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Tipo do documento: Tese
Título: Elementos da razão turva em crônicas da Belle Époque: percepção, choque e técnica na literatura de João do Rio e Lima Barreto
Título(s) alternativo(s): Elements of blurred reason in chronicles of the Belle Époque: perception shock and technique in the literature of João do Rio and Lima Barreto
Autor: Waller, Eliane 
Primeiro orientador: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Primeiro membro da banca: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Machado de
Terceiro membro da banca: Montechiari, Anélia Pietrani
Quarto membro da banca: Considera, Anabelle Loivos
Resumo: A tese apresenta a relação entre literatura e técnica, no contexto da modernização da percepção e da experiência urbana, nas primeiras décadas do século XX, através das crônicas de João do Rio e Lima Barreto. Além disso, buscou perscrutar as mutações por que passou a subjetividade moderna, sobretudo no que diz respeito às diferenças de percepção do indivíduo, suas novas relações espaço-temporais, vinculadas e relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, informação e deslocamento. O principal ponto de partida foi a análise da concepção de modernidade neurológica, com base nas reflexões de Walter Benjamin, Siegfried Kracauer e Georg Simmel. Esses pensadores fixaram-se na ideia de que tal concepção provocou um novo registro de experiência subjetiva, caracterizado por choques físicos e perceptivos. Segundo FIGUEIREDO (2019, p. 269), “As mudanças tecnológicas e econômicas atingiram profundamente a estrutura da experiência subjetiva, alterando - lhe as bases fisiológicas e psicológicas com estímulos sensoriais frequentes e intensos no caótico, fragmentado e desfamiliarizado espaço da cidade.”. Em outras palavras, o indivíduo, exposto a tais transformações, passou a ter uma perspectiva diferenciada não só sobre o que observa, mas o que em si se alterou, por conta de tais mudanças. Na esteira da excelente contribuição da Profª. Flora Sussekind, em Cinematógrafo das letras (1987), no qual ela sugere uma história da literatura brasileira que leve em conta suas “relações com uma história dos meios e formas de comunicação”, este estudo apresentou a maneira de como a literatura assimilou essas inovações. Em outras palavras, o que Sussekind procurou fazer foi examinar de que forma a aproximação da literatura com o horizonte técnico passa a “enformar” a produção cultural: “Não se trata mais de investigar apenas como a literatura representa a técnica, mas como, apropriando-se de procedimentos concernentes à fotografia, ao cinema, ao cartaz, transforma-se a própria técnica literária”. (SUSSEKIND, F., 1987, p. 15). Esta tese foi além disso, ou seja, buscou aprofundar os estudos nos teóricos que discorreram sobre a concepção neurológica da modernidade e identificou, em crônicas das duas primeiras décadas do século XX, a referida concepção, ou melhor, analisou a questão das mutações por que passou a subjetividade moderna no que tange à percepção e o papel e a relevância dos escritores João do Rio e Lima Barreto, na tradução dos impactos da modernização na experiência individual e subjetiva.
Abstract: The thesis presents the relationship between literature and technique, in the context of the modernization of perception and urban experience, in the first decades of the twentieth century, through the chronicles of João do Rio and Lima Barreto. In addition, it sought to examine the mutations that modern subjectivity has undergone, especially with regard to the individual's differences in perception, his new spatio-temporal relations, linked and related to the development of new communication, information and displacement technologies. The main starting point was the analysis of the concept of neurological modernity, based on the reflections of Walter Benjamin, Siegfried Kracauer and Georg Simmel. These thinkers fixed themselves on the idea that such a conception provoked a new record of subjective experience, characterized by physical and perceptive shocks. According to FIGUEIREDO (2019, p. 269), “Technological and economic changes have profoundly affected the structure of subjective experience, altering its physiological and psychological bases with frequent and intense sensory stimuli in the chaotic, fragmented and unfamiliarized space of the city.”. In other words, the individual, exposed to such transformations, came to have a different perspective not only about what he observes, but what has changed in itself, due to such changes. In the wake of Profª. Flora Sussekind, in Cinematógrafo das letras (1987), in which she suggests a history of Brazilian literature that takes into account her “relations with a history of the means and forms of communication”, this study presented the way in which literature assimilated these innovations .In other words, what Sussekind sought to do was to examine how the approximation of literature to the technical horizon starts to “shape” cultural production: “It is no longer a matter of investigating only how literature represents technique, but how, appropriating from procedures concerning photography, cinema, the poster, literary technique itself is transformed ”. (SUSSEKIND, F., 1987, p. 15). This thesis went further, that is, it sought to deepen the studies in the theorists who discussed the neurological conception of modernity and identified, in chronicles of the first two decades of the twentieth century, the referred conception, or rather, analyzed the issue of mutations why it passed modern subjectivity with regard to the perception and the role and relevance of the writers João do Rio and Lima Barreto, in translating the impacts of modernization on individual and subjective experience.
Palavras-chave: Literature
Modernity
Chronicle
Subjectivity
Literatura
Modernidade
Crônica
Belle Époque
Subjetividade
João, do Rio, 1881 -1921 – Crítica e interpretação
Barreto, Lima, 1881-1922 – Crítica e interpretação
Subjetividade na literatura
Civilização moderna – Séc. XX
Percepção social
Crônicas brasileiras
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: WALLER, Eliane. Elementos da razão turva em crônicas da Belle Époque: percepção, choque e técnica na literatura de João do Rio e Lima Barreto. 2021.134 f. Tese ( Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16900
Data de defesa: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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