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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16890
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Geografia Imaginativa e o aprender. Desaprender e reaprender sobre o Eu, o Outro e o Nós utilizando o seriado Os Simpsons na Educação Básica |
Título(s) alternativo(s): | The Imaginative Geography and learning. Unlearning and relearning about Me, Us and the Other using a famous TV show The Simpsons in Basic Education |
Autor: | Almeida, Diogo Chaves de ![]() |
Primeiro orientador: | Novaes, André Reyes |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Ulisses |
Segundo membro da banca: | Maia Filho, Pedro Paulo Pinto |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as possibilidades de uma proposta pedagógica utilizando de três episódios da série animada estadunidense Os Simpsons, em que nestas censa os principais personagens visitam o Brasil (Blame it on Lisa), o continente africano (Simpson Safari) e a China (Goo Goo Gai Pan) apresentam-se como agentes questionadores e críticos das percepções do eu, do outro e do nós, conhecimentos apresentados em parâmetros curriculares nacionais e internacionais como responsabilidade da Geografia na educação básica. Utilizando uma metodologia visual crítica e tendo como ferramenta essencial as imagens do seriado produzido por Matt Groening para emissora Fox Broadcasting Company aparecem as percepções ocidentais estadunidenses das regiões (contaminadas por uma multiplicidade de imagens no mundo atual) que são somadas aos olhares e opiniões posteriores sobre os episódios de alunos e alunas do Ensino Médio em escolas no município do Rio de Janeiro, resultando na construção, desconstrução e reconstrução das interpretações desses estudantes com e a partir dos conceitos e estudos ligados a Geografia Imaginativa, dos símbolos citados e intertextualizados pelos personagens geográficos moradores da cidade fictícia de Springfiled. O resultado prático é evidenciado através de questionários aplicados em sala de aula com a produção nuvens de palavras (Word Cloud), com destaques para as principais tendências de respostas e outros exemplos mais complexos e polêmicos. Assim, parece interessante compreender até que ponto a proposta pedagógica utilizando esse programa de televisão, e possivelmente de outros recursos audiovisuais, podem participar de forma positiva nos processos de analise de paisagens próximas e distantes no ensino da Geografia escolar. |
Abstract: | The present work aims to analyze the possibilities of a pedagogical proposal using three episodes of the American animated series The Simpsons, in which in these census the main characters visit Brazil (Blame it on Lisa), the African continent (Simpson Safari) and China (Goo Goo Gai Pan) presents itself as questioning and critical agents of the perceptions of the self, the other and the us, knowledge presented in national and international curricular parameters as the responsibility of Geography in basic education. Using a critical visual methodology and using images from the series produced by Matt Groening for Fox Broadcasting Company as an essential tool, the American western perceptions of the regions (contaminated by a multiplicity of images in the current world) appear, which are added to the later looks and opinions about the episodes of high school students in schools in the city of Rio de Janeiro, resulting in the construction, deconstruction and reconstruction of the interpretations of these students with and from the concepts and studies linked to Imaginative Geography, the symbols cited and intertextualized by the geographical characters residents of the fictional city of Springfiled. The practical result is evidenced through questionnaires applied in the classroom with the production of word clouds, with highlights for the main tendencies of responses and other more complex and controversial examples. Thus, it seems interesting to understand the extent to which the pedagogical proposal using this television program, and possibly other audiovisual resources, can positively participate in the processes of analyzing near and far landscapes in the teaching of school Geography. |
Palavras-chave: | Simpsons (Programa de televisão) Geografia – Estudo e ensino Geografia – Métodos de ensino Geografia na arte Geografia imaginativa Os Simpson Proposta pedagógica Imaginative Geography The Simpsons Pedagogical proposal |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | ALMEIDA, Diogo Chaves de. A Geografia Imaginativa e o aprender. Desaprender e reaprender sobre o Eu, o Outro e o Nós utilizando o seriado Os Simpsons na Educação Básica. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16890 |
Data de defesa: | 28-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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