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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16882
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Literatura infantojuvenil: metalinguagem, intergenericidade e formação do leitor proficiente |
Título(s) alternativo(s): | Littérature de jeunesse: métalangage, intergénéricité et formation du lecteur expérimenté Children's and youth literature: metalanguage, intergenericity and training the proficient reader |
Autor: | Cruz, Felipe Lacerda de Melo ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Perim, Regina Silva Michelli |
Terceiro membro da banca: | Dias, Ana Crélia Penha |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Maria Lilia Simões de |
Resumo: | O presente estudo pretende investigar o potencial formativo da literatura infantojuvenil no que concerne ao desenvolvimento das competências leitora e linguística de crianças e jovens. Buscar-se-á, num primeiro momento, perscrutar a relação entre língua e literatura, na gramática, em documentos curriculares oficiais e também como ela se apresenta em sala de aula. Num segundo momento, os pressupostos e as práticas do chamado letramento literário também serão examinados. Em seguida, tomando como corpus obras publicadas no Brasil em Língua Portuguesa, analisar-se-ão, basicamente, dois tipos de obras literárias infantojuvenis, reunidas por guardarem entre si similaridades formais, temáticas ou composicionais: os livros metalinguísticos – em verso ou prosa, com destaque para os alfabetários; e os livros intergenéricos. Um terceiro tipo, que congrega as duas características também será analisado, evidenciando-se entre eles os dicionários lúdicos. Entendendo-se a metalinguagem e a intergenericidade como duas das marcas da produção literária contemporânea destinada à infância e à juventude, parte-se do pressuposto, a ser comprovado, de que o(s) conjunto(s) de obras examinado(s) pode(m) contribuir de maneira indelével para a formação de leitores proficientes |
Abstract: | Cette étude vise analyser le potentiel de formation de la littérature de jeunesse en ce qui concerne le développement des capacités de lecture des enfants et des jeunes. Nous chercherons, dans un premier temps, à étudier la relation entre la langue et la littérature, en grammaire, dans les documents officiels du curriculum et aussi comment elle se présente en classe. Dans un deuxième temps, les hypothèses et pratiques de la soi-disant littératie littéraire seront également examinées. En prenant comme corpus des ouvrages publiés au Brésil en langue portugaise, deux types d’oeuvres seront analysés, rassemblant entre eux des similitudes formelles, thématiques ou dans leurs compositions: les livres métalinguistique - en verset ou en prose, en mettant l’accent sur les ouvrages littéraires; et les livres intergénérationnels. Un troisième type, qui combine les deux caractéristiques, sera également analysé, avec parmi eux des dictionnaires ludiques. Estimant le métalangage et l’intégénéricité figurant parmi les empreintes de la production littéraire contemporaine destinée à l’enfance et à la jeunesse, il est supposé, pour être prouvé, que l’ensemble d'œuvres examinés peuvent contribuer de manière indélébile pour la formation de lecteurs expérimentés This study aims to investigate the formative potential of children's and youth literature in the development of reading and linguistic competences in children and young people. We will seek, at first, to investigate the relationship between language and literature, in grammar, in official curriculum documents and also how it presents itself in the classroom. In a second step, the assumptions and practices of the so-called literary literacy will also be examined. Considering as corpus works published in Brazil in Portuguese language, basically two types of works will be analyzed, as they have formal, thematic or compositional similarities between them: metalinguistic books - in verse or prose, with emphasis on the alphabetical ones; and intergenerational books. In addition, a third type, which combines the two characteristics, will also be analyzed, highlighting the playful dictionaries. Taking metalanguage and intergenericity as two of the marks of contemporary literary production aimed at children and young people, it is assumed, to be proven, that the set of works examined can contribute, indelibly, to the training of proficient readers |
Palavras-chave: | Portuguese Language Teaching Children's and youth literature Metalanguage Intergenericity Training of readers Reading proficiency Langue portugaise Littérature de jeunesse L'enseignement Métalangage Intergénéricité Formation des lecteurs Maîtrise de la lecture Ensino de língua portuguesa Literatura infantojuvenil Metalinguagem Intergenericidade Formação de leitores Proficiência leitora Língua portuguesa - Estudo e ensino Literatura infantojuvenil - Estudo e ensino Estudantes - Livros e leitura Leitura - Desenvolvimento |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CRUZ, Felipe Lacerda de Melo. Literatura infantojuvenil: metalinguagem, intergenericidade e formação do leitor proficiente. 2020. 199 f . Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16882 |
Data de defesa: | 5-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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