar o potencial formativo da literatura infantojuvenil no que concerne ao desenvolvimento das competências leitora e linguística de crianças e jovens. Buscar-se-á, num primeiro momento, perscrutar a relação entre língua e literatura, na gramática, em documentos curriculares oficiais e também como ela se apresenta em sala de aula. Num segundo momento, os pressupostos e as práticas do chamado letramento literário também serão examinados. Em seguida, tomando como corpus obras publicadas no Brasil em Língua Portuguesa, analisar-se-ão, basicamente, dois tipos de obras literárias infantojuvenis, reunidas por guardarem entre si similaridades formais, temáticas ou composicionais: os livros metalinguísticos – em verso ou prosa, com destaque para os alfabetários; e os livros intergenéricos. Um terceiro tipo, que congrega as duas características também será analisado, evidenciando-se entre eles os dicionários lúdicos. Entendendo-se a metalinguagem e a intergenericidade como duas das marcas da produção literária contemporânea destinada à infância e à juventude, parte-se do pressuposto, a ser comprovado, de que o(s) conjunto(s) de obras examinado(s) pode(m) contribuir de maneira indelével para a formação de leitores proficientes
Abstract: Cette étude vise analyser le potentiel de formation de la littérature de jeunesse en ce qui concerne le développement des capacités de lecture des enfants et des jeunes. Nous chercherons, dans un premier temps, à étudier la relation entre la langue et la littérature, en grammaire, dans les documents officiels du curriculum et aussi comment elle se présente en classe. Dans un deuxième temps, les hypothèses et pratiques de la soi-disant littératie littéraire seront également examinées. En prenant comme corpus des ouvrages publiés au Brésil en langue portugaise, deux types d’oeuvres seront analysés, rassemblant entre eux des similitudes formelles, thématiques ou dans leurs compositions: les livres métalinguistique - en verset ou en prose, en mettant l’accent sur les ouvrages littéraires; et les livres intergénérationnels. Un troisième type, qui combine les deux caractéristiques, sera également analysé, avec parmi eux des dictionnaires ludiques. Estimant le métalangage et l’intégénéricité figurant parmi les empreintes de la production littéraire contemporaine destinée à l’enfance et à la jeunesse, il est supposé, pour être prouvé, que l’ensemble d'œuvres examinés peuvent contribuer de manière indélébile pour la formation de lecteurs expérimentés
This study aims to investigate the formative potential of children's and youth literature in the development of reading and linguistic competences in children and young people. We will seek, at first, to investigate the relationship between language and literature, in grammar, in official curriculum documents and also how it presents itself in the classroom. In a second step, the assumptions and practices of the so-called literary literacy will also be examined. Considering as corpus works published in Brazil in Portuguese language, basically two types of works will be analyzed, as they have formal, thematic or compositional similarities between them: metalinguistic books - in verse or prose, with emphasis on the alphabetical ones; and intergenerational books. In addition, a third type, which combines the two characteristics, will also be analyzed, highlighting the playful dictionaries. Taking metalanguage and intergenericity as two of the marks of contemporary literary production aimed at children and young people, it is assumed, to be proven, that the set of works examined can contribute, indelibly, to the training of proficient readers
Palavras-chave: Portuguese Language Teaching
Children's and youth literature
Metalanguage
Intergenericity
Training of readers
Reading proficiency
Langue portugaise
Littérature de jeunesse
L'enseignement
Métalangage
Intergénéricité
Formation des lecteurs
Maîtrise de la lecture
Ensino de língua portuguesa
Literatura infantojuvenil
Metalinguagem
Intergenericidade
Formação de leitores
Proficiência leitora
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino
Estudantes - Livros e leitura
Leitura - Desenvolvimento
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CRUZ, Felipe Lacerda de Melo. Literatura infantojuvenil: metalinguagem, intergenericidade e formação do leitor proficiente. 2020. 199 f . Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16882
Data de defesa: 5-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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